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Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.
Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas:
I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas;
II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários;
III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados.
Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Administração - PMBOK - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Conforme o Guia PMBOK®, os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são, portanto,
frequentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado.
um meio de atingir somente o plano tático de uma organização.
um meio de atingir somente o plano operacional de uma organização, sempre que a equipe do projeto estiver formada por funcionários da organização.
frequentemente utilizados como um meio de atingir apenas o plano tático de um serviço, sempre que a equipe do projeto estiver formada por um prestador de serviços contratado.
frequentemente utilizados como um meio de atingir o plano tático e operacional de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou por um prestador de serviços contratado.
Em relação à avaliação de desempenho, o critério Metas e Resultado está relacionado a
lealdade
desembaraço
apresentação pessoal
hábitos de segurança
atendimento a prazos
Com relação a gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O método menos indicado para a descrição e análise de um cargo de nível gerencial ou de diretoria é a observação direta.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.
Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas e métodos.
Kaizen, palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, é utilizada, no âmbito do estudo das organizações, para designar a redução de desperdícios.
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
PORQUE
O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
A esse respeito, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.
A descrição da dimensão concreta do trabalho refere-se ao modo pelo qual o trabalho é gerido e realizado por seu executor, principalmente em termos de funções como planejar, organizar, dirigir e controlar.
O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas
à categoria movimentação.
à categoria desenvolvimento.
à categoria valorização.
às categorias movimentação e valorização.
às categorias desenvolvimento e valorização.
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