Questões de Administração

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Crispim e Sidônia eram fanáticos por comida italiana. Regularmente, o casal jantava em uma pequena pizzaria localizada em seu bairro e gerenciada pelo próprio dono, um risonho imigrante siciliano chamado Vittorio Pentangeli. Na casa situada à esquerda da pizzaria, havia um enorme restaurante franqueado por uma grande rede de rodízio de pizzas, no qual Crispim e Sidônia também costumavam comer. Numa certa noite, Sidônia notou, com entusiasmo, que a casa localizada ao lado direito da pizzaria do Sr. Pentangeli estava vaga. Acreditando no sonho de ter um negócio próprio que unisse lucro e prazer, Crispim e Sidônia conversaram ao longo de toda a madrugada, “rasparam suas economias” e estabeleceram ali mesmo sua própria cantina italiana. Logo, logo havia, no mesmo trecho de calçada, três restaurantes italianos de portes diferentes: a grande casa com a franquia de rodízio, o bucólico e diminuto restaurante do Sr. Pentangeli, e a cantina de Crispim e Sidônia, instalada em uma casa de porte médio. Um ano depois, a cantina do casal estava falida. Crispim e Sidônia desistiram então do negócio. A respeito da infeliz trajetória empresarial de Crispim e Sidônia como donos de uma cantina italiana, analise as assertivas a seguir:

I. Crispim e Sidônia foram descuidados com relação ao planejamento de seu negócio.

II. Ao ver que a casa ao lado da pequena pizzaria tinha sido posta para alugar, Sidônia deveria ter lembrado que somente os restaurantes de porte pequeno ou de grande porte fazem sucesso, nunca os restaurantes de porte médio.

III. A análise da concorrência a ser enfrentada pelo restaurante de Crispim e Sidônia provavelmente foi falha ou inexistente.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    II e III, apenas;

  • D.

    I, apenas;

  • E.

    I, II e III.

Selecione a alternativa que melhor complete a frase a seguir: "Conforme o BPM-CBOK frequentemente ______________________ são criadas(os) sem uma compreensão do porque existem ou são tão antiquadas(os) que não mais se aplicam, mas por causa da cultura organizacional ainda estão sendo seguidas(os)".

  • A.

    sistema de apoio

  • B.

    requisitos de processo

  • C.

    cadeias de valor

  • D.

    regras de negócio

  • E.

    melhorias contínuas

O jovem Marcelo Manfredo começou recentemente a trabalhar em uma nova organização, mas está com dificuldades para lidar com seu chefe, a quem descreve como "um perfeito funcionário de burocracia: inflexível,  rígido, autoritário e intolerante”. O chefe de Marcelo, Adamastor, acaba de completar 52 anos de trabalho na mesma função, sem gozar sequer um mês de férias em todo esse tempo.

A pendenga entre Marcelo e Adamastor esconde um equívoco bastante comum em administração: julgar as imperfeições de um sistema calcado na autoridade burocrática por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático deveria servir para definir uma organização eficiente por excelência. Assim, para Weber, a burocracia apresenta diversas vantagens capazes de explicar seu avanço sobre outras formas de associação, ainda que Robert Merton tenha mostrado que nem sempre as conseqüências desejadas da burocracia conduzem à máxima eficiência. Quatro dessas vantagens foram relacionadas a seguir, juntamente com uma das consequências indesejadas que levam às imperfeições do sistema burocrático. Assinale a única alternativa que mostra uma disfunção da burocracia:

  • A.

    univocidade de interpretação;

  • B.

    uniformidade de rotinas e procedimentos;

  • C.

    precisão na definição do cargo;

  • D.

    internalização das normas;

  • E.

    rapidez nas decisões.

Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produtividade.

Para tanto, a empresa incentivou a(o)

  • A.

    constância de propósitos para a melhoria do serviço, objetivando, desse modo, tornar-se competitiva e manter-se em atividade.

  • B.

    prática da inspeção em massa, introduzindo a qualidade no serviço, desde o seu primeiro estágio.

  • C.

    avaliação anual de desempenho e de mérito, bem como a avaliação da administração por objetivos.

  • D.

    adoção de metas para a mão de obra, as quais exijam nível zero de falhas, estabelecendo, assim, novos níveis de produtividade.

  • E.

    processo de administração por objetivos numéricos e o processo de administração por cifras.

No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.

