Questões de Administração

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A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Ambas diferem, pois

  • A. a autoridade formal é ilimitada no espaço organizacional.
  • B. os limites da liderança extrapolam a área de influência do líder.
  • C. um agente público que exerce poder de polícia não precisa exercer liderança informal para o cumprimento de suas tarefas.
  • D. a liderança tem duração que extrapola a utilidade do líder para o grupo de seguidores.
  • E. em uma associação informal o exercício da liderança informal requer a existência de um cargo com autoridade formal.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a característica descrita e o tipo de liderança associado.

  • A. O líder não faz qualquer tentativa de avaliar os processos – liderança democrática.
  • B. A divisão das tarefas fica a critério do grupo – liderança autocrática.
  • C. O líder determina providências para a execução das tarefas – liderança liberal.
  • D. As decisões são tomadas sem a participação do líder – liderança liberal.
  • E. O líder é pessoal nos elogios e nas críticas – liderança autocrática.

Sobre a Moderna Gestão de Pessoas, analise as afirmativas.

I - O principal objetivo é auxiliar a organização a atingir suas metas.

II - Prepara e capacita continuamente as pessoas e reconhece os esforços desempenhados.

III - A felicidade da organização ao atingir seus objetivos acaba, consequentemente, gerando a satisfação dos funcionários.

IV - Manter políticas éticas, abertas a todos, transparência, confiabilidade e participar de programas voluntários de comportamento socialmente responsável são demandas da empresa para com os que nela trabalham.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

Muitas organizações utilizam técnicas contábeis e estatísticas para calcular os custos e benefícios da função de RH. Nesse contexto, busca-se avaliar a eficácia da função de administração de recursos humanos na organização, tomando por base, entre outros critérios, medidas indiretas de avaliação dos funcionários, como, por exemplo,

  • A. custos laborais por unidade de resultados.
  • B. rotatividade do pessoal e absenteísmo.
  • C. adequação à missão e objetivos organizacionais.
  • D. pesquisas de atitude e de perfil comportamental.
  • E. cultura e clima organizacional.

O processo de descentralização da administração de recursos humanos dessas atividades introduziu um novo paradigma, atribuindo aos gestores determinadas responsabilidades pelos recursos humanos alocados a suas unidades e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas funções estratégicas, de consultoria e assessoria, que corresponde

  • A. ao modelo assistencial.
  • B. ao modelo focal.
  • C. ao planejamento diretivo.
  • D. à função de staff.
  • E. à condução assistida.

Assinale a alternativa correta sobre a identificação dos efeitos perversos da gestão de pessoas a serem evitados.

  • A. Desarticulação com as pessoas: existem muitas formas para interpretar e utilizar os novos conceitos, tais como: competência e complexidade. A articulação entre os conceitos e a prática é fundamental para sustentar a coerência da gestão de pessoas pela organização. A ausência dessa articulação tem gerado práticas de gestão de pessoas tradicionais revestidas de modernismos. Ou seja, as organizações têm um discurso moderno de gestão de pessoas e uma prática retrógrada. Neste caso, o discurso não consegue se sustentar no tempo e os conceitos são desacreditados
  • B. Exploração do trabalhador: os conceitos e práticas modernas de gestão são mais eficientes para gerar o comprometimento do trabalhador com a organização e/ou negócio. Esse maior comprometimento permite obter mais dedicação, produtividade e empenho do trabalhador sem que necessariamente seja oferecida uma contrapartida vantajosa, como, por exemplo: exigir padrões mais elevados de entrega, sem que haja qualquer tipo de valorização e/ou desenvolvimento desse trabalhador, ampliar o nível de exposição e o risco profissional da pessoa sem que ela tenha qualquer suporte político e/ou econômico para tanto, etc
  • C. Desarticulação conceitual: o modelo de gestão de pessoas adotado tem pouco compromisso com os objetivos estratégicos da organização e/ou negócio. Nesse caso, o modelo de gestão não irá sobreviver por muito tempo, trazendo uma série de problemas nas relações entre as pessoas e a organização. Esses problemas não têm canal para sua vazão através dos processos de gestão de pessoas, uma vez que o modelo não tem sustentação. Os problemas crescem em número e densidade, provocando fissuras na relação entre pessoas e organização. Essas fissuras podem gerar a perda de pessoas importantes para a organização, movimentos grevistas, falta de comprometimento
  • D. Descolamento estratégico: o modelo de gestão, embora alinhado com os objetivos estratégicos da organização, está desarticulado em relação às expectativas e necessidades das pessoas. Nesse caso, as práticas de gestão de pessoas não têm credibilidade junto a elas e por isso também não conseguem se sustentar no tempo. Por não possuírem a legitimidade necessária, não conseguem dar vazão aos problemas gerados na relação entre as pessoas e a organização

