Questões de Administração

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O grande desafio das instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, é atualizar suas políticas e práticas de forma tão rápida que consigam atender à sociedade atual, que está sofrendo profundas e rápidas transformações. Mudanças impactam diariamente em questões éticas e, consequentemente, nas legislações, normas e demandas e essas preocupações refletem nas empresas, que devem rever diversos aspectos.

 A seguir, analise os aspectos que devem ser revistos pelas empresas:

I. Políticas internas; ações sociais; meios de comunicação.

II. Código de conduta empresarial.

III. Processos produtivos, certificações e formas de preservar o meio ambiente.

 IV. Formas de avaliações profissionais.

V. Estratégia de marketing e a forma de se relacionar com a sociedade, inclusive interna.

VI. Relatórios e demonstrativos para divulgação das práticas éticas.

São aspectos que devem ser revistos pelas empresas o que se afirma em:

  • A. II, III e V, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. IV, V e VI, apenas.
  • D. I, II, III, IV, V e VI.

No que se refere à relação entre comunicação e gestão de crise em organizações, assinale a opção correta.

  • A. Admitida publicamente a crise, a instituição deve emitir uma nota oficial de amplo alcance midiático, em que sejam enumeradas as providências, além dos canais de contato para esclarecimentos.
  • B. A formação do comitê de crise ou modalidade congênere deve ser posterior ao reconhecimento oficial e público da existência de uma crise, para se evitar qualquer sinal de alarme, que pode ameaçar a credibilidade da organização.
  • C. O planejamento da gestão de crise nas organizações não deve considerar a eventualidade de acidentes e sinistros, dada a sua imprevisibilidade temporal e orçamentária.
  • D. Para que sejam preservados o clima organizacional, a produtividade e a qualidade dos empreendimentos em curso, a crise deve ser assumida no âmbito interno somente se houver o risco de que boatos e vazamentos de informações atinjam o ambiente externo à organização.
  • E. A crise é um assunto administrativo, de comunicação oficial e descendente e restrito aos ocupantes de cargos diretivos que devam assumir publicamente determinadas responsabilidades.

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Um dos problemas comuns em equipes de trabalho heterogêneas refere-se à tendência de haver maior identificação das pessoas com suas equipes anteriores do que com a equipe a que atualmente pertencem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. As organizações modernas têm se utilizado de princípios de coliderança em que as funções de liderar são divididas pelos vários membros da equipe ou da organização para dar maior celeridade e responsabilidade ao processo decisório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Ocorre conflito interpessoal na fase de agressão e destruição, com grande propensão a perdas para a equipe de trabalho, quando as pessoas se preocupam com sua reputação, provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. A corrente integradora da competência procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho de contextos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir. Os processos, as políticas e as práticas de gestão de pessoas alicerçam as decisões de organizações contemporâneas no desenvolvimento da aprendizagem contínua das pessoas a fim de contribuir para o alcance da estratégia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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