Questões de Administração

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O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E.

    recursos a serem explorados.

O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E. recursos a serem explorados.

Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Os empregados de uma instituição financeira recebem percentual sobre a venda de produtos e serviços além do salário básico. Nessa situação, é correto afirmar que, quanto maiores forem as metas de venda estabelecidas, maior será a motivação desses funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sobrevivência das empresas, públicas ou privadas, está diretamente relacionada à capacidade de reagir aos desafios dos ambientes internos e externos. Empresas proativas conseguem melhor reagir, e, portanto, são empresas que:

  • A.

    lutam para preservar a manutenção do status quo.

  • B.

    configuram um espírito conservador.

  • C.

    têm capacidade de adaptação a novas situações.

  • D.

    preservam a tradição dos seus fundadores.

  • E.

    processam negativamente o feedback ambiental.

Você foi escolhido pela gerência de RH para analisar o resultado de uma pesquisa de clima organizacional no Departamento de Vendas da empresa onde você trabalha. Logo, você observou que os aspectos indicados abaixo, foram destacados pelo grupo como pontos fracos:

I. Salários.

II. Reconhecimento no exercício da função.

III. Atitude dos supervisores.

IV. Possibilidade de enfrentar desafios.

V. Plano de carreira.

VI. Limpeza do local de trabalho.

VII. Segurança no trabalho. Ao analisar estes aspectos, segundo a Teoria de Herzberg,

são considerados fatores motivacionais os itens:

  • A. III, VI e VII
  • B. I, V e VII
  • C. I, III e V
  • D. II, IV e V
  • E. II, V e VI

A estrutura organizacional de uma empresa na forma de "estrutura linear" apresenta como desvantagem:

  • A. decisões mais lentas;
  • B. exigir chefes excepcionais;
  • C. alto custo de administração;
  • D. difícil transmissão de ordens;
  • E. difícil manutenção da disciplina.

Acerca do planejamento, controle e direção em administração, julgue os itens a seguir.

I Análise situacional é a etapa do planejamento estratégico responsável pelo estudo do histórico, exame das condições atuais e previsão de situações futuras, com foco nas forças internas que agem na organização e nos fatores do ambiente externo que influenciam a organização.

II Como forma de se preparar para enfrentar ambientes de negócio cada vez mais dinâmicos e de rápidas mudanças, com enfrentamentos competitivos contínuos, organizações passaram a empregar a administração estratégica em lugar do planejamento estratégico como forma de obtenção de vantagem competitiva. São características da administração estratégica: avaliação constante das oportunidades e ameaças do ambiente externo, análise dos pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno, estabelecimento da missão e da visão, envolvimento de várias áreas da organização no processo decisório, consideração dos interesses dos stakeholders, formulação de estratégias nos níveis empresarial, funcional e das unidades de negócio.

III Desvios indesejados em relação ao alcance de metas organizacionais são minimizados por meio da adoção de sistemas de controle.

IV Descentralização, centralização, unidade de comando, autoridade, poder, responsabilidade e delegação são aspectos a serem considerados em uma direção eficaz. A esse respeito, é correto afirmar que empowerment é uma forma moderna de delegar, na qual não são apenas transferidas responsabilidades pela execução de determinadas tarefas, mas eliminadas limitações de atuação e incentivada a iniciativa em benefício dos objetivos organizacionais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Em relação à "gestão por resultados", assinale a alternativa correta:

  • A.

    Uma das funções do planejamento do Estado Brasileiro por meio da gestão de resultados é fortalecer a orientação para produtos e processos.

  • B.

    No modelo de gestão por resultados, dá-se ênfase à coordenação do planejamento estratégico, à alocação estratégica de recursos e à gestão de um processo contínuo de evolução organizacional em detrimento da transparência para a sociedade e à instrumentação do controle social, já que o objetivo é otimizar a gestão e não ampliar a discussão pública das propostas de governo com a sociedade.

  • C.

    Um dos objetivos da gestão por resultados é fortalecer o orçamento da união como instrumento de integração entre o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • D.

    A adoção de programas comuns ao planejamento, ao orçamento e à gestão foi o ponto de partida do processo de transformação da administração burocrática em gestão por resultados.

  • E.

    Um aspecto relevante da gestão por resultados é a ênfase na desapropriação de custos, isto é, desvincular os gastos administrativos da máquina do Estado com os programas para cujos resultados esses gastos contribuem.

Muitas organizações estão cada vez mais envolvidas num processo de busca de diferenciação dos seus produtos, tanto pela qualidade, como também pela construção de uma imagem que as posicione não como simples fabricantes, mas como participantes íntegros dos processos de troca desenvolvidos, pois é inegável que num ambiente inundado de mensagens publicitárias, destacar-se como organização ética, confiável, comprometida com a sociedade pode ser de grande valia para a construção de uma forte identidade corporativa e de marca.

(Trecho extraído do artigo, Percepção do Consumidor Sobre Ações Corporativas Vinculadas ao Conceito de Responsabilidade Social: Um Estudo no Setor de Cosméticos. MRTVI, Valdete de Oliveira. Anais do ENANPAD, 2003).

Diante dos fatos apontados é correto afirmar que:

  • a.

    As empresas que divulgam sua imagem estão, necessariamente, comprometidas com seus diversos públicos (stakeholders).

  • b.

    O Marketing Institucional é uma modalidade do marketing que engloba uma série de outros tais como: o marketing esportivo, o ecológico, o cultural e o de causas sociais.

  • c.

    O Marketing Institucional visa aumentar o lucro das organizações, por isso envolve apenas organizações do setor produtivo.

  • d.

    O Marketing Institucional visa somente o público considerado como cliente da empresa.

  • e.

    Propaganda de partido político não pode ser considerada como pertencente ao escopo do Marketing Institucional.

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Em avaliação de desempenho, o método que avalia as características extremamente positivas ou extremamente negativas de desempenho é chamado de incidentes críticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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