Questões de Administração

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A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda acerca da administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O método de avaliação de desempenho que tem seu enfoque nos desempenhos altamente positivos e altamente negativos do avaliado denomina-se Incidentes Críticos.

  • B.

    O estabelecimento de padrões objetivos de comparação entre indivíduos de uma organização é obtido por meio do método da escolha forçada de avaliação de desempenho.

  • C.

    Presença de indicadores sistêmicos, preocupação com objetivos individuais, integração das práticas de recursos humanos, retroação permanente às pessoas, ausência de processos burocráticos, avaliação das competências social e pessoal são características dos métodos modernos de avaliação de desempenho.

  • D.

    O processo de avaliação de desempenho com base na administração por objetivos tem, entre seus pressupostos, o estabelecimento inicial dos objetivos pela chefia, o comprometimento individual quanto ao seu alcance, a negociação sobre os meios necessários ao desempenho adequado das funções individuais e a retroação contínua e intensiva do avaliado.

Todas as empresas têm que enfrentar um fato básico: haverá diferenças significativas de lucratividade entre os clientes. Clientes diferentes não somente compram quantidades diferentes de produtos diferentes, como também os custos para servir estes clientes variam consideravelmente. A Lei de Pareto, também conhecida como ________, é largamente utilizada para qualificar os clientes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  • A.

    método dos 5 passos

  • B.

    regra do 80/20

  • C.

    diagrama causa-efeito

  • D.

    regra dos nove.

Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que, no processo de recrutamento, uma organização procure menores custos, manutenção da cultura organizacional, incentivo e motivação dos funcionários. Nesse caso, a organização deve optar pelo recrutamento externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Burocracia é uma forma de organização de trabalho que apresenta funções e disfunções, em maior ou menor grau. É considerada disfunção o(a):

  • A.

    ritualismo.

  • B.

    impessoalidade.

  • C.

    hierarquia.

  • D.

    divisão do trabalho.

  • E.

    formalidade.

Marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves  -  consumidores, fornecedores e distribuidores  -  para reter sua preferência e negócios a longo prazo. As empresas inteligentes tentam desenvolver confiança e relacionamentos ''ganha-ganha'', a longo prazo com consumidores distribuidores, revendedores e fornecedores.

(KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e controle. São Paulo: Atlas, 1998, p. 30)

Com base nas idéias defendidas acima, assinale a opção que não condiz com a idéia central do texto.

  • a.

    Marketing de relacionamento resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.

  • b.

    Na maioria dos casos bem sucedidos de marketing de relacionamento, as transações passam a ser rotineiras, em vez de serem tratadas caso a caso.

  • c.

    O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Esta rede é composta por consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda, cientistas universitários e outros com quem constrói relacionamentos comerciais mutuamente rentáveis.

  • d.

    Neste contexto, a concorrência não é entre as empresas, mas entre redes completas.

  • e.

    Os clientes de hoje são grandes e, freqüentemente, globais. Eles preferem fornecedores que podem vender e entregar um conjunto coordenado de produtos e serviços em muitos locais, não sendo fundamental o trabalho em conjunto com as equipes do cliente para melhorar os produtos e os processos.

Na busca de maior competitividade e atendimento às expectativas da sociedade, as organizações têm reformulado seu modelo de gestão. A área de recursos humanos, frente a essas mudanças, passou a incorporar dimensões da gestão de pessoas. Assinale a opção que apresenta corretamente uma dimensão da gestão de pessoas.

  • A.

    Gestão de desempenho

  • B.

    Gestão do desenvolvimento organizacional

  • C.

    Gestão da qualidade total

  • D.

    Gestão de auditoria ambiental

  • E.

    Gestão de competências

Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Adotando-se a técnica de entrevistas estruturadas no processo de seleção de pessoas, devem-se aplicar questões diferentes a cada candidato.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão organizacional é influenciada pelo comportamento do líder, a forma pela qual ele se relaciona com seus liderados, como exerce sua autoridade. Autoridade, conforme Max Weber, estudioso alemão, está diretamente relacionada com a possibilidade de uma ordem ou comando ser obedecida por uma pessoa ou um grupo. Segundo ele, há três formas de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal. Em relação à autoridade carismática, é correto afirmar que ela:

  • A.

    passa de geração a geração.

  • B.

    cria direitos e obrigações para subordinados.

  • C.

    baseia-se nas qualidades pessoais do líder.

  • D.

    baseia-se em normas, registros, regulamentos.

  • E.

    baseia-se nos usos e costumes.

Kotler (2000) cita uma pesquisa conhecida como Harvard Negociation Project de Fisher e Ury na qual chegam a quatro pontos básicos para conduzir negociações com princípios. Associe cada um desses pontos básicos ao seu respectivo conceito:

A partir da associação entre as colunas, assinale a opção correta.

  • a.

    A1-B3 / A2-B4 / A3-B1 / A4-B2

  • b.

    A1-B4 / A2-B3 / A3-B1 / A4-B2

  • c.

    A1-B3 / A2-B4 / A3-B2 / A4-B1

  • d.

    A1-B4 / A2-B3 / A3-B2 / A4-B1

  • e.

    A1-B1 / A2-B4 / A3-B3 / A4-B2

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