Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na fase do planejamento do ciclo PDCA,

  • A. realiza-se uma verificação bem detalhada do alcance dos objetivos.
  • B. os resultados obtidos são monitorados e confrontados com os resultados previstos no planejamento.
  • C. é necessário realizar todas as atividades que foram previstas no plano de ação.
  • D. é necessário executar as ações previstas nas avaliações e nos relatórios relativos aos processos e, quando necessário, traçar novos planos de ação para melhorar ou padronizar esses processos.
  • E. são estabelecidos os objetivos e definidas as metas para a execução do plano de ação.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da metodologia para medição de desempenho organizacional que busca avaliar, medir e otimizar o desempenho empresarial por intermédio de um conjunto de medidas agrupadas em quatro dimensões: a financeira, os clientes, os processos internos e o conhecimento/aprendizado.

  • A. MVA (Market Value Added)
  • B. BSC (Balanced Scorecard)
  • C. EVA (Economic Value Added)
  • D. SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
  • E. BI (Business Intelligence)

Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde

  • A. à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
  • B. ao grau de esforço dispendido pelo indivíduo para obtenção de determinado resultado, que varia de acordo com a escala de expectativas individuais.
  • C. à tensão existente entre a inércia e o início do processo para obtenção do resultado, e que leva ao início do ciclo motivacional.
  • D. ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.
  • E. à quantidade ou grau da recompensa necessária para induzir determinado comportamento em um indivíduo.

A motivação humana está entre os fatores internos e externos e que influenciam no comportamento. Este é explicado pelo ciclo motivacional, que se completa com a satisfação, frustração ou compensação das necessidades humanas. No método de Herzberg há fatores motivacionais e higiênicos. Assinale a alternativa abaixo que contém um fator motivacional.

  • A. Relações interpessoais, supervisão, colegas e subordinados.
  • B. Políticas administrativas e empresariais.
  • C. Condições físicas: salário e vida pessoal.
  • D. O trabalho em si, responsabilidade, progresso e crescimento.

A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento. Uma das abordagens adotadas em tal metodologia preconiza que os processos de negócio de uma organização

  • A. se restringem ao sistema de gerenciamento informatizado utilizado.
  • B. correspondem ao workflow, assim entendido como sistema de gerenciamento de desempenho.
  • C. podem ser redesenhados e otimizados ainda que já padronizados.
  • D. constituem um sistema fechado que não comporta modificações.
  • E. são classificados de acordo com seu nível de maturidade.

Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. Que atividades são identificadas como primárias para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço?

  • A. Transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
  • B. Planejamento de rotas, entrega ao cliente final e pós-venda.
  • C. Fluxo de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e pós-venda.
  • D. Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.

Um dos requisitos que contribuem de forma substancial para o sucesso de uma operação logística é a escolha do local para a instalação de novos depósitos. A escolha de um local inadequado impactará os custos de toda a operação; por isso é essencial que a empresa elabore um projeto que analise as principais variáveis que afetam a escolha deste local. Sobre as principais variáveis que devem ser consideradas em um projeto para a escolha de um local para a instalação de um depósito, incluem-se, EXCETO:

  • A. Custo de preparação do terreno e da construção.
  • B. Tempo-padrão e modelo de arranjo físico da produção.
  • C. Disponibilidade de mão de obra local e potencial para expansão.
  • D. Atitude da comunidade e do governo local com relação ao empreendimento.

É essencial para eficiência do processo logístico, que as empresas tenham um sistema interno organizado em todas as etapas relacionadas ao manuseio de matérias-primas, produtos acabados ou inacabados no interior de suas instalações. A existência de um sistema organizado atua diretamente na redução de custos, na otimização da movimentação e na utilização dos espaços, visando, sobretudo, um melhor atendimento aos seus clientes. Sobre alguns dos princípios a serem observados na movimentação de materiais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Princípio do melhor espaço: um melhor aproveitamento dos espaços verticais auxilia na redução de áreas de armazenagem e, consequentemente, nos custos.
  • B. Princípio ambiental: é necessário considerar os possíveis impactos ao meio ambiente, tais como poluição, uso demasiado de energia, desperdícios etc, fazendo o possível para reduzi-los.
  • C. Princípio da ergonomia: é necessário respeitar a capacidade e as limitações humanas no que se refere à organização das tarefas a serem desempenhadas pelas pessoas e nos equipamentos a serem utilizados.
  • D. Princípio da redução do custo: é a redução do custo a qualquer custo; em outras palavras, a redução dos gastos é prioridade mesmo que para isso outros aspectos como segurança, eficiência ou meio ambiente sejam prejudicados.

O transporte é uma das atividades mais importantes da atividade logística, pois consome cerca de um a dois terços de todos os custos envolvidos neste processo. Desta forma, é muito importante que as empresas que atuam no setor logístico, sejam muito criteriosas no processo de escolha do melhor modal de transporte a ser utilizado para a movimentação de suas mercadorias. Com relação aos modais de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ferroviário: é considerado um transporte lento, utilizado usualmente para a movimentação de matérias-primas ou produtos manufaturados, possui baixo valor de frete e é indicado para longas distâncias.
  • B. Rodoviário: é o modal de transporte mais utilizado no Brasil e o mais competitivo no mercado de pequenas cargas, com entrega porta a porta. É indicado para a movimentação de mercadorias fracionadas, acabadas ou semiacabadas.
  • C. Dutoviário: é considerado um dos modais de transporte mais rápidos e menos produtivos, ficando em funcionamento 24 horas por dia; no entanto, é muito suscetível a fatores meteorológicos. Sua construção demanda baixo investimento e alto custo operacional.
  • D. Aeroviário: é considerado um transporte caro, porém o seu custo elevado é compensado pela agilidade e rapidez na movimentação das mercadorias. É um transporte seguro, não sendo necessária a utilização de embalagens reforçadas. Demanda a necessidade de transporte terrestre para complementar a entrega do produto ao destino final.

Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico. Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo”, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja, como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.

( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.

( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. F, F, V.
  • D. F, F, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...