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O instrumento gráfico utilizado para identificar o processo informacional de um determinado setor operacional denomina-se
Fluxograma.
Cronograma.
Organograma.
Quadro de distribuição de trabalho (QDT).
Lay out.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
São componentes básicos do Sistema de Informação Gerencial, EXCETO:
Entradas.
Layout.
Processamento.
Saídas.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
NAS QUESTÕES 26 E 27, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
Dado é qualquer elemento identificado na sua forma bruta, que por si só conduz à compreensão de determinado fato ou situação.
Informação é o dado trabalhado de modo a se tornar significativo e útil, e que permite a tomada de decisão.
Os sistemas de informações podem ser formais ou informais.
Um sistema de informações é a coleta, organização e distribuição de dados, de tal modo que eles se tornem significativos como informações.
"O avanço tecnológico cada vez mais se assemelha a produtos, serviços e processos produtivos; aguça a competitividade e a consciência sobre eficiência empresarial. Qualidade, produtividade e atenção à clientela passam a temas dominantes na busca da sobrevivência e progresso organizacionais". Neste contexto de mudanças, relacione os fatores de recursos humanos com as tendências organizacionais correspondentes. Assinale a seguir a opção que identifica todas as relações corretas.
(1=>B), (2=>A), (3=>D), (4=>E), (5=>C)
(1=>B), (2=>E), (3=>D), (4=>A), (5=>C)
(1=>D), (2=>B), (3=>A), (4=>E), (5=>C)
(1=>D), (2=>D), (3=>C), (4=>B), (5=>A)
(1=>B), (2=>D), (3=>E), (4=>A), (5=>C)
As atividades organizacionais dependem de algumas funções essenciais para se chegar à eficácia, ou seja, a resultados desejados pela organização. O planejamento e o controle são funções gerenciais que auxiliam intensamente no crescimento da organização. Nesse sentido, julgue os itens abaixo.
As principais etapas do processo de planejamento consistem em estabelecer um objetivo ou um conjunto de objetivos, definir a situação atual, identificar o que pode ajudar e o que pode atrapalhar a consecução dos objetivos e elaborar um plano para atingir os objetivos definidos.
As atividades organizacionais dependem de algumas funções essenciais para se chegar à eficácia, ou seja, a resultados desejados pela organização. O planejamento e o controle são funções gerenciais que auxiliam intensamente no crescimento da organização. Nesse sentido, julgue os itens abaixo.
Em vez de hierárquicos ou quantitativos, os objetivos definidos no processo de planejamento devem ser realistas, claros e consistentes.
"Treinamento é um processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habili-dades em função de objetivos definidos." (Chiavenato, 1999:23) Segundo esse autor, o conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudança de compor-tamento. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de mudança apontados pelo autor.
Transmissão de informações.
Desenvolvimento de conceitos.
Desenvolvimento ou modificações de atitudes.
Assimilação da ideologia da organização.
Como assinala Chiavenato (1999), o Research Committee of the American Society of Training and Development relaciona 11 técnicas para o levantamen-to das necessidades de treinamento entre as quais se situam as técnicas relacionadas abaixo, EXCETO:
Avaliação de desempenho.
Planejamento organizacional em longo prazo.
Análise das características dos candidatos aos processos de seleção.
Testes ou exames.
Numa instituição pública, o livro de protocolo tem uma função bem definida. Na verdade, ele serve para que se possa:
fazer o planejamento dos documentos a serem enviados.
registrar a entrada e a saída de todos os documentos.
comparar os documentos antigos e os mais recentes.
fazer o controle das cópias dos documentos mais importantes.
A etapa final do processo de treinamento é a avaliação de seus resultados. Para Chiavenato (1999), um dos problemas mais sérios relacionados à atividade de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência. Para este autor, a avaliação dos resultados do treinamento deve considerar os seguintes aspectos, EXCETO:
Verificar se os procedimentos do treinamento estão em consonância com as modernas metodologias educativas.
Determinar até que ponto o treinamento realizado produziu as modificações de comportamento desejadas.
Determinar se as técnicas de treinamento utilizadas são mais efetivas que outras que poderiam ser consideradas.
Verificar se os resultados do treinamento encontram-se relacionados à consecução das metas da organização.
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