Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Como agente de mudanças, a gestão de pessoas caracteriza-se por apoiar a gestão das competências, sistematizar a gestão do desempenho e do desenvolvimento de pessoas, alinhar a cultura da organização à cultura nacional e oferecer segurança contratual e normativa aos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Em termos processuais, o elemento central entre seleção de pessoas, avaliação de desempenho e treinamento e desenvolvimento é a tomada de decisão em gestão de pessoas acerca de competências e demais requisitos necessários para que a organização obtenha excelência em termos de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existe muita divergência entre os autores a respeito da definição de estratégia. Entretanto, existe concordância sobre alguns aspectos gerais, dentre eles:

  • A. a estratégia diz respeito somente à organização;
  • B. a estratégia não afeta o bem-estar geral da organização;
  • C. as estratégias são puramente deliberadas;
  • D. as estratégias só consideram variáveis controláveis;
  • E. a estratégia envolve questões de processo.

A organização X decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO). Nesse processo de implementação, a organização definiu uma lista de características específicas dos projetos que demandam atenção especial, dentre elas:

  • A. simplicidade;
  • B. especialidade;
  • C. frequência;
  • D. repetitividade;
  • E. restrições;

Uma organização utiliza diversos tipos de indicadores, tendo como referência a posição desses nas etapas da cadeia de valor. O tipo de indicador mais útil na etapa Clientes/Usuários/Cidadãos é:

  • A. eficácia, pois mede a relação entre os serviços entregues e os recursos alocados;
  • B. eficiência, pois mede o quanto foi entregue do que era necessário entregar;
  • C. efetividade, pois mede o impacto das ações;
  • D. execução, pois mede a qualidade do que foi executado;
  • E. insumos, pois mede o tempo de entrega dos recursos solicitados.

Uma organização mede sistematicamente o desempenho de um determinado processo a fim de identificar possíveis flutuações e, se necessário, realizar intervenções. Esse processo possui determinados requisitos para a sua execução. Uma forma de avaliação de processos é:

  • A. quanto ao seu custo, uma avaliação de sua eficiência;
  • B. quanto ao atendimento dos requisitos definidos, uma avaliação de sua eficácia;
  • C. quanto à sua adaptabilidade, uma avaliação de sua capacidade de adaptação a requisitos ambientais;
  • D. quanto à sua desagregabilidade, uma avaliação de sua capacidade de representação regionalizada;
  • E. quanto ao seu impacto, uma avaliação de seus efeitos imediatos.

A maioria dos ciclos de vida de processos de negócios pode ser mapeada como um ciclo básico PDCA (Plan, Do, Check, Act) de Deming. Nesse ciclo básico:

  • A. Planejar (Plan) é assegurar alinhamento do contexto de processos de negócio e do desenho de processos com os objetivos estratégicos da organização;
  • B. Fazer (Do) é revisar o processo de acordo com as especificações desenvolvidas na fase Planejar (Plan);
  • C. Verificar (Check) é implementar o desempenho esperado;
  • D. Agir (Act) é medir o desempenho real do processo em comparação ao desempenho esperado;
  • E. Fazer (Do) é definir ações e agir de acordo com os dados de desempenho do processo coletados na fase Verificar (Check).

Uma organização compreende todo o trabalho realizado para entregar o produto de um processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localidades estejam envolvidas. Nesse contexto, considerando-se o BPM CBOK, o conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível desse produto é chamado de:

  • A. Processo de negócio;
  • B. Subprocesso;
  • C. Passo;
  • D. Atividade;
  • E. Cenário;

Determinada organização adotou uma nova perspectiva de gestão, assumindo o Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM. Assim, é possível inferir que ela:

  • A. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas áreas funcionais e localizações envolvidas;
  • B. adotou uma nova forma de visualizar as operações de negócios que vai além das estruturas funcionais tradicionais;
  • C. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas competências de seus colaboradores;
  • D. adotou uma nova forma de visualizar as operações de negócios que está baseada nas estruturas funcionais e hierárquicas;
  • E. reforçou a visualização das operações de negócios com base nas estruturas funcionais tradicionais.

Neste momento duas organizações estão construindo os seus respectivos planos estratégicos e optaram pela Matriz SWOT (Matriz FOFA, em português) como ferramenta para a análise de seus ambientes de atuação. Ambas identificaram a variação cambial como fator que afeta ou poderá afetar os seus ambientes de negócios. Sendo assim, a variação cambial pode ser considerada:

  • A. uma oportunidade ou uma fraqueza;
  • B. uma fraqueza ou uma ameaça;
  • C. uma força ou uma fraqueza;
  • D. uma oportunidade ou uma força;
  • E. uma ameaça ou uma oportunidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...