A subdivisão do escopo do projeto em partes menores é orientada para as entregas, e, por isso, a estrutura analítica do projeto (EAP) é voltada para as estimativas de custos, e a definição do cronograma voltada para as fases de entrega dos produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um indivíduo trabalha numa equipe autogerenciada que se utiliza frequentemente de telecomutação para se comunicar com seus superiores. Nessa situação, ele é periodicamente solicitado a fazer uma autoavaliação de seu trabalho, e os seus colegas e os seus subordinados também são chamados a participar do processo de avaliação de desempenho. Esse processo, contudo, sofre o risco de avaliações infladas e de viés de autoconveniência.

Para melhorar esse processo de avaliação, João foi contratado como consultor dessa organização e sugeriu que fosse utilizada uma avaliação de 360 graus, argumentando que ela, com base no que a situação exigia,

  • A.

    oferece informações iguais aos avaliadores para observar o desempenho de todos os comportamentos importantes dos participantes, independentemente de sua posição organizacional.

  • B.

    apresenta elevadas chances de favorecer a busca do equilíbrio entre as oportunidades de observar o desempenho, a capacidade de traduzir as observações de forma utilizável e a motivação para fornecer essas avaliações.

  • C.

    permite uma boa experiência de aprendizagem porque garante que os líderes procuram alinhar suas autoavaliações com aquelas de seus liderados, independentemente de fatores como contexto situacional e cultura organizacional.

  • D.

    uniformiza a sua capacitação e a sua habilidade para fazer avaliações úteis na medida em que permite que cada avaliador seja visto como um “cliente”, visto que ele precisa de algo do avaliado.

  • E.

    não sofre distorções em seu julgamento permitindo que os gerentes que valorizam as atitudes decididas se tornem menos controladores e mais dispostos a delegar.

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Em uma situação de crise, as relações públicas devem avaliar a capacidade de entendimento da organização em relação à mídia, considerando suas necessidades e suas limitações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em geral, em relação às estruturas organizacionais, há casos em que uma organização precisa adaptar sua estrutura para alcançar maiores níveis de flexibilidade e de cooperação, para trabalhar com equipes multifuncionais e multidepartamentais.

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura que permite esta flexibilidade:

  • A.

    em linha;

  • B.

    de assessoria;

  • C.

    de colegiado;

  • D.

    funcional;

  • E. matricial.

Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.

O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias “matutando” sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:

  • A.

    como as demonstradoras do MeuDocinho são de uma companhia terceirizada, a DoceGostosura não tem responsabilidade sobre elas, e seu fraco desempenho não compromete o marketing do produto;

  • B.

    o prazo de validade de MeuDocinho é um problema a ser enfrentado apenas pelo departamento de recursos humanos da empresa, que precisa treinar os motoristas a fazer entregas mais rápidas para os varejistas;

  • C.

    a assessoria de imprensa da DoceGostosura precisa divulgar que a empresa distribuiu todo o estoque de lotes vencidos de MeuDocinho para instituições de caridade, de modo que os consumidores saibam que a empresa pratica ações de responsabilidade social, e assim se sintam compelidos a experimentar a nova sobremesa;

  • D.

    é necessária uma intervenção conjunta das áreas de marketing, produção, finanças e recursos humanos da empresa, de modo a buscar soluções integradas para reverter a tendência de fraco desempenho evidenciada nas baixas vendas da sobremesa;

  • E.

    as dificuldades criadas pelo departamento de marketing da empresa DoceGostosura com relação à embalagem e ao prazo do produto MeuDocinho devem ser sanadas por meio de logística reversa associada a uma manipulação estratégica do balanço contábil da empresa, de modo a transmitir aos acionistas a impressão de que um produto deficitário apresenta fluxo de caixa positivo.

Há uma grande quantidade de fatores internos (organizacionais) e externos (ambientais) que condiciona os salários, determinando os seus valores. O conjunto desses fatores é denominado composto salarial (wage mix).

Esse composto salarial envolve os seguintes fatores:

  • A.

    legislação trabalhista, saúde, higiene, habitação e vestuário

  • B.

    política salarial da empresa, móveis, utensílios e serviços pessoais

  • C.

    capacidade financeira da empresa e de seus concorrentes, educação e cultura

  • D.

    situação do mercado de clientes, alimentação, habitação, vestuário e transporte

  • E.

    poder dos sindicatos, negociações trabalhistas e tipologia dos cargos da organização

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