Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Henry Fayol, um dos fundadores da chamada Administração Científica, as funções do administrador, se dividem em:
organizar, coordenar, comandar, motivar e avaliar.
organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar.
planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
planejar, coordenar, motivar, executar e controlar.
planejar, organizar, coordenar, executar e controlar
Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.
II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo conflito de interesses.
III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.
IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.
V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.
Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.
I, II e III
I, III e IV
II, III e V
IV e V
I e V
O marketing de serviços fundamenta-se na interação com os clientes, sejam estes clientes atuais ou potenciais, dentro ou fora da biblioteca, enquanto a qualidade em serviços está baseada na organização
das regras de decisão fundamentais, com base na estratégia estabelecida pela cúpula organizacional.
das ações coletivas e individuais para prover as necessidades dos clientes, reconhecendo que sua percepção identifica a qualidade.
de aspectos concretos da qualidade, conhecidos como indicadores de qualidade, que a organização deverá implantar como elemento estratégico.
de componentes da cultura organizacional que possam privilegiar o processo de gestão da qualidade.
de dados concretos que priorizam o engajamento da equipe no esforço para a qualidade e para a satisfação dos clientes.
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.
A definição acima envolve a idéia de vários tipos de conhecimento na organização. São eles o
O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" – algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.
Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.
Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.
Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.
Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.
Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um plano de negócios não se encerra com o início de sua implementação. É preciso avaliar o andamento de cada passo do processo, e para tanto são necessários(as):
impressão de relatórios em alto volume e freqüência cada vez mais constante.
reuniões periódicas de acompanhamento.
visitas de auditoria, para fiscalização das ações dos executores do projeto.
rodízios entre as coordenações, visando formação holística da liderança.
desembolsos diários para pagamento dos fornecedores
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O termo sistema de trabalho de alto desempenho é usado para descrever a fusão entre teorias consolidadas sobre motivação e as novas teorias. Sobre as teorias motivacionais, não é correto afirmar:
a teoria da expectativa ou expectância foi criada por Vroom;
a teoria da expectativa ou expectância foi desenvolvida por Henry Murray;
a teoria da hierarquia da necessidades foi desenvolvida por Maslow;
a teoria de Henry Murray fala sobre as necessidades manifestas;
a teoria da motivação, centrada especificamente na necessidade de realização, foi desenvolvida por David McClelland.
Assinale a alternativa correta, referente a modelos de estruturas organizacionais:
As unidades funcionais das organizações são aquelas voltadas para a execução das atividades permanentes.
Uma atividade funcional é aquela que visa resolver problemas específicos e complexos.
As áreas funcionais, departamentais, das organizações são compostas por equipes multidisciplinares.
Os projetos assemelham-se às atividades operacionais por seu caráter repetitivo.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto aos aspectos de viabilidade de projeto.
Um projeto para ser considerado viável tem, necessariamente, de maximizar o retorno sobre o capital próprio do acionista.
A viabilidade de um projeto é definida por um conjunto de análises e indicadores que avaliam aspectos operacionais, financeiros, mercadológicos, jurídico-normativos e técnicos.
A análise de viabilidade econômico-financeira sempre se sobrepõe às políticas e estratégias corporativas. Assim, mesmo que estrategicamente um projeto seja considerado de alto grau de importância, ele jamais será implementado, caso não seja superavitário isoladamente.
A análise econômico-financeira é a primeira a ser elaborada para testar a viabilidade de um projeto. Se este foi bem aceito financeiramente, passa-se à elaboração dos demais estudos.
Em 2005 o Governo Federal lançou a Marca Brasil para ser identidade internacional e reforçar a promoção dos produtos brasileiros no exterior. A Marca Brasil apóia-se sobre 5 valores, que reforçam a percepção da imagem positiva do País aos olhos do mundo. São eles:
A herança dos nossos colonizadores; nosso folclore; caipirinha; churrasco; praia.
O povo (alegria, atendimento); café; futebol; carnaval; praia
Novelas; carnaval; futebol; caipirinha; natureza (praia e mar, beleza natural e floresta).
A natureza (praia, mar, beleza natural e floresta); a cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o povo (alegria, atendimento); o clima (sol o ano inteiro) e a modernidade
Cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o clima (sempre tropical); esportes alternativos (vôlei de praia, beach soccer, wind surf); a modernidade (aeroportos e Brasília); o folclore.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...