Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As habilidades ______________ estão relacionadas com a capacidade em coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo, de forma que permitam analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo, permitindo a definição de uma visão e de uma ____________ de sucesso para a organização.

Marque a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

  • A. conceituais, estratégia.
  • B. táticas, operação.
  • C. técnicas, missão.
  • D. operacionais, tática.

A coluna da esquerda apresenta elementos da organização informal e a da direita, a definição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 4, 3, 1
  • B. 1, 3, 2, 4
  • C. 4, 2, 1, 3
  • D. 3, 1, 4, 2

Que modelo de gestão começou a ser conhecido e aplicado após a Segunda Guerra Mundial, que visava a eliminação de desperdícios com a racionalização da força de trabalho, produção flexível e utilização do just in time?

  • A. Fordismo
  • B. Taylorismo
  • C. Marxismo
  • D. Toyotismo

Analise os conceitos a seguir, considerando os estudos de Mazulo (2009).

Assinale a alternativa que corresponde correta e respectivamente aos conceitos descritos anteriormente.

  • A. Criatividade, discrição, iniciativa, objetividade, polivalência, respeito.
  • B. Iniciativa, respeito, polivalência, objetividade, discrição, criatividade.
  • C. Polivalência, discrição, objetividade, criatividade, respeito, iniciativa.
  • D. Objetividade, iniciativa, criatividade, discrição, polivalência, respeito.

Quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhados com a cultura hegemônica ou dominante da organização, produz-se uma dinâmica cultural antagônica, denominada

  • A. contracultura.
  • B. resistência à mudança.
  • C. infracultura.
  • D. cultura pulsional.
  • E. cultura de base.

"A cultura organizacional só existirá quando entre os participantes existir suficiente histórias ou experiências amplamente compartilhadas. Apesar de ser possível as organizações possuírem valores dominantes e amplamente compartilhados, o repertório dos participantes e os problemas típicos de cada unidade organizacional também poderão modelar culturas setoriais diferenciadas (Silva e Zanelli, 2011, p. 418)."

Considerando o fragmento do texto e a literatura a respeito de cultura organizacional, selecione a alternativa que melhor descreve a posição dos autores:

  • A. tornam evidente a confusão conceitual existente ainda hoje entre cultura e clima organizacional, ainda não resolvida pelos teóricos do comportamento organizacional.
  • B. concordam que os vários grupos existentes em uma organização são determinantes importantes da formação de culturas específicas, mesmo dentro de uma cultura maior e forte.
  • C. explicitam a impossibilidade de analisar a cultura organizacional de um ambiente de trabalho composto de vários e diversificados setores.
  • D. se distanciam das abordagens mais modernas e se têm uma de visão menos sistêmica de cultura organizacional.
  • E. não consideram a importância de uma cultura organizacional forte o suficiente para manter coesas e estáveis as relações humanas que se estabelecem no contexto do trabalho.

É CORRETO afirmar que o clima organizacional

  • A. envolve alguns elementos da cultura organizacional, mas é menos superficial que esta.
  • B. determina a cultura organizacional, pois está diretamente relacionado às variáveis da percepção humana do ambiente de trabalho.
  • C. possui variáveis estruturais e dinâmicas que impossibilitam o uso de medidas de comportamento organizacional ou outra ferramenta de diagnóstico e de gestão.
  • D. avalia as percepções compartilhadas pelos colaboradores sobre diversos aspectos da organização.
  • E. é um julgamento avaliativo que o empregado faz sobre o seu trabalho ou sua situação de trabalho.

Todo recrutamento interno tem vantagens e desvantagens que podem impactar o funcionamento e a estrutura das organizações. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nos parênteses:

A sequência CORRETA é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, F, V, F, F.
  • E. V, V, V, V, F.

De acordo com a literatura, o objetivo do mapeamento de competências, enquanto ferramenta de gestão de pessoas, é

  • A. servir como instrumento de redimensionamento de pessoal, adequando as competências individuais às competências requeridas no regimento interno da instituição.
  • B. proporcionar dados fidedignos para captação de novos recursos e investimento nos processos de seleção de pessoal.
  • C. investir no aprimoramento das ações de educação corporativa, possibilitando a economia de recursos a curto prazo.
  • D. melhorar a relação entre empregador e empregado, por meio de treinamento nas unidades de maior conflito e pouca produtividade.
  • E. identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.

"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".

I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;

II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;

III Carece de critério associado a esta competência;

IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;

V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.

Estão CORRRETAS as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, III e IV, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. I e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...