Questões de Administração

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O processo de tomada de decisões no âmbito de uma organização pressupõe o exame cuidadoso da situação, o mapeamento dos critérios relevantes, a identificação das alternativas viáveis e, por fim, a escolha da mais adequada. Nesse contexto,

I. tendo em vista que a racionalidade do tomador é limitada, a decisão racional demanda esforço para simplificar situações complexas.

II. a tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas e não tem lugar quando existe alto nível de incerteza.

III. o processo de tomada de decisão consensual conjuga, de forma equilibrada, o processo racional e o intuitivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. II.
  • D. I.
  • E. III.

A tomada de decisão e o processo de tomar decisões são tarefas características do gestor e correspondem à escolha entre alternativas ou possibilidades, com vistas a resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse sentido, de acordo com categorização de autores consagrados, quanto aos diferentes tipos de decisões no âmbito de uma organização, quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo

  • A. padronizada.
  • B. programada.
  • C. consultiva.
  • D. normativa.
  • E. prescritiva.

Uma organização pode ser comparada com um sistema dividido em quatro partes: as entradas, o processo, a saída e o feedback. A primeira parte deste sistema, as entradas, é evidentemente de suma importância para o funcionamento de uma empresa, visto que é nelas que estão concentrados todos os recursos necessários para os processos administrativos e de produção. Estes recursos são adquiridos por um setor responsável por gerenciar todo o processo de compra, mas que não deve agir de forma isolada, mas, sim, de forma integrada com os demais setores organizacionais. Sobre a integração do setor de compras com os demais setores organizacionais, no que se refere à troca de informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Marketing e vendas: análise dos contratos, pareceres sobre processos de compras e assessoria jurídica.
  • B. Qualidade: necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoques disponíveis.
  • C. Jurídico: informação sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, e-mail, intranet, extranet e softwares de compras.
  • D. Contabilidade e finanças: custo das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento.

Acerca da gestão do conhecimento e da gestão por competências nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. A gestão do conhecimento e a gestão por competências baseiam-se na sinergia entre conhecimento, habilidades e atitudes e a estratégia da organização.
  • B. A gestão do conhecimento associa o conhecimento às habilidades, mas o desassocia das atitudes dos indivíduos na execução de tarefas e atividades.
  • C. A gestão do conhecimento fundamenta-se no reconhecimento da capacidade dos indivíduos para agir em diferentes situações profissionais.
  • D. A gestão do conhecimento e a gestão por competências exercem influência sobre processos e resultados individuais, coletivos e organizacionais.
  • E. A gestão por competências exclui a aprendizagem formal como elemento de sustentação das capacidades organizacionais.

A abordagem acerca do comportamento organizacional comporta três níveis de análise, partindo do nível básico do indivíduo, passando pelo grupo e chegando ao nível do comportamento organizacional propriamente dito. Existem alguns fatores chaves que balizam tal análise, correspondentes

  • A. aos padrões gerenciáveis, que comportam intervenções, a exemplo do absenteísmo.
  • B. às variáveis independentes, que escapam ao controle do indivíduo, tal como rotatividade.
  • C. às variáveis dependentes, que se pretende explicar e prever, a exemplo da produtividade.
  • D. aos eventos exógenos, que não são considerados padrões ou variáveis, como a satisfação com o trabalho.
  • E. aos padrões não gerenciáveis, como a cultura organizacional.

Assinale a alternativa correta sobre a noção de pressuposições básicas entre os elementos do comportamento organizacional.

  • A. São os valores relevantes, que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem
  • B. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e constituem o segundo nível da cultura
  • C. São as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam
  • D. Constituem o primeiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto

Em serviços de informação, os indicadores de desempenho qualitativos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os indiretos são aqueles que

  • A. refletem o valor agregado pelo profissional da informação.
  • B. estão ligados à qualidade e ao número de fontes de informação escolhidas.
  • C. representam a medida de notoriedade do serviço.
  • D. estão ligados à satisfação do usuário.
  • E. podem ser definidos por uma unidade de contagem.

Existem vários métodos de avaliação de desempenho de um funcionário em uma organização. Sobre esse assunto leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O método dos Incidentes Críticos trata de um sistema baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentando nas linhas os fatores de avaliação do desempenho e nas colunas o grau de satisfação.

II. O método da Escolha Forçada é o método desenvolvido por especialistas das Forças Armadas Americanas e baseia-se no fato de que no comportamento humano existem características externas capazes de levar a resultado positivo ou negativo.

  • A. Todas as afirmações estão corretas.
  • B. Nenhuma das afirmações está correta.
  • C. Somente a afirmação I está correta.
  • D. Somente a afirmação II está correta.

A avaliação de desempenho é essencial para se saber como os trabalhos estão sendo realizados e verificar se são necessárias correções. Uma das principais razões que explicam a preocupação com a avaliação do desempenho é

  • A. justificar uma demissão.
  • B. identificar os pontos fortes e frágeis, que não devem ser do conhecimento do empregado.
  • C. investigar que tipo de exigência de ingresso a empresa deve estabelecer.
  • D. verificar qual é o grau de descontentamento do empregado com o salário.
  • E. conhecer a percepção do grupo em relação a cada empregado, sem que o empregado tenha acesso a essas informações.

Execução da Administração Financeira e Execução da Dívida Ativa são

  • A. classes do grupo de contas Controles Devedores.
  • B. grupos classes do grupo de contas Controles Devedores.
  • C. subgrupos do grupo de contas Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.
  • D. classes do grupo de contas Variação Patrimonial Aumentativa.
  • E. grupos da classe de contas Controles Credores.
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