Questões de Administração

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Entre as perspectivas clássicas da metodologia do balanced scorecard, a perspectiva financeira possibilita que o gestor acompanhe o desempenho da organização.

A entrevista, técnica de seleção que favorece a visualização dos conhecimentos, habilidades e atitudes de um candidato a determinado cargo ou função, evita a influência de variáveis externas durante o processo seletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de gerenciamento de desempenho do processo deve-se ter uma métrica e medição associadas ao trabalho ou saída do processo que é executado. Identifique a alternativa abaixo que NÃO representa uma métrica e medições baseadas nas dimensões fundamentais:

  • A.

    Recursos Humanos

  • B.

    Tempo

  • C.

    Custo

  • D.

    Capacidade

  • E.

    Qualidade

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2

  • B.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1

  • C.

    2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2

  • D.

    1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1

  • E.

    2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1

Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).

 Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)

  • A.

    implantação, dentro das organizações, de equipes de trabalho autodirigidas (ETA), plenamente responsáveis por criar um produto específico.

  • B.

    manutenção do compromisso de jamais estar satisfeito, do “muito bom” nunca ser o suficiente na busca da melhoria contínua.

  • C.

    eliminação da necessidade de algumas posições de supervisão, à medida que os funcionários assumem maiores responsabilidades.

  • D.

    criação de um sistema de remuneração dos empregados, baseado nas qualificações, segundo demonstração de proficiência em uma determinada tarefa.

  • E.

    favorecimento das reuniões em equipe e da rotatividade obrigatória de cargos para que os funcionários obtenham conhecimento de um conjunto mais amplo de tarefas.

Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.

Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.

Considere que um arquiteto tenha esquecido de incluir um cômodo no plano de uma casa e que o proprietário tenha ficado muito insatisfeito. Se uma falha dessa natureza for constatada após a apresentação do termo de abertura, um novo termo de abertura deverá ser elaborado para a realização das correções necessárias no projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se ao profissional de relações públicas familiarizar-se com o conceito de noticiabilidade, uma vez que necessita saber o que repórteres, produtores e editores estão procurando em uma história.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    M – M – O – O – O – M

  • B.

    M – O – M – O – O – O

  • C.

    O – M – M – M – M – O

  • D.

    O – O – O – M – M – M

  • E.

    M – O – M – O – O – M

Maria, como responsável pela função de Recursos Humanos de sua organização, sempre acreditou que “as recompensas devem estar de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois”. Dessa forma, ela estabeleceu cinco programas de remuneração variável, mas um deles não estava correto e não alcançou os resultados esperados.

Qual deles NÃO estava correto?

  • A.

    Ela estabeleceu um plano de remuneração por unidade produzida para compensar funcionários na área de produção, pagando-lhes uma soma fixa para cada unidade de produção completada.

  • B.

    Ela estabeleceu um plano de pagamento com remunerações baseadas em tempo de serviço e escolaridade para motivar e reter os cargos chaves de alto potencial e alcançar as metas estabelecidas pela alta administração.

  • C.

    Ela estabeleceu um programa de participação de melhorias, utilizando um plano de incentivo coletivo baseado em uma fórmula que usa a melhoria na produtividade do grupo durante certo período para determinar a quantia a ser distribuída aos funcionários.

  • D.

    Ela definiu um bônus anual no desempenho proporcional à lucratividade da organização, incluindo os funcionários de escalões inferiores e privilegiando o desempenho mais recente em vez do desempenho histórico.

  • E.

    Ela mapeou todas as habilidades necessárias para a boa execução de tarefas dos funcionários, apresentou-as na intranet da empresa para que os trabalhadores pudessem planejar seu desenvolvimento e estabeleceu um plano de remuneração por habilidades.

A técnica Lean, conforme o BPM-CBOK, é utilizada para visualizar o fluxo de valor de um processo, departamento ou organização. Assinale os sete desperdícios identificados no mapeamento da cadeia de valor pelo enfoque Lean:

  • A.

    financeiros - humanos - administrativos - transporte - estoque - processamento - espera

  • B.

    defeitos - movimentação - excesso de produção - transporte - estoque - processamento - espera

  • C.

    financeiros - humanos - administrativos - burocracia - tempo - contábeis - legislação

  • D.

    excesso de produção - transporte - estoque - burocracia - tempo - contábeis - legislação

  • E.

    defeitos - movimentação - excesso de produção - financeiros - humanos - administrativos - leis

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