Questões de Administração

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Sobre as crises de imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No gerenciamento de crises deve-se considerar a velocidade da comunicação e a diversidade de canais por meio dos quais a informação se propaga, por isso a empresa deve ser cada vez mais ágil em tomar a frente de processo de fornecimento de informações de interesse público.

II. A divulgação de qualquer problema de uma empresa caracteriza imediatamente uma crise de imagem, que além de inevitável, mesmo sendo bem administrada, causará perdas irrecuperáveis na relação da companhia com a opinião pública.

III. O comitê de gerenciamento de crise trabalha para minimizar o estrago na reputação da empresa, identificandoe punindo imediatamente o responsável pelo vazamento da informação geradora da crise e movendo processos judiciais contra os jornalistas que a divulgaram.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Considere a seguinte situação hipoteticamente verificada em uma organização: João, servidor que atua na execução de determinado projeto, discorda da orientação recebida do gerente do referido projeto, que não é seu superior hierárquico, mas sim o coordenador do grupo de trabalho formado para a realização de projetos estratégicos que envolvem diversos setores da organização. Uma das abordagens passíveis de utilização para o gerenciamento do referido conflito é recorrer a uma terceira parte, podendo ser utilizada a figura do

  • A. superior hierárquico, que determinará quem deve ceder.
  • B. mediador, elemento neutro que facilita a solução negociada, com a sugestão de alternativas, sem caráter coercitivo.
  • C. árbitro, que tem o objetivo de persuadir as partes na construção de uma solução intermediária.
  • D. consultor, utilizado quando as partes decidem delegar a terceiro imparcial a decisão sobre a melhor alternativa para a resolução do conflito instalado.
  • E. conciliador, elemento com autoridade para ditar um acordo, que deve se basear em critérios de equidade e razoabilidade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A mudança organizacional é ........ pelo grau de ........ ou performance da organização. Na perspectiva ........ é a ......... de realização ou baixa performance que ...... a mudança.

  • A. efetivada – desempenho – incremental – busca – impede
  • B. concretizada – empenho – tradicional – falta – atrapalha
  • C. afetada – realização – contingencial – escassez – provoca
  • D. conseguida – estabilidade – burocrática – situação – controla
  • E. medida – competitividade – estruturalista – quantidade – inibe

Quanto ao impacto causado nas organizações pelos cinco tipos de mudança – ruptura, sobressalto, erosão, elaboração e enxerto, analise as afirmativas a seguir.

I. A ruptura é a forma mais radical de mudança na organização e atinge todos os aspectos da estratégia vigente.

II. A elaboração ocorre como refinamento gradual da estratégia vigente e pode ter sentido top-down e/ou bottom-up.

III. A erosão se dá pela deliberada ação de grupo(s) dentro da organização em função de novos interesses e disputas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. Entre os principais passos normalmente indicados para se conduzir um processo de mudança em uma organização, destaca-se a recomendação para que se evite recompensar o cumprimento de metas de curto prazo, para não criar um clima de animosidade entre os contrários à mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. Em um processo de mudança planejado, o agente de mudanças será o responsável pela administração das atividades de mudança dentro da organização, podendo ser um executivo, um funcionário da organização ou mesmo um consultor externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue os itens que se seguem. O processo de mudança organizacional pressupõe o envolvimento de todos aqueles afetados pela mudança e pode ser feito de duas formas: mudança imposta e mudança participativa, as quais não se excluem, mas se completam.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Zeta compra de um fornecedor peças para manutenção de maquinário por R$15,00 a unidade. A empresa estima que o consumo anual dessas peças será de 4000 unidades para o ano de 2016. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$10,00 e o custo de posse do estoque é de R$2,00 por unidade ao ano. Nessas condições, o lote econômico de compra das peças de manutenção é de:

  • A. 200 unidades;
  • B. 220 unidades;
  • C. 250 unidades;
  • D. 400 unidades;
  • E. 420 unidades.

Uma empresa vem enfrentando alta rotatividade de pessoal, necessidades crescentes de treinamento, desempenho inadequado dos produtos e descontrole de gastos nos níveis gerenciais. Em uma reunião, a alta direção da empresa reconheceu a necessidade de serem implantados controles preventivos, como forma de evitar que esses problemas se repitam. São controles preventivos adequados à situação descrita:

  • A. avaliação de desempenho; controle estatístico de processos; regras de nível de alçada;
  • B. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; regras de nível de alçada;
  • C. incentivos e bônus; controle estatístico de processos; demonstrativos financeiros;
  • D. testes de seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; demonstrativos financeiros;
  • E. avaliação de desempenho; controle de qualidade dos produtos; controle orçamentário.

Uma empresa farmacêutica acaba de realizar um amplo processo de recrutamento externo. O gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do processo de recrutamento, utilizando medidas orientadas para o método de recrutamento.

Seriam indicadores adequados para tal:

  • A. número de candidatos qualificados apresentados; tempo para gerar candidatos; custo por candidato;
  • B. número de entrevistas realizadas; número de cargos preenchidos; despesas totais de recrutamento;
  • C. índice de adequação do candidato à vaga; índice de satisfação dos funcionários; custo por entrevista;
  • D. despesas diretas de recrutamento; número de cargos preenchidos dentro do tempo previsto; qualidade das entrevistas;
  • E. despesas do pessoal de RH dedicado ao recrutamento; despesas do pessoal de linha dedicado ao recrutamento; percentual dos candidatos recomendados que são admitidos.
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