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Administração - O&M - - 2017
Segundo Cury (2005), o supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades / tarefas afins.
Agindo dessa forma, é correto afirmar que esse supervisor está adotando o gráfico de organização denominado:
Para otimizar o tempo no local de trabalho, o funcionário deve
Um paradigma que deve ser preservado no que se refere a organização, sistemas e métodos dentro de uma empresa é o de que
No que se refere ao órgão responsável pela organização e métodos (O&M) de uma empresa, é correto afirmar que
Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos
A modelagem que busca representar o fluxo do processo de forma simples, com a utilização de poucos elementos da notação e de modo a simplificar seu entendimento é a
Administração - O comportamento organizacional - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Com relação à avaliação de desempenho, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) No método de incidentes críticos, o avaliador descreve por escrito as coisas feitas pelo funcionário que foram especialmente eficazes ou ineficazes. Também são considerados os traços de personalidade que afetaram as situações críticas relatadas.
( ) No método de escalas gráficas de mensuração, é listada uma série de fatores de desempenho, e o avaliador classifica o funcionário em cada fator. Uma dificuldade do método é a de comparação quantitativa, pois comportamentos diferentes podem receber avaliação quantitativa similar.
( ) O método de comparações multipessoais é aquele em que o desempenho de um indivíduo é comparado com o de uma ou mais pessoas. Essa avaliação pode ser feita por classificação por grupo ou por classificação individual.
( ) As escalas de mensuração com âncora comportamental, como o nome sugere, dão ênfase à descrição de comportamentos que afetam o desempenho do avaliado. Elas são construídas pelo gerente de linha com o apoio dos profissionais de staff.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Administração - O comportamento organizacional - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1. Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2. Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3. Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4. Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
Algumas desvantagens estão presentes na estrutura em rede. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como desvantagens dessa estrutura organizacional:
I. Permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente complexo e mutável.
II. Estimula o desenvolvimento da competitividade global.
III. Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte.
Dentre as assertivas abaixo, considerando o conceito da classificação dos níveis de cultura (proposta por Schein), é correto afirmar:
I. Artefatos: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes.
II. Valores: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: produtos, padrões comportamentais, o vestuário o espaço físico, os símbolos, os logotipos e a linguagem.
III. Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arrigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias e, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
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