Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Taylor foi um dos grandes precursores da administração e não estava preocupado somente em obter maior esforço dos trabalhadores, mas também em introduzir métodos de trabalho eficiente, que incluíam:

  • A.

    padronização de ferramentas e equipamentos, estudos de tempos e movimentos e seleção de trabalhadores mais adequados.

  • B.

    cálculos matemáticos dos custos trabalhistas, seleção psicotécnica e inclusão de cartões de ponto.

  • C.

    princípios de gestão de divisão do trabalho, unidade de comando e centralização hierárquica.

  • D.

    estrutura burocrática, treinamento e profissionalização dos membros.

  • E.

    determinação do nível de produção por normas sociais e de integração do indivíduo ao grupo.

Dentre as dimensões da qualidade, aquela que indica com que frequência um produto fica fora de operação é conhecida como:

  • A.

    capacidade;

  • B.

    conformidade;

  • C.

    durabilidade;

  • D.

    operacionalidade;

  • E.

    confiabilidade.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a manutenção de imobilizados é incorreto afirmar que:

  • A.

    a falta de manutenção em instalações elétrica em edifícios ocasiona curto-circuito, sobrecargas e incêndios.

  • B.

    a manutenção reativa evita danos futuros às instalações.

  • C.

    custa mais caro consertar do que manter.

  • D.

    os serviços de inspeção e vistorias programados pela manutenção preventiva devem ser realizados independentemente de um defeito já estar aparente.

  • E.

    um modo de otimizar a manutenção é levantar as instalações que existe nos prédios em geral e com seus detalhes.

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão do desempenho.

É objetivo da gestão do desempenho estabelecer padrões de resultados e comportamentos individuais ou grupais que traduzam as metas e os objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, pode-se afirmar que o mais difícil de ser atingido no curto prazo é:

  • A.

    transmitir conhecimentos atualizados.

  • B.

    adequar a pessoa à cultura da empresa.

  • C.

    capacitar tecnicamente o funcionário.

  • D.

    mudar atitudes.

  • E.

    remanejar pessoal.

Porter é um dos principais estudiosos da abordagem da estratégia organizacional. Os principais focos de análise de sua teoria são:

  • A.

    produtos, consumidores e competidores.

  • B.

    lucratividade e produtividade.

  • C.

    racionalidade limitada e competitividade.

  • D.

    vantagens entre as nações.

  • E.

    condições ambientais.

A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O estilo de liderança denominado laissez faire (liderança liberal) prescinde de liberdade na execução de tarefas e atividades de um projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o conceito de politecnia, a interdisciplinaridade na construção do conhecimento consiste, basicamente, na inter-relação entre conteúdos diversos, sem a ultrapassagem dos limites da divisão e da organização formal das áreas do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

As estratégias competitivas, independentemente de suas características mais específicas, podem ser classificadas nas seguintes categorias:

  • A.

    relacionamento com clientes e fornecedores parceiros.

  • B.

    mercados competitivos e stakeholders.

  • C.

    excelência de serviços, mercados competitivos e atenção aos clientes.

  • D.

    excelência operacional, produtos inovadores e orientação para clientes.

  • E.

    operações, produtos, logística e marketing.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...