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Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de politecnia, o conhecimento do todo equivale ao domínio de todos os fatos, constantemente reconstruídos no movimento da história.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correta com referência à gestão por competência.
As competências técnicas representam as competências estabelecidas de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais nas organizações.
Na gestão por competências, as políticas e práticas de gestão de pessoas são baseadas nos princípios de controle, simplicidade e carreira.
Ao se mapear as competências em uma organização, deve-se atentar para os erros de descrição de competências, tais como ambiguidade, duplicidade, validação semântica e estatística.
Descrições de competências em frases longas e com mais de dois verbos de ação facilitam a representação das atividades e responsabilidades dos cargos das organizações.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
São níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.
No que tange os enfoques da O&M, indique quais são os 4 enfoques.
Visão transversal, visão unidimensional, visão holística e visão completa.
Visão ampla, visão unidimensional, visão holística e visão sistêmica.
Visão mecânica, visão unidimensional, visão sistêmica e visão holística.
Visão mecânica, visão bidimensional, visão holística e visão completa.
Visão transversal, visão unidimensional, visão sistêmica e visão holística.
Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
Dinâmicas e palestras são recursos eficientes e suficientes para a elaboração de programas de melhoria da qualidade do relacionamento entre as pessoas no local de trabalho.
Neste contexto complexo, um profissional que busca sucesso no mercado de trabalho:
Toma a decisão acreditando que cada problema tem uma solução única, que não influenciará o funcionamento do resto da organização.
Decide na confiança de que os problemas são complexos e podem apresentar diversas causas e soluções, interrelacionando-se com a organização como um todo.
Resolve os problemas de forma direta e linear, pois os problemas demandam soluções e resoluções.
Decide com base na capacidade de uma solução resolver o problema após sua implantação, não requerendo avaliações, pois a solução já foi definida.
Toma a decisão focando na singularidade dos problemas, de forma isolada, pois cada área da empresa é independente das demais.
Administração - Direção - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma das ações que contribui para que uma equipe seja eficaz é:
distribuição de papéis e responsabilidades entre os membros.
ausência de autonomia.
nível de conflito interpessoal elevado.
metas pouco definidas.
propósitos individualistas.
A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que
o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.
Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.
Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
Desde o advento da Revolução Industrial, o aumento no tamanho e na complexidade das organizações trouxe consigo o avanço tecnológico e uma visão centrada na lucratividade e produtividade, levando os homens a não se identificarem com o produto de seu trabalho. Essa não identificação afeta profundamente a qualidade do relacionamento no trabalho.
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