Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo decisório, uma decisão, tomada e implementada em detrimento de outra, pode ser avaliada e mensurada sob o ponto de vista da suposta perda que seria gerada pela decisão preterida.

Essa condição é chamada de custo

  • A. decisional.
  • B. de oportunidade.
  • C. político.
  • D. econômico-financeiro.
  • E. marginal.

As opções a seguir apresentam etapas que, a rigor, compõem o processo de decisão, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Definição dos objetivos.
  • B. Implementação da decisão perfeita.
  • C. Análise e definição do problema.
  • D. Avaliação e comparação das alternativas.
  • E. Escolha da alternativa adequada.

Conforme a representação gráfica a seguir, adaptada do proposto por Theo Haimann em Direción Y Gerencia, observa-se que a área de autoridade é predominantemente maior nos níveis hierárquicos superiores, reduzindo-se à medida que se aproxima e aprofunda no nível operacional.

Nesse sentido, observando os postulados de Jan Carlzon (Momentos da verdade), assinale a afirmativa correta.

  • A. Cabe ao presidente compreender o seu papel de liderança e investir na comunicação direta com os clientes.
  • B. O presidente, os diretores e os gerentes devem compor um colegiado para ouvir e dar poder aos clientes.
  • C. O pessoal da linha de frente é o mais apropriado para resolver as questões da alta direção da empresa.
  • D. Os setores de maior contato com os clientes devem ter capacidade e poder para tomar decisões.
  • E. Deve haver um rodízio entre os diretores para que entendam os problemas dos gerentes e chefes de seção.

No que se refere à tomada de decisões, à delegação, ao exercício do controle e a zelo pela direção, assinale a opção correta.

  • A. Relaciona-se à função de direção a padronização dos critérios de elaboração de processos de um tribunal, aspecto considerado diferencial nas organizações pelas recentes abordagens administrativas.
  • B. Os mecanismos de controle adotados em uma instituição visam controlar as atividades executadas pelos servidores, com foco primordial na avaliação de desempenho do indivíduo.
  • C. O julgamento, pelo juiz, dos atos relativos à conduta de um candidato a cargo eletivo durante um período eleitoral caracteriza-se como processo decisório.
  • D. O ato de um juiz atribuir autoridade e responsabilidade para um servidor decidir quanto aos critérios de elaboração de processos caracteriza-se como descentralização.
  • E. Os planos operacionais para a execução das atividades de um tribunal são considerados procedimentos de controle.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas. No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo uma única racionalidade tida como superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas. Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da qualidade pode ser definida em três estágios, cada qual com suas características. O estágio corretamente caracterizado é

  • A. Qualidade Japonesa: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • B. Inspeção: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
  • C. Qualidade total: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.
  • D. Qualidade Americana: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • E. Controle Estatístico: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Produtos e serviços inspecionados com base em amostras.

A Lambda, uma tradicional fabricante de produtos de beleza, adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. A estratégia de produção visa a redução contínua dos custos, mas sem sacrifício da qualidade e do desempenho dos produtos. De forma alinhada, a estratégia de marketing destaca a tradição e confiabilidade dos produtos da empresa, associada ao preço acessível. Para fortalecer essa estratégia de negócios, a Lambda quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Para tal, em relação à estrutura organizacional e aos sistemas de controle gerencial, respectivamente, seria adequado implantar:

  • A. estrutura matricial e supervisão estrita dos custos de mão de obra;
  • B. relações de reporte simples e recompensas por redução de custo;
  • C. quadro executivo pequeno e metas de custo quantitativas;
  • D. estrutura por projetos e sistemas rígidos de controle de custos de produção;
  • E. poucos níveis na estrutura de reporte e diretrizes amplas de tomada de decisão.

Em uma empresa que pratica a comunicação descendente, os veículos internos de comunicação interna serão pautados a partir da perspectivados

  • A. empregados.
  • B. prestadores de serviço.
  • C. stakeholderes.
  • D. diretores da empresa.
  • E. fornecedores.

Com relação ao isomorfismo que ocorre entre as instituições em função das pressões ambientais, analise as afirmativas a seguir.

I. O isomorfismo normativo tem origem na profissionalização ou disseminação de conhecimento por especialistas e na definição de métodos de trabalho.

II. O isomorfismo coercitivo resulta de pressões formais e informais exercidas sobre as organizações por outras organizações das quais elas dependem, gerando uniformidade.

III. O isomorfismo mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres ou quando o ambiente cria incertezas, levando as organizações a modelarem-se às outras.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...