Questões de Administração

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O líder de uma equipe de quatro colaboradores percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Os colaboradores são jovens, com pouco tempo de casa, mas altamente qualificados e com grande potencial de desenvolvimento na carreira. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores, sua autonomia e responsabilidade. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:

  • A. simplificação do trabalho;
  • B. enriquecimento vertical do cargo;
  • C. rotatividade de cargo;
  • D. reforços positivos;
  • E. ampliação do cargo.

O líder sabe que a construção de uma visão verdadeiramente compartilhada, para ser legítima e gerar amplo comprometimento, passa pelo desenvolvimento da maturidade de seus pares. Os quatro níveis que o líder deve exercitar essa visão são:

  • A. o de si próprio, o da equipe, o da organização e o do mundo.
  • B. o da equipe, o dos fornecedores, o dos clientes e o dos acionistas.
  • C. o das chefias, o da direção superior, o dos acionistas e o da organização.
  • D. o de si próprio, o dos sócios minoritários, o dos clientes e o dos colegas.
  • E. o da organização, o do mundo, o da concorrência e o das oportunidades.

O presidente de uma fundação da área de ensino e pesquisa afirmou que seu tempo é quase todo destinado a representar a fundação em cerimônias e solenidades promovidas por financiadores públicos e privados e por outras instituições de ensino e pesquisa, no Brasil e em outros países.

O presidente desempenha, precipuamente, um papel:

  • A. informacional, de disseminador;
  • B. interpessoal, de símbolo;
  • C. informacional, de porta-voz;
  • D. interpessoal, de líder;
  • E. informacional, de monitor.

O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:

  • A. interpessoal, de líder;
  • B. decisório, de negociador;
  • C. informacional, de disseminador;
  • D. interpessoal, de elemento de ligação;
  • E. informacional, de porta-voz.

Os estudos sobre objetivos institucionais, organizacionais e pessoais, assim como a análise da influência entre as organizações e o ambiente no qual atuam, levaram alguns autores a formular teorias acerca da liderança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O enfoque situacional da liderança afirma que um líder que vai bem em determinadas condições pode não conseguir liderar um outro grupo sob outras condições ou em tarefas distintas.

II. A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, das relações intergrupais em suas relações e da situação interna e externa.

III. A troca interpessoal é um elemento de forte significado na consolidação da liderança e o grupo avalia a capacidade do líder em compreender seus objetivos como elemento de aceitação e manutenção de sua condição de liderança.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação aos estudos e às teorias de liderança, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade.

II. O líder autocrático, apesar de fixar as diretrizes, não consegue o mesmo volume de produção do líder democrático.

III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O grid gerencial de Blake e Mouton traz à discussão algumas formas de integração entre habilidades e pressupostos que podem ajudar a reconhecer estilos de liderança. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção e com os resultados obtidos.

II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis.

III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Sobre os modelos de liderança comumente citados pela doutrina, considere:

I. A teoria do grid (grade) gerencial, é um modelo de análise comportamental dos líderes, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.

II. Os quatro estilos de Likert, baseados no estilo de autoridade do líder, são: autoritário-coercitivo; autoritário-benevolente; consultivo e participativo.

III. A teoria situacional, conhecida como caminho-meta, afirma que os líderes são flexíveis e devem adequar o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

Está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) assume a forma de seis passagens na carreira profissional ou no pipeline. Cada passagem requer que as pessoas adquiram uma nova forma de gerenciar e liderar nas seguintes áreas

  • A. comunicação, aplicação da experiência e expectativas pessoais.
  • B. habilidades, aplicação do tempo e valores profissionais.
  • C. influência, aplicação do conhecimento e motivações.
  • D. conhecimento, aplicação de técnicas e desejos de carreira.
  • E. atitudes, aplicação de metodologias e interesses profissionais.

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram- se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a

I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas.

II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.

III. grade gerencial, que contempla ênfase na produção, pautada nos resultados obtidos, e ênfase nas pessoas, pautada na satisfação dos subordinados.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I.
  • C. I e III.
  • D. III.
  • E. I e II.
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