Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam “sob controle”. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

  • A.

    Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.

  • B.

    Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.

  • C.

    O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.

  • D.

    A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.

  • E.

    Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.

Considerando a tabela e as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Pela facilidade de controle dos medicamentos, o sistema de duas gavetas é o método de eleição para itens da classe A, na curva ABC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O compartilhamento de valores interfere negativamente na cooperação espontânea em apoio ao líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade de logística industrial identifica a superposição de vários sistemas, dentre os quais, o Sistema Operacional, que é aquele que

  • A.

    determina a sequência e o modo como as tarefas necessárias à prestação dos serviços logísticos devem ser executadas.

  • B.

    determina as tarefas que serão executadas para o deslocamento de materiais com segurança e de forma mais econômica.

  • C.

    estabelece a importância hierárquica da organização e disponibiliza os recursos para transporte externo de produtos.

  • D.

    planeja a otimização dos recursos, a qualidade dos serviços a serem prestados e o controle dos ativos e do patrimônio.

  • E.

    registra todas as transações processadas na logística industrial, garantindo a fidelidade dos dados em relação às existências físicas.

Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial, considere as afirmativas abaixo.

I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade.

II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas.

III - A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e relações com diversos grupos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III.

Emílio Rosa é presidente de uma multinacional do setor de embalagens plásticas. A fim de melhorar suas vendas, optou por uma estratégia empresarial de concentração, o que lhe rendeu fortes críticas por parte do conselho administrativo. Encontre qual das alternativas abaixo justifica a escolha de Rosa.

  • A.

    Expandir além do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores reduz custos.

  • B.

    Expandir para negócios não relacionados entre si minimiza os riscos de atuar em um único mercado em um único setor.

  • C.

    Entrar em novos negócios relacionados ao negócio central original oferece transferência de tecnologias.

  • D.

    Focalizar em único negócio permite penetrar melhor em um mercado de alto crescimento.

  • E.

    Como a empresa é única em seu setor seus consumidores a valorizam, pois a empresa oferta alta qualidade dos produtos e distribuição diferenciada.

O serviço aos clientes em uma empresa de entrega de mercadorias pode ser medido em função da atividade logística de distribuição. O indicador de desempenho do serviço ao cliente para avaliação dessa atividade considera a (o)

  • A. taxa média ponderada de itens consumidos no período.
  • B. percentagem de requisições contendo erros.
  • C. percentagem de pedidos entregues na data estabelecida pelo cliente.
  • D. índice de atendimento médio ponderado das faturas com divergências.
  • E. índice de produtos em falta no estoque.

De acordo com a teoria de sistemas, sistema consiste no conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e função. Um sistema compõe-se de objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controles, avaliações e retroalimentação ou realimentação ou feedback.Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.

As saídas devem ser coerentes e com os objetivos estabelecidos; no entanto, em função da retroalimentação, não devem ser quantificáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os princípios fundamentais que regem a Gestão pela Qualidade Total, está aquele que diz que sempre é possível buscar e encontrar novas maneiras de melhorar a qualidade e o desempenho dos processos e do trabalho em si. O nome desse princípio é

  • A.

    qualidade do processo.

  • B.

    qualidade do produto/serviço.

  • C.

    satisfação do cliente.

  • D.

    melhoria contínua.

  • E.

    kanban.

Considerando a tabela e as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Segundo o sistema ABC, o item IV é aquele que merece controle mais acirrado por apresentar custo unitário mais elevado, R$ 613,00.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...