Questões de Administração

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Assinale a alternativa que apresenta a palavra que significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, ou um serviço que se presta a outro ou, ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

  • A. Administração.
  • B. Organização.
  • C. Direção.
  • D. Representação.
  • E. Delegação.

Uma Empresa produz e vende lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrodomésticos. Conforme o organograma apresentado a seguir, quais são os critérios de departamentalização observados, respectivamente, no primeiro e segundo níveis dessa empresa?

  • A. Processo e propósito.
  • B. Produto e serviço.
  • C. Absorção e usuário.
  • D. Trabalho e clientela.
  • E. Funcional e produto.

Assinale a alternativa que apresenta um critério de departamentalização.

  • A. Conveniência empírica.
  • B. Conjunto organizacional.
  • C. Capacidade descritiva.
  • D. Complemento organizacional.
  • E. Característica complementar.

O processo de controle pode ser exercido em momentos distintos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de controle prévio.

  • A. Controla tradicional da qualidade.
  • B. Auditoria de sistemas da qualidade.
  • C. Controle estatístico de processo.
  • D. Avaliação do desempenho de estudantes.
  • E. Inspeção da execução da atividade.

Os indicadores de desempenho são definidos junto com o estabelecimento dos objetivos e são utilizados para se observar o alcance dos objetivos em qual fase do planejamento?

  • A. Fase do plano de ação.
  • B. Fase das estratégias.
  • C. Fase de controle.
  • D. Fase da análise.
  • E. Fase da ação.

Motivação corresponde a um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Constitui um dos fatores fundamentais para o bom desempenho organizacional e é objeto de diversas teorias que buscam explicar quais os fatores determinantes ou como ela se processa. Uma dessas teorias é a da expectativa (ou expectância), desenvolvida por Victor Vroom, segundo a qual,

  • A. as pessoas são mais influenciadas pela expectativa de recompensas (reforço positivo), do que por recompensas objetivas.
  • B. o comportamento humano é sempre orientado para resultados, sendo o conceito de valência correspondente ao valor atribuído ao resultado.
  • C. a expectativa de punição constitui fator indutor do comportamento do indivíduo, podendo ser usada como ferramenta motivacional.
  • D. a motivação independe de fatores externos ou de resultados objetivos, sendo uma característica eminentemente pessoal.
  • E. o indivíduo prioriza, inconscientemente, a realização pessoal, ainda que em detrimento de necessidades básicas.

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:

  • A. diretiva e colaborativa.
  • B. democrática e autocrática.
  • C. autocentrada e cooperativa.
  • D. ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
  • E. estrutura de iniciação e consideração.

Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado

  • A. como sucedâneo das entrevistas individuais, na forma de uma entrevista coletiva onde o entrevistador atua como moderador.
  • B. para substituir a análise documental, tornando mais dinâmico o processo de identificação dos objetivos institucionais.
  • C. como técnica de pesquisa, voltada à identificação das competências relevantes dentro de determinado contexto.
  • D. para identificação das atribuições de cada cargo ou função, constituindo insumo fundamental para identificação das competências propriamente ditas.
  • E. na forma de questionário, para segregar as competências técnicas, apartando-as das comportamentais e situacionais.

A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas

  • A. Programadas.
  • B. Padronizadas.
  • C. Recorrentes.
  • D. Impróprias.
  • E. Consultivas.

Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a

  • A. APPO – Avaliação Participativa por Objetivos.
  • B. Comparação Binária.
  • C. Pesquisa de Campo.
  • D. Avaliação 360º
  • E. Lista de Verificação.
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