Questões de Administração

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Uma das habilidades necessárias voltadas à gestão de uma organização é o “saber fazer”, que compreende sinteticamente

  • A. os conhecimentos.
  • B. as habilidades.
  • C. as atitudes.
  • D. a ambição.

No que se refere a sistema de informação, analise as afirmativas.

I - Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização é uma dimensão do sistema de informação.

II - Informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

III - Ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político: no técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho; no social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema; no político, é modificada a relação de poderes e a informação.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, apenas.

Em relação à liderança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A liderança transformacional considera os líderes eficazes como agentes de mudança na unidade de trabalho ou na empresa, que criam, comunicam e modelam uma visão compartilhada da equipe ou organização e inspiram os seguidores a lutar por essa visão.

( ) A Teoria do caminho-objetivo afirma que os líderes eficazes asseguram que os bons executores recebam recompensas mais valorizadas, fornecem informações, apoio e outros recursos necessários para ajudar os funcionários a concluírem suas tarefas.

( ) A teoria que identifica as condições que limitam a capacidade do líder para influenciar os subordinados ou que tornam desnecessário um determinado estilo de liderança refere-se à Teoria da liderança situacional.

( ) A liderança compartilhada se desenvolve nas empresas em que os líderes formais estão dispostos a delegar poder e incentivar os funcionários a tomarem iniciativa e assumirem riscos sem medo do fracasso.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. F, F, V, V

Um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias, é uma definição de

  • A. programa.
  • B. produto.
  • C. atividade.
  • D. projeto.

Em uma organização, a existência de um grito de guerra, semelhante aos da torcida esportiva, como forma de motivar e unir a força de trabalho, reforçando a crença de que os colaboradores são importantes para o sucesso da empresa refere-se a

  • A. história.
  • B. linguagem.
  • C. cerimônias.
  • D. rituais.

A coluna da esquerda apresenta dimensões da cultura organizacional e a da direita, características dessas dimensões. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 4, 1, 2
  • B. 1, 3, 4, 2
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 4, 2, 3, 1

As características: descobrir expectativas, avaliar o valor da participação, respeitar a autoridade existente, testar limites de comportamento estão relacionadas com o estágio de desenvolvimento da equipe na fase de

  • A. ataque.
  • B. formação.
  • C. normatização.
  • D. realização.

Assegurar que os funcionários entendam como seus departamentos contribuem para o sucesso da empresa, percebam como seus próprios esforços ajudam no alcance dos objetivos da empresa e obtenham uma sensação de realização do trabalho está relacionado com

  • A. monitorar o comprometimento.
  • B. promover o comprometimento.
  • C. avaliar o comprometimento dos funcionários.
  • D. perceber comprometimento.

Existem práticas que colaboram para a ocorrência de um acidente de trabalho, como a falta de cuidado ou displicência quando da realização de um trabalho ou função, ou seja, ignorar o que deveria ter sido providenciado para que um serviço fosse concluído. Essa prática refere-se à

  • A. negligência.
  • B. imperícia.
  • C. imprudência.
  • D. impaciência.

Em relação a treinamento e desenvolvimento das pessoas na organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A reciclagem tem como finalidade básica rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.
  • B. O treinamento de aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas tornam-se trabalhadores qualificados, geralmente por meio de uma combinação de aprendizagem formal de longo prazo e treinamento no trabalho.
  • C. O treinamento que a organização oferece aos colaboradores como um campo de conhecimento ou prática específica dentro de uma área de trabalho para a otimização dos resultados refere-se à formação profissional.
  • D. A avaliação do treinamento em nível do aprendizado é a verificação prática do que foi assimilado durante o módulo de treinamento, comparado ao resultado que se vinha obtendo antes do treinamento.
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