Questões de Administração

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Analise as afirmativas a seguir sobre recrutamento e seleção de pessoas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A escolha de pessoas para participar de uma equipe de trabalho está diretamente relacionada a políticas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e plano de carreira da organização.

( ) O processo de captação consiste em dimensionar quantas pessoas serão necessárias à empresa, ou a uma parte dela, para que possa desenvolver suas atividades e alcançar seus objetivos.

( ) Para formular um perfil, basta entender a contribuição que o novo contratado oferecerá à equipe.

( ) O processo de recrutamento consiste em atrair candidatos de acordo com um determinado perfil previamente estabelecido, o que pode ser executado por anúncios em jornal e outros meios.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F F V
  • B. F V F V
  • C. F V V F
  • D. V F V F

Mapear um processo significa documentar explicitamente os passos pelos quais os fluxos transformados (de informações, materiais e / ou pessoas) passam entre os estágios de “entrada” e “saída”.

Sobre ferramentas para mapeamento de processos, no contexto da gestão de redes de suprimento, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo do mapeamento do fluxo de valor (value stream mapping) é uma variação do mapeamento de processos que enfatiza a aplicação de princípios de operações enxutas.

II. O objetivo dos diagramas de processo é o mapeamento de todas as fases de um processo produtivo de uma forma simples e de rápida visualização e entendimento.

III. O service blueprint (mapeamento de serviços) é uma ferramenta similar aos diagramas de processo, mas mostra onde (em quais funções) as atividades são realizadas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Para Rhinesmith, citado por Vergara (2003), competência é uma capacidade específica de executar a ação em um nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o feito desejado.

Entre as competências elencadas por Rhinesmith, é correto afirmar que a gestão da complexidade:

  • A. se condiciona à capacidade de coletar informações em uma base global e utilizá-las.
  • B. diz respeito à capacidade de lidar com muitos interesses concorrentes, contradições e conflitos.
  • C. está relacionada à flexibilidade e à disposição para a mudança.
  • D. se refere à capacidade para lidar com múltiplas habilidades funcionais, níveis diferenciados de experiências e múltiplas origens culturais.

São duas as estratégias de compras: a verticalização, que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir, e a horizontalização, em que a empresa compra de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente desvantagens da adoção da estratégia de verticalização.

  • A. Aumento da estrutura da empresa, menor controle tecnológico, maior investimento.
  • B. Deixar de auferir lucro do fornecedor, menor controle tecnológico, aumento da estrutura da empresa.
  • C. Maior exposição, menor controle tecnológico, menor flexibilidade (perda de foco).
  • D. Maior exposição, menor controle tecnológico, menor flexibilidade (perda de foco).

No contexto da gestão e coordenação de estoques, as várias razões para o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e de demanda em diferentes pontos de qualquer operação leva a diferentes tipos de estoque.

O tipo de estoque que ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer simultaneamente todos os itens que produzem é denominado estoque de:

  • A. antecipação.
  • B. canal.
  • C. ciclo.
  • D. proteção.

Problemas e situações variam muito em termos de natureza, urgência e impacto sobre a organização, acarretando diferentes tipos de decisões e permitindo aos gerentes definir quanta energia e tempo dedicar a cada uma delas.

No caso da compra de um produto com base no preço, sem considerar a qualidade, ou inversamente quando se dá preferência à qualidade, não importando o quanto custa, é correto afirmar que esse é um exemplo de decisão do tipo:

  • A. administrativa.
  • B. operacional.
  • C. otimizada.
  • D. satisfatória.

Segundo Maximiano (2004), no contexto do trabalho de Robert L. Katz, são consideradas categorias das habilidades gerenciais, EXCETO:

  • A. Habilidade conceitual.
  • B. Habilidade empresarial.
  • C. Habilidade humana.
  • D. Habilidade técnica.

Sobre teorias administrativas e organizações contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.

I. O custo das transações ocorre durante um intercâmbio econômico, como quando a maioria das pessoas que compra ações deve pagar também o custo do agente intermediador do processo.

II. Uma crítica à teoria institucional é que se trata de um modelo determinista e simplista, que interpreta o ambiente como desprovido de atores humanos, uma vez que não aborda o processo gerencial.

III. Segundo a teoria institucional, as organizações são cada vez mais homogêneas – isomórficas – no interior dos campos organizacionais compostos por organizações que, em sua totalidade, constituem uma área reconhecida da vida institucional.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Avalie se as afirmativas a seguir, relativas à reengenharia, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.

 Tenta negociar uma renovação moderada, que considere as estruturas e os procedimentos atuais e os melhore paulatinamente, sem inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

 Reorienta o foco para os processos; seus três componentes básicos são pessoas, TI e processos.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. F, F e F.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, F e V.
  • E. V, V e V.

Uma das principais características de uma organização é que a atuação por meio de processos. Pode-se definir um processo como

  • A. um grupo lógico de atividades desnecessárias ao perfeito funcionamento da empresa, cujos órgãos executores não precisam ser especificados.
  • B. uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos, sem valor agregado, usados para fins genéricos por seu receptor.
  • C. um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.
  • D. uma sequência de acontecimentos, geralmente não repetitivos e não inter-relacionados, que produzem resultados aleatórios.
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