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Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.
Ainda acerca da administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.
O método de avaliação de desempenho que tem seu enfoque nos desempenhos altamente positivos e altamente negativos do avaliado denomina-se Incidentes Críticos.
O estabelecimento de padrões objetivos de comparação entre indivíduos de uma organização é obtido por meio do método da escolha forçada de avaliação de desempenho.
Presença de indicadores sistêmicos, preocupação com objetivos individuais, integração das práticas de recursos humanos, retroação permanente às pessoas, ausência de processos burocráticos, avaliação das competências social e pessoal são características dos métodos modernos de avaliação de desempenho.
O processo de avaliação de desempenho com base na administração por objetivos tem, entre seus pressupostos, o estabelecimento inicial dos objetivos pela chefia, o comprometimento individual quanto ao seu alcance, a negociação sobre os meios necessários ao desempenho adequado das funções individuais e a retroação contínua e intensiva do avaliado.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
Todas as empresas têm que enfrentar um fato básico: haverá diferenças significativas de lucratividade entre os clientes. Clientes diferentes não somente compram quantidades diferentes de produtos diferentes, como também os custos para servir estes clientes variam consideravelmente. A Lei de Pareto, também conhecida como ________, é largamente utilizada para qualificar os clientes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
método dos 5 passos
regra do 80/20
diagrama causa-efeito
regra dos nove.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere que, no processo de recrutamento, uma organização procure menores custos, manutenção da cultura organizacional, incentivo e motivação dos funcionários. Nesse caso, a organização deve optar pelo recrutamento externo.
Burocracia é uma forma de organização de trabalho que apresenta funções e disfunções, em maior ou menor grau. É considerada disfunção o(a):
ritualismo.
impessoalidade.
hierarquia.
divisão do trabalho.
formalidade.
Marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves - consumidores, fornecedores e distribuidores - para reter sua preferência e negócios a longo prazo. As empresas inteligentes tentam desenvolver confiança e relacionamentos ''ganha-ganha'', a longo prazo com consumidores distribuidores, revendedores e fornecedores.
(KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e controle. São Paulo: Atlas, 1998, p. 30)
Com base nas idéias defendidas acima, assinale a opção que não condiz com a idéia central do texto.
Marketing de relacionamento resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
Na maioria dos casos bem sucedidos de marketing de relacionamento, as transações passam a ser rotineiras, em vez de serem tratadas caso a caso.
O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Esta rede é composta por consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda, cientistas universitários e outros com quem constrói relacionamentos comerciais mutuamente rentáveis.
Neste contexto, a concorrência não é entre as empresas, mas entre redes completas.
Os clientes de hoje são grandes e, freqüentemente, globais. Eles preferem fornecedores que podem vender e entregar um conjunto coordenado de produtos e serviços em muitos locais, não sendo fundamental o trabalho em conjunto com as equipes do cliente para melhorar os produtos e os processos.
Na busca de maior competitividade e atendimento às expectativas da sociedade, as organizações têm reformulado seu modelo de gestão. A área de recursos humanos, frente a essas mudanças, passou a incorporar dimensões da gestão de pessoas. Assinale a opção que apresenta corretamente uma dimensão da gestão de pessoas.
Gestão de desempenho
Gestão do desenvolvimento organizacional
Gestão da qualidade total
Gestão de auditoria ambiental
Gestão de competências
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Adotando-se a técnica de entrevistas estruturadas no processo de seleção de pessoas, devem-se aplicar questões diferentes a cada candidato.
A gestão organizacional é influenciada pelo comportamento do líder, a forma pela qual ele se relaciona com seus liderados, como exerce sua autoridade. Autoridade, conforme Max Weber, estudioso alemão, está diretamente relacionada com a possibilidade de uma ordem ou comando ser obedecida por uma pessoa ou um grupo. Segundo ele, há três formas de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal. Em relação à autoridade carismática, é correto afirmar que ela:
passa de geração a geração.
cria direitos e obrigações para subordinados.
baseia-se nas qualidades pessoais do líder.
baseia-se em normas, registros, regulamentos.
baseia-se nos usos e costumes.
Kotler (2000) cita uma pesquisa conhecida como Harvard Negociation Project de Fisher e Ury na qual chegam a quatro pontos básicos para conduzir negociações com princípios. Associe cada um desses pontos básicos ao seu respectivo conceito:
A1-B3 / A2-B4 / A3-B1 / A4-B2
A1-B4 / A2-B3 / A3-B1 / A4-B2
A1-B3 / A2-B4 / A3-B2 / A4-B1
A1-B4 / A2-B3 / A3-B2 / A4-B1
A1-B1 / A2-B4 / A3-B3 / A4-B2
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