Questões de Administração

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Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas:

I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas;

II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários;

III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados.

Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Conforme o Guia PMBOK®, os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são, portanto,

  • A.

    frequentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado.

  • B.

    um meio de atingir somente o plano tático de uma organização.

  • C.

    um meio de atingir somente o plano operacional de uma organização, sempre que a equipe do projeto estiver formada por funcionários da organização.

  • D.

    frequentemente utilizados como um meio de atingir apenas o plano tático de um serviço, sempre que a equipe do projeto estiver formada por um prestador de serviços contratado.

  • E.

    frequentemente utilizados como um meio de atingir o plano tático e operacional de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou por um prestador de serviços contratado.

Em relação à avaliação de desempenho, o critério Metas e Resultado está relacionado a

  • A.

    lealdade

  • B.

    desembaraço

  • C.

    apresentação pessoal

  • D.

    hábitos de segurança

  • E.

    atendimento a prazos

Com relação a gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O método menos indicado para a descrição e análise de um cargo de nível gerencial ou de diretoria é a observação direta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

O grau de comprometimento organizacional e a rotatividade de funcionários são aspectos dependentes, ou seja, quando o comprometimento do funcionário é alto, alta é a tendência de ele sair da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas e métodos.

Kaizen, palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, é utilizada, no âmbito do estudo das organizações, para designar a redução de desperdícios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.

PORQUE

O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.

A esse respeito, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.

A descrição da dimensão concreta do trabalho refere-se ao modo pelo qual o trabalho é gerido e realizado por seu executor, principalmente em termos de funções como planejar, organizar, dirigir e controlar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas

  • A.

    à categoria movimentação.

  • B.

    à categoria desenvolvimento.

  • C.

    à categoria valorização.

  • D.

    às categorias movimentação e valorização.

  • E.

    às categorias desenvolvimento e valorização.

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