Questões de Administração

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O mercado de trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais que acompanham essas mudanças influenciam as práticas de recursos humanos das organizações. A esse respeito e considerando as mudanças que vêm ocorrendo, julgue os itens a seguir. A qualificação dos trabalhadores na era informacional é cada vez mais exigida, oportunizando empregos estáveis e permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade”.

Na situação descrita, seria uma medida adequada:

  • A. receita por funcionário;
  • B. taxa de redução de custos;
  • C. percentual de receita gerado por novos produtos;
  • D. retorno sobre o patrimônio líquido;
  • E. aumento da taxa de vendas por segmento.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

Uma das ferramentas da qualidade, que é apresentada na forma de gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de que 80% das consequências advêm de 20% das causas, isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Cuja maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É chamado de:

  • A. Fluxograma.
  • B. Diagrama de Pareto.
  • C. Histograma.
  • D. Carta de controle.

Assinale a alternativa correta sobre como o Diagrama de Ishikawa também pode ser denominado.

  • A. Diagrama de Pareto.
  • B. Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Diagrama de Plano de Ação.
  • D. Diagrama de Mapeamento.
  • E. Diagrama de 5W2H.

Um dos instrumentos disponíveis para a melhoria dos processos de uma organização é o Ciclo PDCA, com a padronização e a redução de erros. As etapas necessárias para aplicação de tal metodologia consistem em

  • A. promover a redução de fases; desenvolver estratégias; corrigir desvios e avaliar o desempenho dos envolvidos no processo.
  • B. mapear os processos; desenvolver estratégias de ação; controlar os prazos de execução; avaliar os resultados
  • C. planejar; executar as atividades previstas no planejamento; verificar o grau de cumprimento do que foi planejado; identificar eventuais falhas e adotar ações corretivas.
  • D. estabelecer metas; definir ações necessárias para atingimento das metas; avaliar o cumprimento das metas; redesenhar os processos.
  • E. identificar os processos principais; planejar as atividades e tempos de execução; controlar a execução; agir para remover obstáculos.

A excelência nos serviços públicos corresponde ao grau máximo da qualidade dos serviços prestados. Não obstante difícil de ser alcançada plenamente, é certo que os programas de qualidade perseguem o seu atingimento. Exemplo disso é o modelo de excelência em gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla

  • A. critérios de excelência em gestão, inspirados nas melhores práticas das organizações, como o pensamento sistêmico.
  • B. fundamentos de excelência, como estratégias e planos, que permitem medir o grau de excelência da organização.
  • C. benchmarking, consistente em exemplos de ações e experiências bem sucedidas passíveis de serem incorporadas.
  • D. procedimentos padronizados para gerenciamento de processos, utilizando como ferramenta principal o workflow.
  • E. sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens.

Julgue os itens seguintes com relação à gestão da qualidade. O ciclo PDCA analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada e inclui as seguintes etapas: planejamento (plan) – estabelece objetivos e metas e meios para alcançá-los; execução (do) – monitora a implementação e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado; controle/verificação (check/control) – executa as atividades propostas no planejamento; e ação avaliativa/corretiva (act to correct) – identifica eventuais falhas e as corrige a fim de melhorar a execução das atividades e os resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Balanced Scorecard-BSC pode ser entendido como um caminho para o gerenciamento estratégico. Este sistema foi desenvolvido e apresentado pelos professores Norte-Americanos Kaplan e Norton, e objetiva contribuir melhor para o monitoramento da performance organizacional. Neste sentido, marque a alternativa correta sobre as quatro perspectivas que o BSC abrange. Araújo 4ª Ed. P. 50

  • A. Tecnológica, Pessoas, Financeira e Mercadológica.
  • B. Pessoas, Clientes, Fornecedores e Investidores.
  • C. Financeira, Clientes, Processos e de Aprendizado.
  • D. Estratégica, Tática, Operacional e Piramidal.
  • E. Financeira, Contábil, Processual e Mercadológica.

Benchmarking pode ser visto como processo que visa alcançar a identificação e posterior análise das melhores práticas do mercado. Sua aplicabilidade não se restringe somente à investigação de outras organizações (ARAUJO, 2011).

Sobre essas afirmativas, marque a alternativa correta que identifica os tipos de Benchmarking.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Interno

II. Competitivo

III. Funcional (genérico)

IV. De Mercado

V. De Confronto

Marque a alternativa correta.

  • A. Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
  • E. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

A LINHA-STAFF é o tipo de organização que resulta da combinação dois tipos: linear e funcional, buscando incrementar as suas vantagens e reduzir as suas desvantagens. Quanto ao tipo de organização LINHA-STAFF é correto afirmar:

  • A. Existem três critérios para distinguir as organizações de LINHA-STAFF.
  • B. Existência de conflitos entre os órgãos de linha é uma vantagem da organização de LINHA-STAFF.
  • C. A organização LINHA-STAFF mantém o princípio da hierarquia (cadeia escalar).
  • D. Não existe separação entre os órgãos operacionais (executivos) e os órgãos de apoio e suporte (assessores).
  • E. Nos órgãos de LINHA-STAFF a medida que sobe a escala hierárquica diminui a proporção das funções de assessoramento e aumenta as funções de serviço.
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