Questões de Administração

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Segundo Cury (2005), o supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades / tarefas afins.

Agindo dessa forma, é correto afirmar que esse supervisor está adotando o gráfico de organização denominado:

  • A. organograma.
  • B. funcionograma.
  • C. fluxograma vertical.
  • D. estrutura tipo funcional.

Para otimizar o tempo no local de trabalho, o funcionário deve

  • A. priorizar as reuniões e o atendimento aos superiores e realizar os afazeres agendados ao final do expediente.
  • B. atentar principalmente para as ocorrências em seu entorno, como telefonemas pessoais, conversas paralelas e redes sociais.
  • C. sempre trabalhar sozinho, evitando atividades em equipe, pois um colega pode, sem querer, atrapalhar outro.
  • D. manter a organização de sua mesa e computador, pois a busca por algum documento ou objeto perdido geralmente gasta mais tempo que o usado para manter a ordem.

Um paradigma que deve ser preservado no que se refere a organização, sistemas e métodos dentro de uma empresa é o de que

  • A. a autoridade organizacional deve ser centralizada.
  • B. aquele que executa a atividade não pode controlá-la.
  • C. a estrutura organizacional deve ser rígida e inflexível.
  • D. o espírito de grupo deve ser um valor sempre estimulado.

No que se refere ao órgão responsável pela organização e métodos (O&M) de uma empresa, é correto afirmar que

  • A. seu papel tem sofrido modificações ao longo dos tempos, exigindo-se do órgão um novo reposicionamento diante da realidade dos novos paradigmas.
  • B. uma de suas características básicas é a parcialidade com que deve tratar as questões e os demais órgãos da empresa.
  • C. é preciso preservar os interesses particulares dos dirigentes no desenvolvimento de suas atividades, mesmo que seja em prejuízo da organização como um todo.
  • D. um dos cuidados que se deve preservar é o de fazer proposições sempre acima dos recursos de que dispõe a empresa, motivando-se seu crescimento permanente.

Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science – SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos

  • A. interoperados, executados e geridos com elevado grau de conhecimento das equipes envolvidas e minimização de riscos e efeitos indesejados.
  • B. padronizados, a partir da adoção de manuais e metodologias aplicadas por equipes externas de consultoria especializada.
  • C. modelados, quando ocorre a importação, pela organização, de modelos de processos cuja eficiência e eficácia são consagradas.
  • D. emulados, que replicam, no âmbito interno da organização, as melhores práticas identificadas no mercado, utilizando o conceito de benchmarking.
  • E. gerenciados, baseados no conceito de workflows, decorrentes do mapeamento e aprimoramento do fluxo dos processos repetitivos da organização.

A modelagem que busca representar o fluxo do processo de forma simples, com a utilização de poucos elementos da notação e de modo a simplificar seu entendimento é a

  • A. dirigida.
  • B. analítica.
  • C. descritiva.
  • D. simulada.
  • E. executável.

Com relação à avaliação de desempenho, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) No método de incidentes críticos, o avaliador descreve por escrito as coisas feitas pelo funcionário que foram especialmente eficazes ou ineficazes. Também são considerados os traços de personalidade que afetaram as situações críticas relatadas.

( ) No método de escalas gráficas de mensuração, é listada uma série de fatores de desempenho, e o avaliador classifica o funcionário em cada fator. Uma dificuldade do método é a de comparação quantitativa, pois comportamentos diferentes podem receber avaliação quantitativa similar.

( ) O método de comparações multipessoais é aquele em que o desempenho de um indivíduo é comparado com o de uma ou mais pessoas. Essa avaliação pode ser feita por classificação por grupo ou por classificação individual.

( ) As escalas de mensuração com âncora comportamental, como o nome sugere, dão ênfase à descrição de comportamentos que afetam o desempenho do avaliado. Elas são construídas pelo gerente de linha com o apoio dos profissionais de staff.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – F – V – F.
  • D. F – F – V – F.
  • E. F – V – F – V.

Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.

2. Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.

3. Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.

4. Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Algumas desvantagens estão presentes na estrutura em rede. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como desvantagens dessa estrutura organizacional:

I. Permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente complexo e mutável.

II. Estimula o desenvolvimento da competitividade global.

III. Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte.

  • A. As alternativas I e II.
  • B. As alternativas I e III.
  • C. Apenas a alternativa II.
  • D. Apenas a alternativa III.
  • E. As alternativas I, II e III.

Dentre as assertivas abaixo, considerando o conceito da classificação dos níveis de cultura (proposta por Schein), é correto afirmar:

I. Artefatos: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes.

II. Valores: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: produtos, padrões comportamentais, o vestuário o espaço físico, os símbolos, os logotipos e a linguagem.

III. Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arrigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias e, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • A. As alternativas I e II estão corretas.
  • B. As alternativas I e III estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está correta. .
  • E. As alternativas I, II e III estão corretas.
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