Considerando que no âmbito da GestaÞo de Pessoas, convém naÞo apenas definir conceitos baìsicos, mas também estabelecer um sistema conceitual que lhes confira coerência, assinale a alternativa correta.

  • A. Desenvolvimento gerencial: é o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem (intencionais e propositais) em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização em um especifico período, para oferecer a oportunidade de melhora do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividades: desenvolvimento gerencial, desenvolvimento pessoal, treinamento e educação
  • B. Desenvolvimento pessoal: é o conjunto organizado de ações educacionais no sentido de desenvolver habilidades e competências gerenciais, como liderança, motivação, condução de equipes e, sobretudo, gestão dos processos de Gestão de Pessoas
  • C. Desenvolvimento organizacional: são as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional
  • D. Treinamento: são as experiências organizadas de aprendizagem e centradas na posição atual da organização, aumentando a possibilidade do funcionário desempenhar melhor suas atuais responsabilidades

Há vários métodos para descrição e análise de cargos. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. No método da observação direta, o contato direto e verbal com o executante permite a obtenção de dados relevantes para a análise.
  • B. O método do questionário, além de mais dispendioso, requer mais tempo e pessoal para sua aplicação.
  • C. No método da entrevista, tanto a participação do analista quanto a do ocupante de cargo na coleta de dados é passiva.
  • D. Um dos métodos mistos mais utilizados é o de questionário e entrevista com o ocupante e observação direta com o superior.
  • E. O questionário deve ser montado pelo analista e preenchido pelo superior ou pelo ocupante.

“Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, político e organizacional.” Acerca do exposto, NÃO é correto afirmar que

  • A. lidar com o conflito implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização.
  • B. os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
  • C. para lidar com conflitos é importante conhecê-los, saber qual é a sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.
  • D. os dois únicos fatores que podem influenciar o surgimento do conflito dentro das organizações são as questões relacionadas ao trabalho e à estrutura organizacional.

Considerando a questão do conflito nas organizações, pode‐se constatar que ao longo dos anos, três perspectivas evoluíram com relação à forma de ver o conflito nas organizações: a perspectiva na visão racional, na visão humanística e na visão interacionista. Considerando as perceptivas citadas, analise as afirmativas a seguir.

I. “Na perspectiva ___________________, o conflito aparece como inevitável, mas é o caráter emotivo e subjetivo que prejudica a organização. De acordo com este modelo, o conflito é de natureza perpétua e é provocado pela incompatibilidade, inaceitabilidade, ou incerteza subjetiva das escolhas que confrontam as partes.”

II. “Na perspectiva ___________________, o conflito aparece ao mesmo tempo como inevitável e plenamente funcional, pois a organização é submetida a um processo constante de adaptação. Segundo o nível de incerteza a tratar, pode‐se revelar eficaz aplainar as diferenças, ou poderá ser desejável encorajar as divergências suscetíveis de melhorar a solução final.”

III. “Na perspectiva ___________________, o conflito é estimulado com base no fato de que uma organização harmoniosa, pacífica, tranquila e cooperativa tem a tendência de se tornar estática, apática e indiferente às necessidades de mudança e inovação. Em consequência, a principal contribuição desta abordagem é que ela estimula os administradores a manter um nível mínimo contínuo de conflito.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. racional / humanista / interacionista
  • B. humanista / interacionista / racional
  • C. interacionista / racional / humanista
  • D. humanista / racional / interacionista
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