Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Ikujiro Nonaka, um dos autores mais representativos da Gestão do Conhecimento (Ed. Bookman, 2008), afirma: O novo conhecimento começa sempre com o indivíduo. Um pesquisador brilhante tem um insight que leva a uma nova patente. O sentido de intuição de tendências do mercado de um administrador intermediário torna-se o catalisador para um importante novo conceito de produto. Um operário extrai de anos de experiência uma inovação em um processo novo. Em cada caso, o conhecimento pessoal de um indivíduo é transformado em conhecimento organizacional para a empresa como um todo. Pode-se caracterizar, a partir da afirmação do autor, esse tipo de organização como
funcional e especialista.
orgânica e funcional.
de aprendizagem.
de competência.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
A comunicação não verbal não fornece quaisquer bases formais e sólidas para orientar o comportamento das pessoas nas organizações.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.
No modelo de gestão tradicional, os cargos são desvinculados do poder, o que faz que as funções gerenciais e operacionais sejam intercambiáveis.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.
Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.
Dentro da empresa, o analista de O&M provavelmente estará à frente principalmente de:
Reformulações de estruturas organizacionais visando a sua eficiência; elaboração de manuais de tarefas, guias de instrução, gráficos organizacionais, diagramas etc.; Realização de estudos de arranjos de layout físico e distribuição.
Analisar as principais práticas financeiras, elaborar manuais de tarefas, guias de instrução.
Realização de estudos de arranjos de layout físico e distribuição, identificar e descrever as principais práticas mercadológicas da empresa.
Analisar as práticas de gestão de pessoas e indicar possíveis melhorias sobre o layout físico e distribuição;
Nenhuma das alternativas acima.
Administração - Organograma - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quanto aos Princípios da organização no contexto da estrutura organizacional, analise as afirmativas abaixo:
1. São elementos do organograma linear: lista de atividades, nas colunas; execução de atividades, nas linhas; existência de células.
2. Além de mostrar a autoridade e responsabilidade das pessoas, a estrutura organizacional mostra a comunicação entre as pessoas do grupo.
3. No tocante a estrutura organizacional, a responsabilidade é indissociável dos processos de gestão de pessoas.
4. No organograma, o número de níveis em que os retângulos estão distribuídos mostra como a autoridade ou cadeia de comando está graduada.
5. Na construção do organograma linear, as letras maiúsculas usadas nas células são símbolos que indicam a distribuição de responsabilidade e autoridade.
Está (ão) correta(s) apenas
3, 4 e 5.
4 e 5.
1, 2 e 3.
2, 3, 4 e 5.
3 e 5.
Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
A execução de trabalhos em equipe requer divisão clara das atividades e atribuições entre os membros, com o objetivo de diminuir as possibilidades de conflitos de relacionamento intragrupais.
A Direção constitui-se em uma das mais complexas funções da administração. Sobre isso, analise as proposições a seguir.
1) O administrador deve desenvolver relacionamento interpessoal com todos os subordinados.
2) O diretor deve usar o processo de comunicação, a liderança participativa, e promover a motivação nos seus subordinados, como fonte de gerar resultados para a organização.
3) Deve existir um canal de comunicação direta da direção com a clientela interna e externa na organização, melhorando os processos de trabalho.
4) A direção é uma função que se distribui por todos os níveis hierárquicos da organização.
5) No nível estratégico de direção, os gerentes são os responsáveis por dirigir as pessoas que realizam as funções de serviços de apoio.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 5.
2, 3, 4 e 5.
4 e 5.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...