Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na execução do orçamento de capital para a empresa XYZ são utilizados diversos critérios para a avaliação de investimentos propostos.

O critério do período de retorno caracteriza-se por

  • A.

    aceitar um projeto se ele tiver um período de retorno maior do que algum ponto de corte preestabelecido.

  • B.

    apresentar tempo necessário até que a soma dos fluxos de caixa de um investimento iguale seu custo.

  • C.

    incorporar o risco financeiro além do ponto de corte preestabelecido.

  • D.

    admitir o valor do dinheiro no tempo.

  • E.

    levar em consideração os fluxos de caixa além do ponto de corte preestabelecido.

Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se ‘vicios de julgamento’ que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:

  • A.

    basear-se em acontecimentos recentes e superva lorizar as qualidades potenciais.

  • B.

    levar em conta características pessoais extracargo e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • C.

    basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • D.

    levar em conta características pessoais extracargo e basear-se em acontecimentos recentes.

  • E.

    efeito halo e efeito de tendência central.

Analise o texto abaixo:

O planejamento visa definir objetivos de forma clara.

Os _____________________ são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados. Um novo programa de treinamento por trimestre é um exemplo típico de planejamento __________________ .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    planos ; tático

  • B.

    planos ; estratégico

  • C.

    planos ; operacional

  • D.

    relatórios de gestão ; tático

  • E.

    relatórios de gestão ; operacional

Acerca dos princípios gerais e específicos do planejamento estratégico, assinale a opção correta.

  • A.

    Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos.

  • B.

    Segundo o princípio específico do planejamento integrado, todas as atividades envolvidas no planejamento devem ser projetadas para que sejam executadas de forma interdependente.

  • C.

    Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento participativo.

  • D.

    Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade.

  • E.

    Consoante o princípio de maior penetração e abrangência, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa.

Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.

As competências múltiplas referem-se às capacidades de aprendizagem que indicam, em uma organização, as melhores alternativas de aprendizagem ao longo do tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em atividades industriais, programar a produção encerra um ciclo de planejamento mais longo, que teve inicio com o planejamento de capacidade e teve a fase intermediária com o planejamento agregado.

Em relação à programação e ao controle, sabe-se que

  • A. o gráfico de Gantt, pouco utilizado, mostra claramente os custos associados às alocações alternativas de carga.
  • B. o balanceamento de linha atribui as tarefas aos postos de trabalho, de forma a atingir uma dada taxa de produção.
  • C. a etapa de alocação de espaços leva em consideração, principalmente, o lote econômico de fabricação (LEF) e o tempo de esgotamento, ou seja, a razão entre o estoque disponível e a taxa de consumo.
  • D. as técnicas disponíveis para a programação da produção não variam em função da natureza do sistema produtivo.
  • E. as três técnicas muito utilizadas para o sequenciamento de tarefas são o gráfico de Gantt, o método de designação e o modelo carga-distância.

Certo vendedor apresenta uma clara visão do que está acontecendo na organização e é, costumeiramente, consultado a respeito de sua compreensão do mercado. A competência apresentada por esse vendedor é classificada como

  • A.

    iniciativa

  • B.

    criatividade e flexibilidade

  • C.

    capacidade estratégica

  • D.

    habilidade de comunicação

  • E.

    trabalho em equipe

O enfoque do processo administrativo defi ne não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja efi caz. Assinale a opção que não apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol.

  • A.

    Divisão do trabalho, disciplina, inovação, interesse da organização e equidade.

  • B.

    Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, remuneração do pessoal e espírito de equipe.

  • C.

    Unidade de direção, interesse geral, remuneração do pessoal, estabilidade do pessoal e iniciativa.

  • D.

    Espírito de equipe, iniciativa, equidade, ordem, disciplina, interesse geral e centralização.

  • E.

    Ordem, autoridade e responsabilidade, estabilidade do pessoal e unidade de comando.

Nas organizações modernas, que buscam cada vez mais a eficiência de suas operações, a redução dos diversos níveis de estoques é uma preocupação constante. A alternativa que diz respeito à redução dos custos de movimentação de materiais é:

  • A.

    o aumento da competição entre as empresas de uma cadeia de suprimentos;

  • B.

    o surgimento de operadores logísticos;

  • C.

    os contratos mais elaborados entre os fabricantes e os varejistas;

  • D.

    a adoção de microcomputadores;

  • E.

    a centralização e concentração dos dados de vendas.

Um bom serviço pode ser considerado como um serviço que satisfaça os clientes/usuários e ao mesmo tempo atenda às intenções estratégicas da organização. As filas estão presentes em muitos estabelecimentos de serviço e são formadas devido à diferença entre a demanda de clientes por um serviço e a capacidade instantânea de atendimento, pelos motivos mais variáveis, previstos ou não pela organização. Fluxos maiores em determinados horários ou períodos, fazem com que as filas sejam formadas. Para buscar reduzir o impacto deste problema nas organizações algumas medidas podem ser tomadas.

Assinale a alternativa que apresenta medida que NÃO colabora para a solução do problema das filas:

  • A.

    Não comunique nada sobre a fila para não causar má impressão no cliente/usuário do serviço.

  • B.

    Estabeleça um tempo de espera aceitável para seus clientes.

  • C.

    Separe os clientes, respeitando a legislação.

  • D.

    Treine os atendentes para que sejam simpáticos e cordiais.

  • E.

    Incentive os clientes a chegarem em períodos de mais folga.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...