Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando os líderes de uma organização dão maior autonomia e poder de decisão a seus subordinados, estes normalmente assumem parte das responsabilidades e da autoridade que costumava estar no líder ou administrador. Hoje em dia, um número cada vez maior de administradores está incorporando este processo de dar aos funcionários de todos os níveis autoridade para tomar decisões. De que processo o texto supracitado está se referindo?
A mudança nas concepções sobre a administração se faz obrigatória pelas mudanças que estão ocorrendo em nosso dia-a-dia. Pode-se dizer que a sentença que melhor representa as novas idéias a respeito da administração é:
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. O desempenho organizacional capacidade de uma organização atingir suas metas pode ser medido por meio da eficácia organizacional, que se refere ao montante de recursos utilizados para o alcance dos propósitos organizacionais.
No modelo participativo de gestão, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho. Nesse sentido, o estilo de liderança mais integrado com esse modelo é a:
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo que delegar responsabilidade.
Abaixo são listados diversos critérios para departamentalizar uma organização. Um deles está ERRADO. Assinale-o.
Por área geográfica ou localização, no caso de organizações com atuação em muitas regiões geográficas ou localidades diferentes.
Por tipo de clientela, a fim de concentrar esforços na qualidade de atendimento ao cliente.
Por especialização da alta gerência, para maximizar o desempenho da organização.
Por produto ou serviço prestado, para facilitar a coordenação das diversas tarefas necessárias à produção.
Por técnica ou processo dominante, a fim de maximizar a utilização de recursos especializados, tanto humanos quanto materiais.
O excesso de regras e de exigências para a realização de atividades é uma das disfunções da burocracia, que colabora com o surgimento:
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. A cultura organizacional define como os indivíduos se apresentam e como apresentam sua organização a outros indivíduos no contexto de trabalho.
Um analista recebeu a incumbência de promover a descentralização administrativa em uma organização. Isto significa que ele:
deve rever a estrutura da organização a fim de desmembrar alguns setores atualmente existentes
deve fazer uma proposta de mudança da organização com a finalidade de distribuí-la por vários locais diferentes.
deve confeccionar planos para que a organização seja transferida da região central da cidade para alguma região mais adequada no subúrbio.
deverá propor que a autoridade para alguns tipos de decisões seja transferida de níveis hierárquicos superiores para outros níveis mais baixos.
deve fazer um plano de propaganda e promoções para divulgar as idéias da organização.
A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas, compreendendo suas necessidades, interesses e atitudes, é uma habilidade:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...