Questões de Administração

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Os valores emprestados pelos fundadores e dirigentes de uma organização compõem o que serve de base para sua sustentação, sua essência, o ponto-base de seu crescimento. A que termo a palavra valores está se referindo?

  • A. Capital.
  • B. Cultura.
  • C. Ações.
  • D. Inserções (financeiras).
  • E.

    Riscos.

A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O estilo gerencial considerado mais adequado na abordagem sistêmica é o autoritário e autocrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para buscar a eliminação da causa de defeitos e insatisfações de clientes, melhorando a qualidade de processos que geram produtos e serviços, existem vários métodos gerenciais, chamados de ferramentas da Qualidade. Podemos citar entre essas ferramentas, exceto:

  • A. diagrama de causa e efeito.
  • B. gráfico de Pareto.
  • C. folhas de verificação.
  • D. GUT.
  • E. controle da calibração de equipamentos de medição.

Acerca do valor do dinheiro no tempo, julgue os itens subseqüentes.

No regime de capitalização composta, os empréstimos são realizados por determinado número de períodos, e os juros de cada período vão sendo incorporados ao principal emprestado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

A linguagem utilizada nas organizações pode ser vista como um catalisador para focalizar e desenvolver interesses e pontos de vista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.

  • A.

    Troca constante de informações, ouvir e falar.

  • B.

    Compromisso com os objetivos definidos pela alta administração.

  • C.

    Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.

  • D.

    Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.

  • E.

    Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.

As pessoas que atuam em gestão de pessoas necessitam de três competências básicas, que são:

  • A.

    conhecer a legislação, conhecer a história da empresa e conhecimento do negócio (no caso de empresa).

  • B.

    fornecimento das práticas de RH, conhecer a história da empresa, saber influenciar pessoas, dedicando-se ao treinamento e desenvolvimento do corpo funcional.

  • C.

    conhecimento do negócio, fornecimento das práticas de RH e administração da mudança.

  • D.

    conhecer os sistemas de informação, conhecer a legislação e promover a integração do corpo funcional.

  • E.

    estar sempre muito bem informado, saber diagnosticar e ser comprometido com os objetivos maiores da organização.

Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e sua relação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.

A administração de pessoal é um sistema fechado. Apesar de ter interfaces com outros órgão da administração, é autônoma em seu processo decisório e apresenta pouca troca de informação com as demais áreas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O capital intelectual, através da gestão do conhecimento, é uma das vantagens competitivas das organizações contemporâneas. Para entender o processo de gestão do conhecimento, é fundamental identificar os tipos de conhecimentos envolvidos. São eles:

  • A.

    conhecimento explícito é algo pessoal de difícil formalização e comunicação; conhecimento genérico, de fácil processamento, explícito em forma de números e palavras;

  • B.

    conhecimento tácito é algo transmitido eletronicamente e processado por computador; conhecimento explícito, enraizado nas ações e experiências das pessoas, dificilmente compartilhado, mas facilmente comunicável;

  • C.

    conhecimento organizacional, sistemático e formal, facilmente comunicável; conhecimento tácito, facilmente visível e transmissível, expresso em manuais e procedimentos;

  • D.

    conhecimentos sistemáticos; conhecimentos expressos; conhecimentos socializados e conhecimentos distribuídos;

  • E.

    conhecimento tácito é algo de difícil formalização, comunicação e compartilhamento; conhecimento explícito, formal, sistemático e facilmente comunicável.

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

O modelo de organização hierárquica baseia-se na especialização vertical da organização, enquanto o modelo de departamentalização baseia-se na especialização horizontal da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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