Questões de Administração

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Oliveira (2013) propõe um esquema básico do sistema de informações gerenciais, no qual, para efeito da elaboração do plano, a empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.

No contexto da decomposição das áreas funcionais, são consideradas funções básicas da administração da produção, EXCETO:

  • A. Fabricação.
  • B. Manutenção.
  • C. Qualidade.
  • D. Distribuição.

Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre descentralização e delegação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A descentralização é mais estável no tempo, ao passo que a delegação é menos estável no tempo.

( ) A descentralização está ligada ao cargo, enquanto a delegação está ligada à pessoa.

( ) Enquanto a delegação, geralmente, atinge vários níveis hierárquicos, a descentralização atinge somente um nível hierárquico.

( ) Na delegação, a atuação é menos pessoal, ao contrário da descentralização, em que a atuação é mais pessoal.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F F
  • B. F V F F
  • C. F V V F
  • D. V F V V

A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:

  • A. o linear e o orgânico.
  • B. o departamentalizado e o inovador.
  • C. o mecanicista e o orgânico.
  • D. o formalizado e o inovador.
  • E. o estruturado e o dinâmico.

A respeito dos diversos fatores situacionais que influenciam a escolha dos parâmetros de design organizacional, e vice-versa, assinale a alternativa correta.

  • A. Quanto maior a organização, menor o tamanho de sua unidade média.
  • B. Quanto mais regulado o sistema técnico, menos formalizado é o trabalho operacional.
  • C. Quanto mais estável o ambiente organizacional, mais orgânica é a sua estrutura.
  • D. Quanto mais complexo o ambiente de uma organização, mais centralizada é a sua estrutura.
  • E. Quanto maior o controle externo de uma organização, mais centralizada e formalizada é sua estrutura.

Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.

( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.

( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V – V.
  • B. V – F – F – V – V.
  • C. V – V – V – F – V.
  • D. F – V – F – V – F.
  • E. V – F – V – F – F.

As grandes organizações, ao longo do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade, têm evoluído. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de organização tradicional, o de organização moderna e o de organização contemporânea, pode-se afirmar:

I. Organização tradicional: de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista e burocrático.

II. Organização contemporânea: caracterizada por um quadro sistêmico, comportamental e orgânico.

III. Organização moderna: erigida sob a influência de tempos mais turbulentos, com a globalização, a estonteante taxa de crescimento da tecnologia e o acirramento da concorrência, para melhor agradar aos clientes, obrigando as empresas a firmarem parcerias com fornecedores e a motivarem os empregados, para poderem atingir, enfim, a excelência empresarial.

  • A. As alternativas I e II estão corretas.
  • B. Apenas a alternativa I está correta.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está correta.
  • E. As alternativas I, II e III estão corretas.

 Algumas desvantagens estão presentes no modelo de departamentalização por produto. Analise assertivas abaixo:

I. Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.

II. Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos.

III. É indicada para circunstancias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto. Pode-se considerar como desvantagens desse modelo:

  • A. As Alternativas I e II.
  • B. As Alternativas I e II.
  • C. Apenas a alternativa II.
  • D. Apenas a alternativa III.
  • E. As alternativas I, II e III.

Segundo Maximiano (2007), a adoção de prática de centralização possui desvantagens, quais sejam:

I. Desestímulo à criatividade.

II. Perda de uniformidade.

III. Comunicação dispersa.

IV. Dependência hierárquica para tomar decisões.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas II, III e IV.

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. As organizações atuais têm buscado a modernização de suas estruturas organizacionais em virtude da mudança na relação de trabalho entre gestores e colaboradores. Desse modo, uma alternativa para a melhoria das relações de trabalho seria eliminar modelos autocráticos de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue os itens subsecutivos. A metodologia 5S possui como base cinco princípios para otimizar a organização do trabalho e o princípio Seiton refere-se à importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente, correspondendo ao senso de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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