Questões de Administração

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Cada organização, assim como cada pessoa, possui um conjunto de crenças, de hábitos, de valores ou de atitudes que influenciam diretamente as suas ações cotidianas e moldam a sua forma de agir ou de se relacionar. Nas empresas, a cultura organizacional é expressa pela maneira como são feitos seus negócios, como clientes e funcionários são tratados, ou ainda, o grau de autonomia ou liberdade que os funcionários possuem em suas respectivas unidades. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis.

Relacione adequadamente os três níveis da cultura organizacional dos seus respectivos componentes.

1. Artefatos.

2. Valores compartilhados.

3. Pressuposições básicas.

( ) Constitui o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

( ) São relevantes e importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Compreendem as filosofias, as estratégias e os objetivos.

( ) É o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente. São produtos, serviços e padrões de comportamento.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 2, 1.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 3, 1, 2.

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue os próximos itens. A cultura organizacional é importante para as instituições e tem papel fundamental na integração dos colaboradores, porém não interfere no processo de desenvolvimento do capital humano das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue os próximos itens. Atualmente a cultura organizacional tem conquistado espaço na pauta de todas as organizações, uma vez que sua influência sobre o trabalho das equipes é muito grande. A cultura organizacional é a manifestação de valores, rituais, crenças e normas adotados pela instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens de 92 a 96. A cultura organizacional está diretamente relacionada à aplicação dos recursos financeiros pelas instituições, razão pela qual empresas com maior capital social são mais bem posicionadas no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. Uma forma de promover um ambiente de trabalho harmonioso nas organizações é prolongar o tempo de pessoas em cargos de gestão, uma vez que essas já estarão mais adaptadas ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração, organização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir. A atividade administrativa requer o desenvolvimento de três habilidades específicas para o sucesso do trabalho na área. A primeira é a habilidade técnica, que exige o conhecimento de métodos e técnicas de aplicação às tarefas; a segunda é a habilidade humana, isto é, a capacidade de lidar com pessoas; e a terceira é a habilidade conceitual, que trata da habilidade de compreender as complexidades organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que indica corretamente a área do conhecimento multidisciplinar que busca compreender os aspectos humanos e sua influência nas estruturas formais e racionais de uma organização.

  • A. Isonomia
  • B. Filantropia
  • C. Ergonomia
  • D. Avaliação individual
  • E. Comportamento organizacional

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações, como pensam e como agem de maneira informal.

Ao observar os três níveis da cultura organizacional verifica-se um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

  • A. Artefatos
  • B. Valores compartilhados
  • C. Pressuposições básicas
  • D. Comportamento organizacional
  • E. Pressuposições organizacionais

No que tange à cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais.
  • B. A cultura organizacional estimula a instabilidade do sistema social, ajudando a manter a organização dispersa.
  • C. A fonte primordial da cultura organizacional é o planejamento estratégico, o que significa que os objetivos futuros nortearão os costumes e tradições da organização.
  • D. No processo de recrutamento e seleção, é possível doutrinar os novos funcionários na cultura organizacional.

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O comprometimento com o trabalho na organização relaciona-se diretamente com o conhecimento da cultura organizacional e com a motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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