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O Marketing de Causas Sociais é uma oportunidade das empresas intensificarem sua reputação corporativa, aumentarem a conscientização de marca e fidelidade dos clientes, incrementarem as vendas e chamarem a atenção da imprensa. É, portanto, uma ferramenta estratégica de posicionamento.
Entre as opções abaixo, marque a incorreta.
A dificuldade na relação entre parceiros (entidades beneficentes e empresas patrocinadoras) quando se trata de transações envolvendo o marketing de causas sociais, surge quando o lado comercial do negócio que é quem fornece o dinheiro, acredita que a verba deve ser empregada de modo a refletir a estratégia geral de posicionamento da empresa no mercado.
O conceito-chave no marketing de causas sociais é que a marca deveria usar ativamente seu compromisso com a entidade filantrópica ou causa como parte da comunicação da marca a seu público consumidor. Esse nível de comunicação é feito, concomitantemente com os valores racional e emocional oferecidos, e deveria ser visto como inerente à própria marca como um todo.
A campanha de marketing de causas sociais procura uma mudança fundamental e de curto prazo, tanto na imagem da marca quanto na abordagem que será usada para trazer a questão da causa.
Se o consumidor notar que o compromisso do relacionamento é genuíno, manifestado de maneira clara, e se o entrosamento entre a empresa ou marca e a causa for adequado, então as chances de haver uma reação negativa ou de oposição do público durante a campanha serão mínimas.
Há diferenças importantes entre uma campanha genuína de marketing de causas sociais e a antiga campanha com fins beneficentes ou filantrópicos. Hoje, empresas buscam maior compromisso com tais atividades, por isso há uma tendência em se associarem a um número menor de atividades beneficentes ou filantrópicas.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A coordenação das atividades de aquisição, guarda, movimentação e distribuição de materiais é responsabilidade da administração de materiais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A ocorrência de custos de armazenagem depende da existência de materiais em estoque e do tempo de permanência desses materiais no estoque.
Se determinado material tem consumo mensal de 30 unidades, tempo de reposição e estoque mínimo de um mês e inexistem pedidos pendentes de atendimento desse material, então seu ponto de pedido é igual a 90 unidades.
Ruptura de estoque é o termo que caracteriza nível de estoque igual a zero e impossibilidade de atendimento a uma necessidade de consumo.
Para uma adequada gestão de materiais essenciais ao funcionamento de suas operações, as organizações devem maximizar os investimentos em estoque desses materiais.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da gestão de projetos, julgue os itens subseqüentes.
A satisfação do cliente é um dos critérios mais importantes para a avaliação do resultado de um projeto.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A avaliação de desempenho, que corresponde a um indicador em recursos humanos, fornece informações para subsidiar decisões relativas a salários, promoções, demissões e planejamento de carreiras.
O fenômeno da globalização gera instabilidade no emprego e impõe novas relações de trabalho, o que torna indispensável a mudança às organizações na forma de administrar seus negócios, a tomada de decisões com maior rapidez e a constante superação de novas barreiras. Diante dessa realidade, as organizações procuram pessoas com motivação, conhecimentos e habilidades condizentes com os desafios a serem enfrentados. Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
I Forte conexão das pessoas com a cultura organizacional, manutenção de conflitos em relacionamentos e promoções sucessivas de uma mesma pessoa da organização são aspectos negativos do processo de recrutamento e seleção internos.
II Treinamentos voltados para o desenvolvimento de conceitos buscam elevar o nível de abstração e estimular o pensamento das pessoas, de forma global e sistêmica.
III Mentoring é o processo de orientação de subordinados com base na hierarquia e com foco no aprendizado de curto prazo e na execução de tarefas.
IV São características do processo moderno de treinamento e desenvolvimento o foco no indivíduo e o conteúdo voltado ao desenvolvimento de técnicas e conceitos de administração, com objetivo no desenvolvimento da racionalidade e da eficiência.
Estão certos apenas os itens
Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.
( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.
( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
Acerca dos tipos de estrutura e dos critérios de departamentalização, assinale a opção correta.
Denomina-se de administração por processos a ação de administrar funções organizacionais permanentes de forma interligada, cujo resultado é uma cadeia horizontal de elos funcionais em substituição à estrutura vertical com cadeias de comando.
A departamentalização funcional é adequada em organizações com grande variedade de produtos e constante desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado.
A presença de uma equipe multidisciplinar permanente, com dedicação exclusiva para a realização de um projeto, é característica da estrutura matricial.
A presença, em um organograma, de uma unidade sem poder decisório, destinada a fornecer informações para serem utilizadas por outra unidade, é demonstrada por meio da estrutura em linha.
Assinale a opção incorreta.
Pesquisadores têm enfatizado o papel crucial da confiança em promover lealdade e trocas mais selecionadas e, reduzindo risco, a confiança contribui para dar continuidade à relação e criar sentimentos de lealdade.
Há uma gradual mudança de paradigma na área de marketing que, essencialmente, enfatiza a manutenção de clientes atuais por meio da busca de relacionamentos mais permanentes, ao invés da aquisição de novos clientes e realização de trocas singulares.
Os consumidores definem uma hierarquia de valores, desejos e necessidades com base em dados empíricos, opiniões, referências obtidas por meio de propaganda de boca e experiências anteriores com produtos e serviços. Usam essas informações para tomar decisões de compra.
Assim como o posicionamento confere aos produtos uma presença singular no mercado, o posicionamento da empresa confere uma presença singular para uma empresa inteira. Entre os vários fatores que contribuem para o posicionamento de uma empresa (forças administrativas, sua história, personalidade dos altos executivos) o que tem menor relevância é seu sucesso financeiro.
Uma organização deve pesquisar seu público de tempos em tempos para descobrir se suas atividades estão melhorando sua imagem. As imagens públicas tendem a resistir à mudança. Se a empresa não está fazendo progresso seu programa de marketing institucional terá que ser mudado ou sua oferta de marketing.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda acerca da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.
I Materiais que requerem cuidados especiais na armazenagem e no transporte são classificados como materiais críticos.
II Os códigos de ética do setor de compras devem ser de conhecimento dos fornecedores para que eles possam reclamar no caso de qualquer ato lesivo.
III Gerenciamento da cadeia de suprimentos (suply chain management) é uma técnica de administração de materiais cujo principal objetivo é a manutenção de baixos níveis de materiais em estoque.
IV Na negociação de compras, o negociador deve ter como princípio o fato de que, após o acordo final e a assinatura do contrato, os itens negociados não devem ser alterados.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética. Sérgio é supervisor de uma equipe composta por empregados do mesmo nível hierárquico, havendo alguns que apresentam produtividade e conhecimento das atividades aquém do que apresentam os demais componentes. Nessa situação, como forma de solucionar o problema, Sérgio deve inserir os empregados com baixo desempenho em um programa de desenvolvimento de pessoas.
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