Questões de Administração

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As proposições a seguir elencam princípios da gestão da qualidade, portanto atribua em cada proposição os valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Trata-se de poder e, também, um dever, gerenciar a qualidade.

( ) A gestão da qualidade age em prol da prevenção de problemas.

( ) A maior parte dos problemas na gestão da qualidade tem relação direta com as pessoas.

( ) Toda organização tem seus fornecedores e seus respectivos clientes.

( ) Todos os colaboradores da empresa tornam-se responsáveis pela manutenção da qualidade.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. F, F, V, V,V
  • E. F, F, F, V, F

Assinale a alternativa incorreta sobre a gestão da qualidade.

  • A. Trata-se de estratégia empresarial muito difundida, que visa associar qualidade a todas as etapas e processos de uma empresa ou organização
  • B. É uma gestão que afeta todo o processo de gestão da empresa, inclusive fornecedores e àqueles que, indireta ou diretamente, estão envolvidos com a empresa
  • C. Tem também a intenção de elevar a satisfação dos clientes com o produto a partir de uma melhor eficiência de produção e redução de custos
  • D. Intenciona formar um sistema mais apto a encontrar novos mercados e firmar novas parcerias com outras organizações
  • E. A gestão da qualidade tem um processo de implantação de custo elevado, principalmente em empresas de pequeno e médio porte

Afim de diminuir a rotatividade de funcionários, organizações adotam diferentes estratégias. Portanto considere:

I. Reformulação dos desenhos de cargos, tornando-os mais atrativos.

II. Substituição de antigos relógios de ponto pela flexibilidade de horários, ajustando necessidades mútuas.

III. Retomada da reconsideração do elemento de remuneração, transformando em ganho variável e assim atrelado ao desempenho, às metas a serem alcançadas.

IV. Redefinição do papel da gerência de modo a torna-la mais eficiente e controladora.

V. Reduzir escritórios físicos adotando o formato de empresa mais virtual.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, V apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, V apenas
  • E. II, III, IV, V apenas

Sobre o absenteísmo nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Tem relação com doenças comprovadas.

II. Está relacionado às doenças que não são comprovadas.

III. Advém de distintas razões de cunho familiar.

IV. Atrela-se aos problemas e/ou dificuldades financeiros.

V. Tem relação com o modo de supervisão da gestão.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, V apenas
  • B. I, II, III, IV, V
  • C. III, IV apenas
  • D. II, V apenas
  • E. II, III apenas

“Compromisso com o desenvolvimento da Gestão de Pessoas” e “Vantagem competitiva” são faces da tridimensionalidade observada no desenvolvimento sustentável de uma organização. Ambas serão elementos, respectivamente das dimensões:

  • A. Social e Política
  • B. Social e Econômica
  • C. Ambiental e Social
  • D. Ambiental e Política
  • E. Social e Ambiental

Assinale a alternativa que apresenta um dos elementos do âmbito econômico do desenvolvimento organizacional sustentável.

  • A. Produtos ecologicamente corretos
  • B. Reciclagem
  • C. Atendimento legislação
  • D. Assumir responsabilidade social
  • E. Qualidade e custo

Quanto à dimensão ambiental da sustentabilidade organizacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Tecnologia limpa.

II. Vantagem competitiva.

III. Suporte no crescimento da comunidade.

IV. Impactos ambientais.

V. Promoção e participação em projetos sociais.

VI. Tratamento de efluentes e resíduos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, V apenas
  • B. I, III, V apenas
  • C. I, IV, VI apenas
  • D. II, III, V apenas
  • E. III, IV apenas

A sustentabilidade organizacional tem relação com práticas de desenvolvimento sustentáveis. Nesse sentido, Carvalho e Viana (1998) indicam três dimensões, sendo essas:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Regional, local e ambiental
  • B. Geográfica, local, territorial
  • C. Social, ambiental, ecológica
  • D. Econômica, ambiental, social
  • E. Política, social, econômica

A gestão de conhecimento é um subsistema da Área de Recursos Humanos. Sobre este, assinale a alternativa incorreta:

  • A. Atrela-se à implantação de processos e procedimentos que utilizam base de dados e/ou de informações
  • B. Há geração de serviços e produtos por meio do capital intelectual da organização de modo a contribuir para o aumento da competitividade
  • C. Que os saberes relevantes são os identificados como práticos e/ou vivenciais
  • D. Saberes teóricos e práticos são igualmente relevantes
  • E. Alguns conhecimentos terão estruturas cognitivas e outros, estruturas formais

Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à gestão do conhecimento.

( ) Tem relação com habilidades de identificação, retenção e multiplicação de saberes.

( ) O processo eficaz de gerir conhecimento conduz a vantagem competitiva da organização.

( ) Na gestão do conhecimento reter e captar talentos são ações imprescindíveis.

( ) Gestão do conhecimento é sinônimo de gestão de informação.

( ) A gestão do conhecimento colabora para o desenvolvimento sustentável da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. V, V, F, F, V
  • B. F, F, F, V, F
  • C. V, V, V, V, V
  • D. V, V, V, F, V
  • E. F, F, V, F, F
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