Questões de Administração

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A teoria clássica da administração, em que a filosofia da gestão é baseada nos tempos e movimentos, prevendo o rendimento máximo do trabalhador, é um princípio norteador observado no:

  • A. taylorismo;
  • B. fordismo;
  • C. fordismo;
  • D. taylorismo e fordismo;
  • E. fordismo e humanismo.

A Teoria da Administração Científica, que teve como principal expoente o americano Frederick Taylor, preconizava que o ato de administrar deveria ser estudado cientificamente e não se dar de maneira empírica. A improvisação deveria dar lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. A isso, Taylor denominou Organização Racional do Trabalho (ORT). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta característica correspondente à escola de administração científica.

  • A. O comportamento das pessoas dentro da organização está condicionado aos fatores higiênicos e motivacionais.
  • B. O colaborador é visto sob a ótica do homo economicus, que determina que toda pessoa é concebida e influenciada exclusivamente por recompensas salariais econômicas e materiais.
  • C. A ênfase da organização deve estar nas pessoas que a fazem e os relacionamentos pessoais devem ser incentivados.
  • D. A teoria da administração científica divide as organizações em três níveis: institucional, gerencial e técnico.
  • E. A administração científica pressupõe a adoção da informalidade nas relações pessoais da organização.

Como destaca Francisco Lacombe, citando James Mooney: organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum (In: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 21). No decorrer da história, sobrevieram diversas teorias para explicar a dinâmica das organizações, sendo a mais antiga, iniciada com os estudos do engenheiro Frederick Winslow Taylor, com ênfase na divisão do trabalho em tarefas elementares e a especialização das pessoas na execução dessas tarefas, visando obter ganhos de produtividade. Essa teoria corresponde à Escola

  • A. da Cadeia Escalar.
  • B. Estruturalista.
  • C. Divisional.
  • D. da Administração Científica.
  • E. do Critério Funcional.

A literatura sobre as Teorias da Administração destaca, ao abordar a evolução histórica do pensamento científico sobre as organizações, o conceito de centros de resultados, no qual lucro ou prejuízo são apurados para cada unidade, que pode ser organizada por produto, por área geográfica ou clientela. Tais conceitos descrevem a

  • A. Teoria da Contingência, desenvolvida por Joan Woodward.
  • B. Abordagem Sistêmica, idealizada pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy.
  • C. Escola Clássica, sustentada por Henri Fayol.
  • D. Abordagem Comportamental, inspirada nos estudos de Mary Parker Follet.
  • E. Estrutura Divisional, descrita por Alfred P. Sloan.

Assinale a alternativa correta sobre qual é o modelo de desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da administração científica no início do século XX. Taylor, Gantt e Gilbreth, que utilizaram princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados e treinar pessoas para obter a máxima eficiência possível.

  • A. Modelo clássico
  • B. Modelo humanístico
  • C. Modelo contingencial
  • D. Modelo filosófico

Considerando os princípios formulados na visão de Henry Ford sobre as características do trabalhador especializado na produção em massa, assinale a alternativa que indica uma característica não correspondente a tais princípios.

  • A. Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas
  • B. Posição variável dentro de uma sequência de tarefas
  • C. O trabalho vai atéì o trabalhador
  • D. As peças e máquinas ficam no posto de trabalho

Quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E consequentemente provocando aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isso, assegura-se que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, pois elas passam a constituir

  • A. a competência básica da organização, a sua principal desvantagem competitiva em um mundo globalizado, estável e de baixa concorrência.
  • B. a principal estratégia das empresas, pois em um mundo com características fechadas, onde a comunicação não flui entre as pessoas, o que mais prevalece são as atividades de exploração mineral.
  • C. a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
  • D. a competência extrajudicial da organização, em sua mais profunda atuação no mercado exterior e sem relações globalizadas.

Assinale a alternativa correta sobre a qual é a primeira etapa da construção do mapa sucessório.

  • A. Indicação inicial de pessoas cogitadas para o processo sucessório a partir dos resultados dos processos de avaliação
  • B. Reunião dos comitês de sucessão
  • C. Processo de avaliação de todas as pessoas consideradas aptas ou em condições de serem preparadas para ocupar posições críticas dentro da organização ou negócio
  • D. Discussão sobre a inclusão de pessoas na análise que não haviam sido pensadas previamente

As organizações, em geral, possuem uma estrutura muito bem definida, cada nível hierárquico possui um grau de autoridade e de responsabilidade necessários para o desempenho de suas funções administrativas. Para que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados, conforme o planejamento estratégico, é muito importante que a estrutura organizacional seja eficiente. Com relação aos níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Nível institucional.

2. Nível intermediário.

3. Nível operacional.

( ) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.

( ) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos.

( ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 3, 2, 1.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir.____________________, lógica gerencial que dá forma à dominação racional-legal, apoia- se em competências oficiais, ordenadas por leis ou regulamentos administrativos que são instituídos por autoridades.

  • A. Democracia.
  • B. Autocracia.
  • C. Burocracia.
  • D. Livre Poder.
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