Questões de Administração

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Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:

  • A. compreensão, aplicação, conhecimento, análise, avaliação e síntese;
  • B. compreensão, avaliação, aplicação, análise, conhecimento e síntese;
  • C. conhecimento, compreensão, avaliação, aplicação, síntese e análise;
  • D. avaliação, conhecimento, análise, compreensão, síntese e aplicação;
  • E. conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

O trabalho está ganhando dimensões novas, tornando-se mais complexo e ocupando papel de destaque na vida das pessoas. Como decorrência desse processo, os investimentos em desenvolvimento profissional têm sido crescentes. Alguns dos princípios adotados para aumentar as chances de sucesso da educação corporativa são:

  • A. competitividade e volatilidade;
  • B. sustentabilidade e rigidez;
  • C. conectividade e sincronicidade;
  • D. disponibilidade e parceria;
  • E. cidadania e delimitação.

Na educação corporativa é importante considerar as especificidades do aprendiz adulto, a partir de um sistema andragógico. Os pedagogos que trabalham na área organizacional devem levar em conta que a aprendizagem do adulto acontece em condições específicas. Nesse sentido, o foco do pedagogo empresarial deve estar voltado para:

  • A. ajudar o adulto a aprender;
  • B. ensinar conteúdos considerados relevantes;
  • C. desenvolver ambientes formais de aprendizagem;
  • D. adotar um modelo pedagógico funcional e matricial;
  • E. priorizar a escolha de bons instrutores.

O processo de tomada de decisões, seja no âmbito organizacional ou pessoal, normalmente é complexo e produz efeitos. A sequência que garante a eficácia e a racionalidade do processo decisório é

  • A. a identificação do problema ou oportunidade; geração de alternativas; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • B. a identificação do problema; geração de alternativas; diagnóstico; avaliação da decisão e escolha da alternativa.
  • C. a identificação do problema ou oportunidade; diagnóstico; geração de alternativas; escolha da alternativa e avaliação da decisão.
  • D. o diagnóstico; a identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • E. o diagnóstico; identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; avaliação da decisão e geração de alternativas.

Considerando os depoimentos de gerentes abaixo, identifica- se as fases do processo de tomada de decisão de Herbert Simon em:

  • A. Dado um problema ou uma oportunidade, eu procuro analisá-lo com cuidado, a partir daí procuro registrar e analisar as alternativas que consegui criar conjuntamente com minha equipe e, finalmente, decido sobre a melhor das alternativas.
  • B. Meus auxiliares costumam trazer-me alternativas para possíveis problemas que eles encontram na empresa. Se alguma delas me parece interessante eu a implanto. Claro sempre procuro avaliar se os resultados obtidos com a decisão foram interessantes.
  • C. Conforme minha experiência anterior decido implantar algumas mudanças que eliminem problemas existentes na empresa. Porém, antes de implantar a solução, procuro convencer a equipe responsável pela implantação da solução da sua importância.
  • D. Adoro conceber alternativas para oportunidades que surgem, procuro testá-las simultaneamente em diferentes unidades da organização. A seguir coleto os resultados obtidos e os analiso, servindo de informação para outras situações.
  • E. As soluções para a maioria dos problemas é a falta de regras. Procuro divulgá-las, assim resolvo a maior parte dos meus problemas. Quando o problema foge do escopo dou liberdade para o meu pessoal agir.

Quando os funcionários compartilham um grau relevante de poder decisório com seu superior imediato, ocorre

  • A. Plano de Participação Acionária.
  • B. Círculo de Qualidade.
  • C. Gestão Participativa.
  • D. Participação por Representação.

Um gerente tem como hábito debater os problemas e tomar decisões em conjunto com sua equipe. O gerente considera que tomar decisões em grupo traz, como vantagens, maior aceitação e legitimidade das decisões. No entanto, o gerente reconhece que as decisões em grupo também apresentam desvantagens, tais como:

  • A. diluição de responsabilidades;
  • B. menor qualidade e precisão das decisões;
  • C. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • D. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • E. pressão por respostas rápidas.

Um gerente é conhecido por tomar decisões orientadas para o desenvolvimento dos membros da equipe, com foco no longo prazo, de forma participativa, considerando múltiplas fontes de informação e muitas alternativas de ação. O estilo de tomada de decisão desse gerente é:

  • A. racional;
  • B. analítico;
  • C. conceitual;
  • D. comportamental;
  • E. diretivo.

O diretor de uma empresa de produtos de higiene pessoal precisa decidir entre lançar ou não lançar um determinado produto, cujas vendas têm forte influência sazonal. O gerente se lembra de que, há pouco tempo, um concorrente lançou um produto similar no mercado e fracassou. Dando forte peso a essa informação, o gerente decide não lançar o produto. A heurística utilizada pelo gerente em seu processo de tomada de decisão é conhecida como:

  • A. ancoragem;
  • B. representatividade;
  • C. enquadramento (framing);
  • D. disponibilidade;
  • E. escalada de comprometimento.

O modelo de tomada de decisão no qual os decisores possuem um conjunto de soluções do qual se utilizam à medida de suas necessidades, é chamado de modelo

  • A. de portfólio.
  • B. de incertezas.
  • C. arquetípico.
  • D. estruturado.
  • E. "cesto de lixo”.
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