Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão de pessoas na atualidade engloba um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Acerca desses processos, julgue os itens subsequentes. O processo de agregar pessoas refere-se à criação de condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas, incluindo administração da cultura organizacional, clima, disciplina, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional contempla o conjunto de valores e crenças que mantêm unidos os membros da organização e, por outro lado, produz perante a sociedade, através do conjunto de percepções, o que chamamos de imagem corporativa. Entre os níveis fundamentais da cultura apontados pela literatura, estão os denominados Pressupostos Básicos, que correspondem

  • A. aos valores da organização, traduzidos na filosofia e ideologia adotadas.
  • B. os aspectos formais e abertos da cultura organizacional.
  • C. à moldura normativa da organização, que contempla os comportamentos esperados e os reprováveis.
  • D. aos símbolos e ícones representativos da organização, facilmente observáveis.
  • E. à camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de

  • A. investigar, diagnosticar e compreender de forma realista o contexto organizacional.
  • B. conhecer e compreender o passado e o presente da organização e de compartilhar essas informações por toda hierarquia.
  • C. resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
  • D. estimular o funcionamento orgânico e integrado entre a organização e o meio ambiente, aceitando e estimulando as diferenças.
  • E. transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro.

A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização

  • A. o clima organizacional.
  • B. os ritos de degradação.
  • C. a osmose geográfica.
  • D. a ideologia.
  • E. os artefatos observáveis.

O conceito e as características da cultura organizacional são abordados pela literatura que estuda esse fenômeno nas organizações, apontando que

  • A. a natureza maleável da cultura organizacional permite diferentes percepções no âmbito interno e externo, o que denota o seu caráter avaliativo.
  • B. os denominados artefatos observáveis, ao contrário do que o nome possa sugerir, correspondem aos aspectos fechados da cultura, tais como a ideologia e filosofia adotadas pela organização.
  • C. os aspectos formais e abertos da cultura, denominados valores organizacionais, possuem caráter eminentemente avaliativo.
  • D. a cultura possui, em seus níveis mais profundos, aspectos como as crenças inconscientes, denominados, por alguns autores, pressupostos básicos.
  • E. a cultura pode ser avaliada como favorável ou desfavorável ao desempenho dos membros da organização, podendo ser mensurada por pesquisas periódicas.

Com relação à postura profissional e a relações interpessoais, julgue os itens a seguir. O nível de interação e a harmonia no ambiente de trabalho podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma atividade. Sendo assim, algumas dificuldades enfrentadas no relacionamento interpessoal são a empatia, a assertividade e a dificuldade de priorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à postura profissional e a relações interpessoais, julgue os itens a seguir. Os resultados positivos que a organização espera atingir dependem também das condições do clima organizacional da instituição. Nesse sentido, clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a trabalho em equipe, julgue os itens seguintes. A construção de um clima organizacional harmonioso depende da forma como as pessoas se relacionam na rotina de trabalho diária. Dessa forma, o trato cordial e profissional é uma atitude esperada de um agente público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem quanto a equilíbrio organizacional, objetivos e desafios da gestão de pessoas. O equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em “remunerar” seus integrantes com quantias adequadas e motivá-los a continuar fazendo parte da organização, proporcionando contribuições que garantam sua sobrevivência e eficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ambiente organizacional funciona interagindo entre si, provocando mudanças sobre as organizações. Sobre o dinamismo do ambiente, escolha a única alternativa correta:

  • A. O microambiente é formado por concorrentes, fornecedores, clientes e agências reguladoras.
  • B. A homogeneidade ocorre quando os elementos ambientais apresentam características diferentes.
  • C. Variáveis culturais e tecnológicas não fazem parte do macroambiente.
  • D. A estrutura orgânica faz parte de um ambiente com muita tranquilidade.
  • E. Ambiente geral recebe o nome de microambiente ou ambiente de tarefa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...