Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação contínua do desempenho organizacional e as ações corretivas são ações inerentes ao controle e são essencialmente regulatórias. A finalidade do controle é assegurar que o planejado seja realizado, promovendo os ajustes necessários à obtenção dos objetivos traçados. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os sistemas de controle e procedimentos devem ser capazes de orientar os processos de reformulação e revisão das políticas e práticas da gestão. Por esse motivo, eles devem ser formulados em estreita vinculação com o processo decisório da organização pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Integração indivíduo/organização tem como fim apenas o atendimento dos objetivos da empresa.

  • B.

    A implementação da política de integração exige que a organização seja caracterizada como um sistema fechado.

  • C.

    A resolução da política de integração com base na necessidade das pessoas se fundamenta nas respostas aos seus anseios materiais e psicológicos.

  • D.

    O plano de recompensas não beneficia a empresa, pois só atende às expectativas motivacionais das pessoas.

“Em uma determinada loja de presentes, os funcionários apresentavam um alto desempenho e tinham o hábito de se reunirem para discutir formas criativas para solução de problemas, mesmo sem haver qualquer tipo de controle externo ou fiscalização rígida sobre o trabalho. Os gestores da empresa entendiam que as pessoas gostam de exercer alguma atividade e que a interação social entre os funcionários era importante para a produtividade do grupo.” O fator motivacional que justifica a reação dos funcionários desta empresa é coerente à Teoria

  • A.

    da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

  • B.

    dos Dois Fatores de Herzberg.

  • C.

    Higiênica de Herzberg.

  • D.

    X de Douglas McGregor.

  • E.

    Y de Douglas McGregor.

Julgue os itens subsequentes, a respeito das funções da administração.

A primeira etapa a ser considerada no processo decisório é a percepção da situação que envolve o problema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o comportamento organizacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Relação eficiente entre indivíduo/organização tem como consequência processos de fatores de produção mais racionais.

( ) O alcance dos objetivos organizacionais tem como foco as pessoas em detrimento das atribuições, tarefas e responsabilidades.

( ) A execução eficiente das operações da empresa tem como meio não o desempenho humano, mas sim a sua estrutura organizacional.

( ) A organização precisa da colaboração por parte das pessoas para que seus objetivos sejam definidos.

  • A.

    F/ V/ F/ V

  • B.

    F/ F/ F/ V

  • C.

    V/ F/ F/ F

  • D.

    V/ V/ V/ F

Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na(s) classe(s)

  • A.

    A e C.

  • B.

    B e C.

  • C.

    A.

  • D.

    B.

  • E.

    C.

“Em Roma, como os romanos.” Antigo ditado em que podemos interpretar que para se integrar em um grupo social é preciso entender e, muitas vezes, adotar seus padrões culturais. Uma forma de entender estes padrões é através da análise da cultura, o mesmo acontece em relação a uma Organização, para entendê-la é preciso analisar a sua cultura organizacional. Sobre os componentes da Cultura Organizacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Artefatos são componentes mais visíveis e compreendem a arquitetura, veículos, roupas etc.

  • B.

    Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado pelas pessoas para resolver problemas.

  • C.

    Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e signifi cados.

  • D.

    Valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia, atitudes e julgamentos.

  • E.

    Socialização é o componente que permite que os indivíduos aprendam e adquiram a cultura.

O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.

Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)

  • A.

    Benchmarking é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível.

  • B.

    Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade para tal.

  • C.

    programa 5S é um programa de educação que dá ênfase à prática de organização, ordenação, limpeza, conservação e disciplina.

  • D.

    ciclo PDCA define o problema de forma clara e objetiva e inicia a construção de um fluxo circular com as raízes dos problemas.

  • E.

    lista de verificação deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e a execução de atividades planejadas, visando ao seu melhor desenvolvimento.

Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na(s) classe(s)

  • A.

    A e C.

  • B.

    B e C.

  • C.

    A.

  • D.

    B.

  • E.

    C.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...