Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Competências representam uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, que envolvem capacidades e domínios distintos, como as descritas na tabela a seguir.

Considerando essas informações, a correta associação dos elementos de competências com as respectivas capacidades e domínios é:

  • A. CX;
  • B. AZ;
  • C. CZ;
  • D. AX;
  • E. BY.

A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:

  • A. priorizar não o que é dito, mas a interpretação das razões do que é dito, pois o foco deve estar na interpretação das motivações do outro e não no conteúdo em si;
  • B. ter como foco as pessoas, e não os seus comportamentos, posto que estes são mutáveis, enquanto as pessoas tendem a permanecer como são;
  • C. concentrar-se em julgamentos, e não em descrições, pois o juízo que é feito dos fatos acaba por ser mais importante que os fatos propriamente ditos;
  • D. preparar o emissor da mensagem para se certificar do correto entendimento do conteúdo que está sendo comunicado, em vez de supor que o receptor entenderá tudo o que foi dito;
  • E. ser um meio para oferecer conselhos para as pessoas em vez de uma forma para o compartilhamento de ideias e informações.

A aprendizagem humana pode ser categorizada de diferentes formas. As ações da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações estão passando por importantes mudanças, tendendo a considerar cada vez mais a aprendizagem:

  • A. experiencial;
  • B. educativa;
  • C. formal;
  • D. instantânea;
  • E. circunstancial.

Soraia era a coordenadora da área de Educação Corporativa de uma grande empresa. Ao levar o Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas - PADP para aprovação na diretoria, Soraia foi questionada sobre o motivo de haver, entre os cursos listados, alguns que não tinham relação direta com as atividades laborais de alguns dos empregados. Com uma atitude profissionalmente madura, Soraia justificou corretamente que:

  • A. a construção do conhecimento deve se dar a partir das necessidades da organização e das pessoas;
  • B. a formação de competências compreende o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • C. havia recursos suficientes para realizar ações educacionais voltadas direta ou indiretamente para as atividades laborais;
  • D. iria refazer o PADP com a exata correspondência entre cargos atuais e competências a serem desenvolvidas;
  • E. não tinha percebido tal inconsistência e iria priorizar ações educativas relacionadas às atividades laborais dos empregados.

A economia global das últimas décadas tem mudado das fontes tradicionais de poder econômico e de fatores de produção (terra, maquinários, capital) para uma nova fonte, que é o conhecimento. Cada vez mais o conhecimento tem sido entendido como um recurso imprescindível para a obtenção de resultados organizacionais. A sociedade do conhecimento é marcada pelo desenvolvimento intelectual como um fenômeno:

  • A. social;
  • B. tecnológico;
  • C. econômico-financeiro;
  • D. empresarial;
  • E. individual.

Educação e formação para a cidadania são essenciais para a construção de uma sociedade democrática. Nesse contexto, é correto afirmar que a educação corporativa:

  • A. tem relação indireta com a educação e a formação para a cidadania, que deve vir da educação básica e superior;
  • B. precisa considerar em seu design instrucional a formação cidadã como competência transversal;
  • C. deve solicitar informações sobre comportamento cidadão advindas do subsistema de ingresso de pessoas;
  • D. deve manter-se nos níveis individual, grupal e organizacional, pois o nível societal compete ao Estado;
  • E. deve se ater às competências voltadas para o trabalho a fim de evitar conflito com a família ou outras esferas de vida.

Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado novas formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores:

  • A. substituição das competências específicas pelas competências transversais, que podem ser incluídas em instrumentos de mensuração;
  • B. redução dos indicadores de mudança organizacional e aumento de análises prospectivas de necessidades de qualificação e requalificação profissional;
  • C. substituição gradativa do treinamento convencional de habilidades e conhecimentos básicos por trilhas ou currículos de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • D. redução da mensuração de necessidades de capacitação e desenvolvimento profissional, com maior ênfase na validade de conteúdo e de construto das ações educacionais;
  • E. substituição do foco nas competências do grupo pelo foco nas competências individuais, uma vez que os indicadores de desempenho estão mais voltados para os indivíduos.

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) tem ocasionado um conjunto de mudanças sociais alicerçado na disseminação da informação. Nesse novo contexto, os recursos, meios e estratégias didáticas podem ser repensados, de forma a maximizar a aprendizagem. João Marcos, atento a essa mudança de contexto, propôs que as ações de educação corporativa de sua empresa aproveitassem melhor as potencialidades da Era da Informação. Para ser coerente com essa proposta, as sugestões de João Marcos continham:

  • A. mudanças no design instrucional para valer-se das potencialidades da Internet;
  • B. novas propostas de design instrucional, ancoradas em aulas presenciais;
  • C. incorporações de exemplos nas ações de ensino-aprendizagem;
  • D. elementos de aprendizagem a partir de experiências autênticas;
  • E. aprendizagens voltadas às demandas específicas do mundo do trabalho.

Em diferentes ambientes de trabalho tem-se observado uma substituição do trabalho humano por máquinas. Se, por um lado, esse fenômeno reduz postos de trabalho; por outro, o trabalho humano torna-se menos operacional. Nesse novo contexto, há maior demanda por educação e por profissionais qualificados em grande parte dos postos de trabalho em função:

  • A. da redução da aprendizagem induzida;
  • B. do aumento da aprendizagem natural;
  • C. do aumento da demanda cognitiva;
  • D. da redução da importância dos recursos humanos;
  • E. do aumento do interstício das ações de capacitação.

Determinado Design Instrucional foi contratado por uma importante empresa. No seu primeiro mês de trabalho lhe foi solicitado que acompanhasse um curso que acontecia em cinco turmas distintas, cada uma com um professor. Ele observou vários pontos em comum entre os professores – domínio do conteúdo, comprometimento com o curso e abertura para a participação dos alunos. Havia também algumas diferenças entre eles – os slides de alguns estavam mais ergonômicos, alguns tinham dificuldade de respeitar os horários dos intervalos e algumas turmas estavam mais dispersas que outras. Ele notou ainda que apenas um desses professores utilizou em sala de aula outros recursos didáticos além da apresentação de slides e da exposição dialogada do conteúdo. Tendo observado que esse professor foi justamente aquele que obteve melhor avaliação dos alunos, o Design Instrucional contratado deveria incluir em seu relatório uma sugestão de que os demais professores:

  • A. mantivessem o comprometimento com o curso e tivessem mais cuidado com o cumprimento dos horários;
  • B. reduzissem a abertura para a participação dos alunos, para não perder o domínio da turma;
  • C. preparassem materiais didáticos em conjunto para evitar discrepâncias entre os slides;
  • D. diversificassem mais as estratégias educacionais para evitar a monotonia e aumentar a participação;
  • E. revisassem o conteúdo programático de forma a adequá-lo melhor aos objetivos instrucionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...