Questões de Administração

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A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de treinamento, considerando os níveis de análise organizacional, dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em vários indicadores.

São indicadores de necessidades de treinamento:

  • A. implantação de remuneração variável, alta rotatividade, baixa produtividade;
  • B. análise de cargos, avaliação de desempenho, revisão do plano de carreiras;
  • C. aumentos salariais, adoção de novas tecnologias de trabalho, melhoria da infraestrutura de trabalho;
  • D. aumento do número de funcionários, revisão de layout, mudança da estrutura salarial;
  • E. redução do número de empregados, mudanças nos programas de trabalho, comunicação deficiente.

Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento no nível dos recursos humanos.

Seria um indicador adequado:

  • A. aumento da eficácia organizacional;
  • B. melhoria da qualidade;
  • C. redução da rotatividade;
  • D. alcance dos objetivos de treinamento;
  • E. melhoria da imagem da empresa.

Na fase tecnicista da gestão de pessoal a área de recursos humanos passou a

  • A. recomendar que todo e qualquer processo seletivo tivesse em seu escopo a necessidade de conter provas técnicas, garantindo assim a contratação de pessoal com elevada expertise para a função.
  • B. preocupar-se com os custos da organização e a criar políticas de recursos humanos que beneficiassem a produção dando pouco valor às necessidades dos empregados.
  • C. identificar fatores de desempenho que deveriam ser praticados por todos os colaboradores em prol da melhoria da produção e do ambiente de trabalho.
  • D. introduzir os primeiros programas de planejamento estratégico com foco nas boas práticas de negócios.
  • E. operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.

O instrumento que se destina a fornecer uma visão exata da disposição dos recursos humanos da organização, auxiliando a coordenação do pessoal disponível e beneficiando possíveis trabalhos de remanejamento, denomina-se

  • A. lotacionograma.
  • B. fluxograma.
  • C. organograma.
  • D. funcionograma.

A quantidade de processos que normalmente estão sob a responsabilidade do secretário executivo necessita de um controle extremamente funcional, para que não haja prejuízos para a organização. O profissional deve acompanhar as diferentes etapas do processo, utilizando, como ferramenta, o

  • A. cronograma.
  • B. diagrama.
  • C. organograma.
  • D. pentagrama.
  • E. fluxograma.

O fluxograma que descreve as atividades a partir das pessoas que a realizam é do tipo

  • A. por procedimentos.
  • B. vertical.
  • C. horizontal.
  • D. por rotinas.
  • E. por processos.

A implementação da Gestão por Processos em uma organização contempla a identificação, gestão, monitoramento e melhoria dos processos, entendido processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Entre as ferramentas que fazem parte dessa metodologia pode-se citar

  • A. a matriz SWOT, que identifica os desafios e oportunidades da organização.
  • B. o fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
  • C. o Diagrama de Pareto que identifica os pontos críticos de cada processo.
  • D. o benchmarking, que identifica os fatores-chave para o sucesso dos processos estratégicos.
  • E. o mapa estratégico, que aponta a cadeia de valor gerada pelo conjunto de processos da organização.

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue os itens de 187 a 190. A adoção da gestão por competências na administração pública resulta, entre outros aspectos, no aprimoramento dos processos seletivos para os diversos órgãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento

  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Com relação aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficiência é a medida relacional entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

II. Efetividade é a medida de entrega obtida na vida real frente aos estudos de eficácia.

III. Eficácia consiste na entrega do resultado desejado na forma mais rápida possível.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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