Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A avaliação contínua do desempenho organizacional e as ações corretivas são ações inerentes ao controle e são essencialmente regulatórias. A finalidade do controle é assegurar que o planejado seja realizado, promovendo os ajustes necessários à obtenção dos objetivos traçados. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os sistemas de controle e procedimentos devem ser capazes de orientar os processos de reformulação e revisão das políticas e práticas da gestão. Por esse motivo, eles devem ser formulados em estreita vinculação com o processo decisório da organização pública.
Em relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.
Integração indivíduo/organização tem como fim apenas o atendimento dos objetivos da empresa.
A implementação da política de integração exige que a organização seja caracterizada como um sistema fechado.
A resolução da política de integração com base na necessidade das pessoas se fundamenta nas respostas aos seus anseios materiais e psicológicos.
O plano de recompensas não beneficia a empresa, pois só atende às expectativas motivacionais das pessoas.
Em uma determinada loja de presentes, os funcionários apresentavam um alto desempenho e tinham o hábito de se reunirem para discutir formas criativas para solução de problemas, mesmo sem haver qualquer tipo de controle externo ou fiscalização rígida sobre o trabalho. Os gestores da empresa entendiam que as pessoas gostam de exercer alguma atividade e que a interação social entre os funcionários era importante para a produtividade do grupo. O fator motivacional que justifica a reação dos funcionários desta empresa é coerente à Teoria
da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
dos Dois Fatores de Herzberg.
Higiênica de Herzberg.
X de Douglas McGregor.
Y de Douglas McGregor.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsequentes, a respeito das funções da administração.
A primeira etapa a ser considerada no processo decisório é a percepção da situação que envolve o problema.
Administração - Educação Corporativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.
Sobre o comportamento organizacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Relação eficiente entre indivíduo/organização tem como consequência processos de fatores de produção mais racionais.
( ) O alcance dos objetivos organizacionais tem como foco as pessoas em detrimento das atribuições, tarefas e responsabilidades.
( ) A execução eficiente das operações da empresa tem como meio não o desempenho humano, mas sim a sua estrutura organizacional.
( ) A organização precisa da colaboração por parte das pessoas para que seus objetivos sejam definidos.
F/ V/ F/ V
F/ F/ F/ V
V/ F/ F/ F
V/ V/ V/ F
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na(s) classe(s)
A e C.
B e C.
A.
B.
C.
Em Roma, como os romanos. Antigo ditado em que podemos interpretar que para se integrar em um grupo social é preciso entender e, muitas vezes, adotar seus padrões culturais. Uma forma de entender estes padrões é através da análise da cultura, o mesmo acontece em relação a uma Organização, para entendê-la é preciso analisar a sua cultura organizacional. Sobre os componentes da Cultura Organizacional, assinale a opção incorreta.
Artefatos são componentes mais visíveis e compreendem a arquitetura, veículos, roupas etc.
Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado pelas pessoas para resolver problemas.
Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e signifi cados.
Valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia, atitudes e julgamentos.
Socialização é o componente que permite que os indivíduos aprendam e adquiram a cultura.
O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.
Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)
Benchmarking é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível.
Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade para tal.
programa 5S é um programa de educação que dá ênfase à prática de organização, ordenação, limpeza, conservação e disciplina.
ciclo PDCA define o problema de forma clara e objetiva e inicia a construção de um fluxo circular com as raízes dos problemas.
lista de verificação deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e a execução de atividades planejadas, visando ao seu melhor desenvolvimento.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na(s) classe(s)
A e C.
B e C.
A.
B.
C.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...