Questões de Administração

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Na adoção de programas de qualidade, pode-se fazer uso de um conjunto de ferramentas cuja técnica de utilização precisa ser dominada pelos gestores. Há uma técnica em que é necessário, dentre outros pontos:

- focalizar causas do problema que são difíceis de identificar;

- enfatizar a quantidade, e não a qualidade das ideias;

- apresentar ideias como surgem na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações.

Trata-se da técnica de:

  • A. 5W2H;
  • B. Brainstorming;
  • C. Gráfico de Gantt;
  • D. Lista de Verificação Simples;
  • E. PDCA.

A implantação de um programa de qualidade, necessariamente, implica para a organização lidar com custos especificamente associados ao sucesso e ao fracasso no processo de obtenção da qualidade.

Na implantação do programa, os custos associados a definição, planejamento, criação e controle da qualidade são denominados custos de:

  • A. avaliação da qualidade;
  • B. falhas externas;
  • C. falhas internas;
  • D. distribuição de produtos;
  • E. prevenção e inevitáveis.

Uma organização não está criando, produzindo e prestando serviços tão bem como deveria. Essa organização precisa reinventar-se e, para tal, um consultor propôs a técnica da reengenharia, que:

  • A. busca mudar a maneira de ser dos gerentes e trabalhadores e reformula o que já existe na organização;
  • B. garante que os talentos mantenham o funcionamento dos atuais sistemas administrativos;
  • C. representa uma opção por mudanças graduais e deve ser utilizada por todas as organizações;
  • D. sustenta-se na inovação com base em conhecimento e tecnologia disponíveis;
  • E. visa a alcançar moderadas melhorias em todos os indicadores de desempenho.

O modelo de organização denominado adhocracia apresenta um conjunto de características e princípios que sustentam a definição de sua estrutura.

Dentre essas características, destaca(m)-se:

  • A. acirramento burocrático;
  • B. ajustamento mútuo;
  • C. impessoalidade nas relações;
  • D. rotinas padronizadas;
  • E. unidade de comando.

A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de:

  • A. autoridades informais;
  • B. capital financeiro;
  • C. recursos humanos;
  • D. poder decisório;
  • E. processos de trabalho.

A utilização da técnica de fluxograma implica conhecer um conjunto de símbolos que representam as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a sequência das operações e a circulação dos dados e dos documentos, conforme figura a seguir.

 O losango na figura apresentada significa:

  • A. decisão;
  • B. entrada;
  • C. limites;
  • D. operação;
  • E. sentido do fluxo.

Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:

  • A. cooptação; baixo custo;
  • B. manipulação; fácil obtenção de apoio;
  • C. decisão; baixo custo;
  • D. comunicação; rapidez;
  • E. coerção; fácil obtenção de apoio.

A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:

  • A. senso de comunidade;
  • B. atribuição clara de papéis;
  • C. eliminação dos conflitos;
  • D. comunicação formal;
  • E. liderança carismática.

Um dos desafios mais significativos à gestão contemporânea diz respeito à diversidade da mão de obra. A diversidade nas empresas deriva de processos sociais e econômicos que impõem novos padrões competitivos, pondo em cheque as práticas tradicionais de gestão de pessoas. A gestão da diversidade implica uma série de esforços – especialmente na gestão de pessoas – voltados para maximizar o potencial da diversidade e minimizar suas desvantagens. Entre as ações apresentadas abaixo, um programa de diversidade eficaz deve priorizar:

  • A. mudança de atitudes no ambiente de trabalho, via treinamentos pontuais sobre diversidade;
  • B. democratização das decisões, via redução dos níveis hierárquicos;
  • C. melhoria das relações interpessoais, via mudança nos estilos de liderança;
  • D. reconhecimento dos papéis diferenciados, via metas de desempenho individuais claras e formalizadas;
  • E. acesso igualitário à empresa, via critérios de seleção objetivos, focados na qualificação.

Nas organizações contemporâneas, a pressão por capacidade de resposta rápida ao ambiente leva a transformações nas estruturas e na organização do trabalho, trazendo novos desafios para os gestores. Atualmente, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes. Entre esses fatores, destaca(m)-se:

  • A. alto grau de “folga social”;
  • B. independência das tarefas dos membros da equipe;
  • C. metas específicas e claras;
  • D. estilo de liderança orientado para a tarefa;
  • E. estilo de liderança orientado para as pessoas.
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