Questões de Administração

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Atualmente, as empresas e seus clientes vivem em um mundo em constante transformação. A velocidade com que o mundo se integrou nas últimas décadas é surpreendente, graças à inserção e à disponibilidade de novas tecnologias de comunicação e de informação no mercado global, o que contribuiu para uma maior abrangência e eficiência do comércio. Dessa forma, é muito comum que as pessoas consumam bens que são produzidos a milhares de quilômetros de suas residências, mas para que isso se tornasse uma realidade, a contribuição da logística foi fundamental e, provavelmente, quanto maior for o nível de complexidade do comércio no futuro, maior também será a importância da logística. O processo logístico é composto por atividades primárias e atividades de apoio. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1.
  • B. 2, 2, 1, 2, 1, 2, 1.
  • C. 1, 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 1, 2, 2, 1.

Na logística, um dos aspectos de maior importância e que merece um acompanhamento constante pelos gestores é o nível de serviço. Isto acontece porque nos últimos anos, os clientes estão cada vez mais exigentes e não se satisfazem apenas com a entrega do produto em si, mas com diversos outros elementos que afetam diretamente o grau de satisfação do cliente com o produto. Sobre os diversos elementos que compõem o nível de serviço logístico (antes, durante e depois da entrega do produto), relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Elementos de pré-transação.

2. Elementos de transação.

3. Elementos de pós-transação.

( ) Seleção do modal de transporte, tempo de entrega, condições e exatidão do produto na entrega ao cliente, disponibilidade de estoque etc.

( ) Estabelecimento de políticas de nível de serviço (prazo de entrega após o pedido, política de devoluções, métodos de despacho etc.).

( ) Instalação do produto, garantias, reparo e reposição temporária, rede de assistência técnica etc.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 3, 1, 2.

Após a realização do diagnóstico de competências, em uma organização pública, identificou-se que as competências de um departamento foram classificadas como emergentes, transversais e gerenciais.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta dos atributos utilizados para classificar as competências identificadas na situação hipotética apresentada.

  • A. relevância, papel ocupacional e amplitude
  • B. amplitude, relevância e papel ocupacional
  • C. amplitude, papel ocupacional e relevância
  • D. papel ocupacional, amplitude e relevância
  • E. relevância, amplitude e papel ocupacional

A gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo a alguns outros instrumentos tradicionais usados pelas organizações, objetivando o gerenciamento das lacunas entre as competências estratégicas para a consecução dos objetivos organizacionais e aquelas efetivamente disponíveis na organização. Para identificação dessas lacunas, ou gaps, faz-se o mapeamento de competências, utilizando, entre outras ferramentas,

  • A. o Ciclo PDCA.
  • B. a matriz SWOT.
  • C. o Diagrama de Ishikawa.
  • D. o grupo focal.
  • E. a pesquisa de mercado.

O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Os agentes de mudança utilizam as abordagens de desenvolvimento organizacional para fazer intervenções na organização, entre as quais NÃO se inclui

  • A. o treinamento da sensitividade.
  • B. a análise transacional.
  • C. as reuniões de confrontação.
  • D. a retroação de dados.
  • E. o mapeamento de competências.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 2, 1
  • B. 3, 1, 2
  • C. 2, 1, 3
  • D. 1, 3, 2

O conhecimento em Administração é produzido

  • A. por meio do experimento e da comprovação estatística oriundos de métodos e técnicas científicos.
  • B. pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e seus colaboradores e da aplicação de métodos científicos.
  • C. por relatos da experiência empírica em todos os tipos de organizações.
  • D. pela disseminação e aplicação dos conhecimentos descritivos e prescritivos.

A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):

I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.

II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.

III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

Com referência a teorias de estilos de liderança, assinale a opção correta.

  • A. Nas teorias de estilos de liderança estão: a teoria de Lewin, a mais reconhecida no estudo de lideranças, e os estilos autocrático, democrático e liberal.
  • B. Como seu foco converge para as condições em que a liderança se manifesta, a teoria bidimensional está excluída da classificação de teoria de estilo de liderança.
  • C. Os traços de personalidade predominam como elemento central da liderança.
  • D. As teorias de estilos de liderança são também conhecidas como teorias contingenciais de tarefas.
  • E. As teorias de estilos de liderança desconsideram a aprendizagem de liderança e concentram-se somente no líder nato.

Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo

  • A. carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
  • B. liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
  • C. consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
  • D. benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
  • E. democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.
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