Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Suponha que os dados abaixo, relativos a determinado exercício, se refiram a itens de materiais no almoxarifado de uma entidade:

-estoque inicial: 50 unidades, inventariadas a R$ 5.000,00 (valor total);

-estoque final: 60 unidades, inventariadas a R$ 9.000,00 (valor total);

-número de unidades requisitadas no exercício: 300 (25 por mês);

-valor das unidades requisitadas: R$ 42.000,00.

Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.

  • A. O giro do estoque, calculado pelos respectivos custos, foi de seis vezes/ano.
  • B. O giro do estoque, calculado pelas respectivas quantidades, foi de seis vezes/ano.
  • C. O tempo médio de rotação do estoque (físico) foi de 1,2 mês.
  • D. O antigiro (taxa de cobertura) corresponde a dois meses.
  • E. O giro do estoque é sempre igual ou superior a um.

Técnica que se aplica a determinadas situações, nas quais há um resultado a ser alcançado dentro de restrições de tempo e custo. Processo de tomar decisões para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. O texto refere-se à

  • A. Administração de Processos.
  • B. Administração Logística.
  • C. Administração de Projetos.
  • D. Administração Estratégica.

O conceito de maturidade, no gerenciamento de projetos, está atrelado ao aprendizado oriundo de projetos anteriores voltados à melhoria de suas práticas e à sua padronização. O modelo de maturidade proposto pela ESI International (Project Framework) propõe cinco níveis de maturidade e concentra a análise APENAS nos seguintes componentes:

  • A. comunicação e processos.
  • B. processos e tecnologia.
  • C. pessoas, processos e tecnologia.
  • D. comunicação, tecnologia e inovação.
  • E. inovação e comunicação.

Não são todas as atividades executadas no âmbito de uma estrutura organizacional que podem ser caracterizadas como um projeto. Algumas características são necessárias para que determinado esforço ou ação configure efetivamente um projeto, entre as quais, a

  • A. temporalidade, dado que todo o projeto tem um início e um fim definidos.
  • B. complexidade, pois somente resultados sofisticados justificam a persecução por meio de um projeto.
  • C. padronização, pois todo o projeto busca a melhoria de processos de trabalho.
  • D. externalidade, na medida em que os projetos devem ser conduzidos por pessoas de fora da estrutura.
  • E. unicidade, dado que sua condução deve ser feita pela alta direção da organização.

Com relação às fases de um projeto, considere:

I. A fase de elaboração ou preparação se fundamenta em um diagnóstico e na oportunidade de intervenção.

II. A fase de desenvolvimento é o momento da prática, da efetiva realização do projeto.

III. A aprovação do projeto ocorre na fase de estruturação.

IV. Embora ocorra durante todo o processo de implementação, a avaliação tem, no momento de encerramento do projeto, a função de verificar em que medida se atingiram os resultados previstos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro contém os tipos de obstáculos e condicionamentos para a gestão de projetos em serviços de informação e, o segundo, os exemplos de situações que os tipificam:

I. Cultural.

II. Prestígio.

III. Organizativo.

a. A dependência do chefe funcional e do gerente de projeto pode se converter em motivo de desgosto para os membros da equipe, especialmente em situações de conflito entre os objetivos do projeto e os da unidade de informação.

b. O conhecimento sobre os princípios, os métodos e as técnicas de gestão de projetos não existe ou é escasso.

c. Algumas figuras temem ser obrigadas a revelar-se, a manifestar seus próprios limites e a se colocar em jogo profissionalmente.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-c, II-a, III-b.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-a, II-b, III-c.
  • E. I-c, II-b, III-a.

Considerando que as partes interessadas no projeto podem assumir vários papéis assinale a alternativa correta sobre eles.

  • A. Coordenador funcional é a pessoa ou grupo responsável pela solicitação do produto, serviço ou resultado do projeto, devendo informar as necessidades, expectativas, requisitos e aprovar as entregas
  • B. Líder de projeto é a pessoa ou grupo que fornece apoio político e/ou recursos financeiros para a realização do projeto, esclarecendo dúvidas sobre o escopo e exercendo influência sobre outras pessoas para beneficiar o projeto
  • C. Comitê de mudanças é o grupo constituído de partes interessadas responsáveis pela revisão, avaliação, aprovação e rejeição de mudanças realizadas pelo projeto
  • D. Patrocinador é a pessoa designada pela organização responsável pelo gerenciamento para atingir os objetivos definidos

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

II. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, agrupados em 5 grupos de processos.

  • A. Somente a afirmação I está correta.
  • B. Somente a afirmação II está correta.
  • C. Nenhuma das afirmações está correta.
  • D. Todas as afirmações estão corretas.

Sobre marketing, considere:

I. Marketing global ocorre quando as organizações tratam o mundo inteiro como o foco para o planejamento e a implementação do marketing. I

I. Produtos que podem ser distribuídos eletronicamente devem considerar os meios de comunicação tradicionais como canais de marketing para atingir consumidores.

III. O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a organização usa para atingir seus objetivos com o públicoalvo.

IV. Para o marketing ser bem sucedido é necessário ter um produto certo à disposição, no lugar certo, na hora certa, e certificar-se de que os clientes tenham conhecimento do produto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

A definição

“Auxilia o gestor na descoberta de caminhos para a consecução de seus objetivos, possibilita a obtenção de informações e a análise do mercado e dos seus concorrentes, além de servir como instrumento balizador para execução e controle de ações.”

refere-se

  • A. ao controle de pessoal.
  • B. ao relatório de atividades.
  • C. ao diagnóstico organizacional.
  • D. ao plano de marketing.
  • E. à pesquisa de mercado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...