Questões de Administração

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Os processos de recrutamento e de seleção têm importância estratégica nas organizações. Nesse sentido, o sistema de recursos humanos (RH) deve recrutar e selecionar mão-de-obra para atender às expectativas da empresa. Tendo em vista essas duas funções, julgue os seguintes itens.

As técnicas de seleção podem ser classificadas em: entrevistas de seleção, provas de conhecimentos, testes psicométricos e testes de personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à análise da administração de recursos humanos (RH) em um contexto global, julgue os itens abaixo.

A gestão com pessoas orientada pela subjetividade deve estimular uma comunicação entre as pessoas fundamentada no desenvolvimento da autenticidade e da compreensão recíproca de situações profissionais complexas, devendo também observar como as pessoas se identificam, idealizam e projetam desejos e sentimentos na concepção e no desempenho de atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os processos de recrutamento e de seleção têm importância estratégica nas organizações. Nesse sentido, o sistema de recursos humanos (RH) deve recrutar e selecionar mão-de-obra para atender às expectativas da empresa. Tendo em vista essas duas funções, julgue os seguintes itens.

No desenvolvimento de uma entrevista, o entrevistador deve ajudar a pessoa a se sentir à vontade e com disposição de falar, formular perguntas diretas, ser astuto, não fazer perguntas que exijam respostas longas e, quando necessário, emitir opiniões pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na administração de cargos e salários, busca-se conhecer profundamente cada função na organização e atribuir um valor compatível com cada cargo. Tendo em vista a administração de cargos e salários, julgue os itens subseqüentes.

O sistema de pontos é o método de avaliação mais utilizado pelas empresas, contando com algumas etapas para a sua execução: determinação dos fatores críticos; determinação dos níveis de fatores; alocação dos pontos; montagem do manual de pontos; aplicação do sistema de pontos e definição das faixas salariais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os canais eletrônicos são as formas mais recentes de aplicação do marketing direto. O termo e-commerce descreve uma variedade de transações eletrônicas, como envio de pedidos de compras via EDI, uso de fax e e-mail, caixas eletrônicos, etc. Para ingressar nesse universo dos negócios eletrônicos, a empresa precisa estar alinhada em todos os seus procedimentos internos a fim de não prejudicar a velocidade de resposta ao mercado. Sobre este tema, pode-se afirmar que

  • A.

    a característica mais marcante da "era da informação" é o fato de que os processos de troca passaram a ser autogerenciados e controlados pelo cliente.

  • B.

    a construção de relacionamentos tornou-se mais difícil para os profissionais de e-marketing, devido à dificuldade de diálogo e de troca de informações.

  • C.

    apesar das vantagens do comércio eletrônico, dois pontos têm dificultado o crescimento da utilização deste tipo de ferramenta de negociação: a falta de segurança nas negociações e custos mais altos que os convencionais.

  • D.

    apenas as grandes empresas podem arcar com os altos custos do e-marketing .

  • E.

    o comércio eletrônico é o meio mais indicado para as empresas do setor de hortifruti, perfumes, bebidas ou cosméticos realizarem seus negócios.

A avaliação de desempenho é um dos temas mais debatidos na administração de RH na atualidade. Considerando essa relevante função, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho de um empregado não depende muito do processo perceptivo, fator que praticamente não influencia a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é um dos temas mais debatidos na administração de RH na atualidade. Considerando essa relevante função, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho permite identificar erros de projeto de cargo, deficiências no preenchimento de vaga e necessidades de treinamento e desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing moderno exige que as empresas se comuniquem com as partes envolvidas (atuais, potenciais e com o público em geral). Assinale a alternativa que corresponde a uma correta elaboração de uma plataforma de comunicação.

A. Propaganda.

B. Promoção de Vendas.

C. Relações Públicas.

D. Vendas Pessoais.

E. Marketing Direto.

I. Anúncios impressos e eletrônicos, manuais e brochuras, painéis e outdoors, fitas de vídeo.

II. Kits para imprensa, seminários, relatórios anuais, patrocínios.

III. Catálogos, malas diretas, telemarketing, e-mail, correio de voz.

IV. Reuniões de vendas, amostras, feiras e exposições.

V. Programas de fidelização, diversão, demonstrações, cupons, exposições, financiamentos e juros baixo

  • A.

    A-I, B-V, C-II, D-IV, E-III.

  • B.

    A-I, B-V, C-IV, D-II, E-III.

  • C.

    A-III, B-II, C-IV, D-I, E-V.

  • D.

    A-V, B-III, C-II, D-I, E-IV.

  • E.

    A-V, B-III, C-IV, D-II, E-I.

Admissão de novos empregados, mudança nos processos de trabalho, introdução de novas tecnologias são:

  • A. objetivos de treinamento.
  • B. etapas de um programa de treinamento.
  • C. itens do conteúdo programático.
  • D. indicadores de necessidade de treinamento.
  • E. métodos de levantamento de necessidades.

A dinâmica de grupo é um dos assuntos preferidos da Teoria das Relações Humanas. Existem oito diferentes orientações na pesquisa de grupo, sendo uma delas:

  • A. Teoria Sociológica.
  • B. Teoria de campo.
  • C. Teoria Sistêmica.
  • D. Teoria Motivacional.
  • E. Teoria da percepção.
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