Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

João Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

Os supervisores mencionados no texto agiram de forma incorreta, pois, de acordo com a moderna gestão de pessoas, há restrições quanto à autonomia gerencial na escolha dos profissionais que comporão a equipe de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

A espiral do conhecimento envolve quatro processos para a criação de conhecimento organizacional: socialização, externalização, combinação e internalização. Esses processos relacionam-se à interação e à conversão entre conhecimento tácito e explícito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os instrumentos gráficos que, respectivamente, representam a estrutura organizacional da empresa, a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo e a análise das tarefas individuais são:

  • A. diagrama de relação, gráfico de estratificação e lista de verificação.
  • B. gráfico de barras, QDT e gráfico PERT-COM.
  • C. gráfico de Ishikawa, histograma e folha de coleta.
  • D. diagrama de causa e efeito, diagrama de correlação e gráfico de forças.
  • E. organograma, fluxograma e quadro de distribuição de tarefas.

As principais etapas de um processo de administração estratégica podem ser apresentadas na seguinte seqüência de afazeres:

  • A. estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • B. análise do ambiente interno e externo, estabelecimento da diretriz organizacional, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • C. formulação da estratégia, estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • D. implementação da estratégia, controle estratégico, estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo e formulação da estratégia.
  • E. análise do ambiente interno e externo, estabelecimento da diretriz organizacional, formulação da estratégia, controle estratégico e implementação da estratégia.

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Um sistema _________________ busca obter capacitação em domínios limitados do conhecimento e experiência para aplicar essa capacitação para solucionar problemas.

II. Um sistema _______________ fornece relatórios sumários rotineiros sobre o desempenho das empresas, sendo utilizado para monitorar e controlar a organização.

 III. Um sistema __________________ tem o objetivo de processar informações, controlar processos industriais, apoiar comunicações e atualizar banco de dados.

  • A.

    colaborativo – de processamento de informações – de informações executivas

  • B.

    de controle de processos – de apoio à decisão – especialista

  • C.

    de informações executivas – colaborativo – de administração do conhecimento

  • D.

    de processamento de transações – especialista – de informação gerencial

  • E. especialista – de informação gerencial – apoio às operações

A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.

A distinção entre os clientes dos três grupos descritos no texto embasa-se em segmentação do tipo demográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A realização de treinamento é uma das principais atividades relacionadas ao desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de produção de uma empresa tem como objetivo básico fornecer o produto ou serviço da organização, transformando recursos ou fatores de produção em bens e serviços. Neste contexto, são considerados processos produtivos:

  • A.

    Em massa, sazonal e por encomenda.

  • B.

    Produção unitária, em lotes pequenos e por demanda reprimida.

  • C.

    Em massa, por processo contínuo e em lotes pequenos.

  • D.

    Por demanda agregada, por demanda reprimida e por demanda de expectativa.

  • E.

    Sazonal, por demanda agregada e por lotes de pedidos.

Quanto ao objetivo das organizações pode-se dizer que:

  • A.

    O objetivo de uma organização será sempre manter a qualidade do seu produto ou serviço.

  • B.

    O objetivo de uma organização será sempre manter a qualidade no seu processo.

  • C.

    O objetivo de uma organização será sempre atender as necessidades dos seus clientes.

  • D.

    O objetivo de uma organização será sempre atender as necessidades dos seus fornecedores.

  • E.

    O objetivo de uma organização será sempre atender as necessidades dos seus financiadores.

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

No contexto organizacional, os mapas do conhecimento são documentos em que se apresenta a localização geográfica de empresas de consultoria que possuem experiência e conhecimento especializados em determinadas áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...