Questões de Administração

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O Balanced Scorecard traduz a visão e a estratégia da organização em um conjunto de medidas de desempenho. Esse método pauta-se em quatro perspectivas básicas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento organizacional. Assinale a alternativa que representa um indicador/medida referente à perspectiva de aprendizado e crescimento organizacional.

  • A. Participação no mercado.
  • B. Desenvolvimento de novos produtos.
  • C. Capacidade de produção.
  • D. Aumento de produtividade.
  • E. Lucratividade por funcionário.

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas, em uma determinada indústria, que conduzam ao desempenho superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. O controle da qualidade total baseia-se na participação de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e na condução do controle de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue os itens que se seguem. Todos os indicadores selecionados para o balance scorecard devem fazer parte de uma cadeia de causa e efeito que termine em objetivos financeiros e represente um cenário estratégico para a unidade de negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à motivação do ser humano no trabalho, a partir da teoria da motivação-higiene de Herzberg, analise as afirmativas a seguir.

I. Essa teoria pressupõe dois grupos de fatores que atuariam na motivação e na desmotivação das pessoas no trabalho.

II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam.

III. Os fatores motivacionais para as pessoas no trabalho têm a capacidade dual de motivar e de impedir a desmotivação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa correta em relação às teorias de McGregor quanto à motivação (Teoria X – “Concepção Tradicional” e Teoria Y – “Integração dos Objetivos”).

  • A. Segundo a Teoria X, o ser humano médio padrão tem aversão ao trabalho e o evitaria, se pudesse.
  • B. De acordo com a Teoria Y, a maioria das pessoas deve ser obrigada, controlada, dirigida e intimidada com punição para ser levada a empregar esforço.
  • C. Para a Teoria X, o esforço físico e mental despendido no trabalho é tão natural como o despendido em recreação ou repouso.
  • D. De acordo com a Teoria X, o homem aprende, em condições apropriadas, a não só aceitar, mas também a procurar responsabilidades.
  • E. Segundo a Teoria Y, não é característica das pessoas a capacidade de exercer imaginação, talento e espírito criador na solução de problemas organizacionais.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho com sua respectiva classificação na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, segundo Maximiano (2007).

Coluna 1

1. Fatores Motivacionais ou Intrínsecos.

2. Fatores Higiênicos ou Extrínsecos.

 Coluna 2

 ( ) Exercício da responsabilidade.

 ( ) Salário.

( ) Política de administração de recursos humanos.

( ) Realização de algo importante.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 2 – 1.
  • B. 1– 1 – 1 – 2.
  • C. 1 – 2 – 2 – 1.
  • D. 2– 1 – 2 – 1.
  • E. 2– 2 – 1 – 2.

Para que as empresas mantenham em sua estrutura organizacional pessoas comprometidas, produtivas e, acima de tudo, satisfeitas, é essencial o investimento em motivação, entretanto, motivar pessoas não é algo tão simples como muitos gestores imaginam. Motivar pessoas é um dos maiores desafios do administrador, pois cada pessoa possui um impulso motivacional diferente. Para enfrentar este desafio, o administrador deve acumular experiência e ter conhecimento sobre as diferentes teorias motivacionais. Sobre uma das principais teorias motivacionais, a “Teoria das Necessidades Aprendidas” de MacClelland, relacione adequadamente as “três necessidades básicas” aos seus respectivos componentes.

1. Necessidades de poder.

2. Necessidades de afiliação.

3. Necessidades de realização.

( ) Reflete o desejo de interação social. É o desejo de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.

( ) É o desejo de controlar e de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Leva as pessoas a influenciar as outras e vencê-las pela argumentação. Dependendo da situação este tipo de necessidade poder ser “negativo ou positivo”.

( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. As pessoas com esta necessidade gostam de responsabilidades e de terem retroação de seu próprio desempenho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 2, 1.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 2, 1, 3.
  • E. 3, 1, 2.

A melhoria de performance de um funcionário depende de alguns fatores, como a motivação. Sobre isso, é correto afirmar que

  • A. se o indivíduo tem uma meta a alcançar, a tensão aumenta e a atividade fica mais pesada e penosa prejudicando o cumprimento da tarefa.
  • B. a motivação é um processo extrínseco, que pode ser melhor desenvolvido se houver risco de perdas e danos pessoais.
  • C. um processo motivador gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula novos comportamentos e ações.
  • D. os indivíduos reagem da mesma forma a um estímulo ou incentivo que lhes foi dado, por isso os estímulos devem ser inflexíveis e constantes.

É uma concepção do comportamento humano que a teoria das necessidades de Maslow busca explicar:

  • A. liderança.
  • B. motivação.
  • C. controle.
  • D. competência.
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