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Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da hipótese que justifica as dificuldades encontradas no cenário empresarial apresentado no texto, em relação à perda ou falta de qualidade no atendimento ao público, assinale a opção correta.
Os usuários ou clientes estão mais exigentes em relação à qualidade dos serviços prestados, e mais conscientes dos próprios direitos de cidadania, o que requer maior competência técnica por parte dos empregados.
O alto nível de exigência atual por parte dos usuários ou clientes em relação à qualidade dos serviços prestados, que não é suficiente, por melhor que seja a competência social em atendimento ao público.
A falta de competência social nas interações profissionais, que são aquelas que atendem às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho e incluem o conhecimento dos próprios direitos e os de outrem.
A falta de treinamento oferecido pelas empresas ou instituições no aprimoramento das competências técnicas dos empregados para enfrentar o advento dos novos paradigmas organizacionais.
O mundo contemporâneo das transformações radicais, da quebra de paradigmas, das incertezas, do conhecimento e da informação tem obrigado as empresas a aprender a aprender para se incluírem, competitivamente, no mundo globalizado. Peter Senge chamou de learning organizations aquelas organizações nas quais as pessoas aprendem continuamente a aprender, a criar, a ampliar conhecimentos em grupo. Uma organização com tais características é aquela que:
pensa a organização em partes, fragmentada.
produz certezas advindas do passado.
estimula a aprendizagem individual.
usa o tempo em ações, reflexões, ações.
tem valores e objetivos definidos pela cúpula.
É fundamental que as pessoas envolvidas na gestão, inclusive na gestão de pessoas, tenham em mente o que é um modelo de gestão e que assim deve ser a sua implementação e utilização no cotidiano das organizações. Não é característica desse modelo:
ser elaborado e definido pelo gestor da área.
ser um conjunto de práticas e processos de gestão.
ser coerente com uma filosofia de trabalho.
estar a serviço de um modelo de negócios.
a crença de que, por meio da sua aplicação e renovação sistemática, a organização conseguirá vantagens competitivas.
Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e sua relação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.
Quatro são os objetivos centrais da administração de pessoal: objetivo societário, objetivo organizacional, objetivo funcional e objetivo pessoal.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em organizações de qualquer tipo e porte, os administradores dependem da utilização eficaz de um determinado conjunto de habilidades, entre as quais as habilidades necessárias para a obtenção, análise e interpretação de informações de diversas fontes para possibilitar a tomada de decisões complexas. Trata-se das habilidades:
Conceituais.
Técnicas.
Administrativas.
Interpessoais.
A respeito da gestão por competências, assinale a opção correta.
Cargos alocados por funções e por áreas.
Descrições de funções se alteram constantemente.
Tendência de redução e racionalização das funções.
Independe dos objetivos organizacionais.
Dificulta a flexibilidade funcional.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.
A necessidade de se atualizar tecnologicamente o modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor coaduna-se com um dos princípios de Deming, segundo o qual deve-se aperfeiçoar constante e indefinidamente o sistema de produção e os serviços.
Analise as afirmativas abaixo com relação às atividades desenvolvidas pela área de Organização, Sistemas e Métodos:
I. Os resultados obtidos pela aplicação das técnicas de Organização, Sistemas e Métodos são de natureza quantitativa.
II. Os resultados obtidos pela aplicação das técnicas de Organização, Sistemas e Métodos são de natureza quantitativa e qualitativa.
III. A finalidade essencial de Organização, Sistemas e Métodos é racionalizar os métodos de trabalho de forma a habituar o indivíduo a produzir mais e melhor dentro de uma unidade de tempo.
IV. A finalidade essencial de Organização, Sistemas e Métodos é realizar o controle de qualidade em empresas industriais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Considerando-se a estratégia empresarial e as estruturas organizacionais, julgue os itens que se seguem.
A estrutura organizacional de uma empresa deve proporcionar uma organização de tarefas condizente com a proposta de trabalho e com as metas estratégicas da organização.
Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No tocante às vantagens e desvantagens das organizações linear e funcional, assinale a afirmativa CORRETA.
A principal característica da organização funcional é a autoridade única do superior sobre seus subordinados.
A organização linear não delimita nítida e claramente as responsabilidades dos órgãos.
A organização funcional conduz à supervisão técnica, separando o planejamento e o controle da execução das tarefas.
A organização linear proporciona o máximo de especialização, sobretudo nos cargos de comando.
A organização linear é tão mais indicada que a funcional quanto maior for o tamanho da empresa.
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