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O planejamento é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integrem e coordenem suas atividades. Um dos elementos essenciais do processo de planejamento é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais.
Objetivos eficazes devem ser adequadamente formulados, atendendo a certos critérios, tais como:
A aprendizagem organizacional passou a ser tema da Teoria das Organizações, buscando romper com a orientação voltada para o controle e a obediência como forma de lidar com as rápi- das mudanças. Segundo Peter Senge, as organi- zações devem desenvolver cinco "disciplinas" fundamentais para que ocorra o processo de aprendizagem e inovação. Estas disciplinas têm como foco:
I - o indivíduo;
II - o grupo;
III - a organização.
Relacione as frases a seguir com cada foco e as- sinale a opção correta.
A) A aprendizagem começa com o diálogo, com a capacidade dos membros do grupo em propor suas idéias e participar de uma lógica comum.
B) Através do autoconhecimento as pessoas apren- dem a clarificar e aprofundar seus próprios obje- tivos de modo a concentrar esforços na realida- de.
C) O pensamento sistêmico integra o conjunto de teorias e de práticas, promovendo um entendi- mento amplo da organização.
A - I; B - II; C - III
A - I; B - III; C - II
A - III; B - II; C - I
A - II; B - I; C - III
A - II; B - III; C - I
Em todas as áreas funcionais de uma organização, os administradores exercem as funções administrativas.
Um exemplo de atividade gerencial relativa à função de planejamento desempenhada na área de finanças é:
O comportamento dos membros da organização é determinado por um sistema de normas de con- duta que nasce da convivência entre as pessoas. Estas normas de conduta representam um dos elementos da cultura organizacional. Assinale a opção que indica corretamente quais são os de- mais elementos que conformam o entendimento de cultura organizacional.
Estrutura organizacional / Ambiente externo / Estrutura informal
Valores / Rituais / Hábitos
Tecnologia / Rituais / Ambiente externo
Valores / Estrutura organizacional / Tecnologia
Estrutura informal / Hábitos / Ambiente externo
A idéia de aprimoramento contínuo está ligada ao conceito de:
Kanban;
Kaizen;
Jidoka;
Just in Time;
Heijunka.
Para Morgan, as organizações podem ser com- preendidas como mini-estados assumindo estru- turas de poder diferentes para lidar com interes- ses conflitantes. Assinale a seguir se a frase é (V) verdadeira ou (F) falsa.
( ) A estrutura de poder radical coloca ênfase no conflito de interesses. Os membros da orga- nização lutam para atingir objetivos incompa- tíveis.
( ) Na estrutura de poder pluralista o conflito é considerado um fenômeno latente que pode mudar toda a estrutura social. O poder é exercido de forma soberana e está distribuído de forma desigual.
( ) A estrutura de poder unicista coloca ênfase no conflito de interesses. Os membros lutam para ser uma equipe integrada.
( ) Na estrutura de poder radical o conflito é considerado como inevitável e inerente à organização. O poder é exercido de forma compartilhada.
( ) A estrutura de poder pluralista coloca ênfase na diversidade de interesses. Os membros lutam por interesses organizacionais e indivi- duais.
( ) Na estrutura de poder unicista o conflito é considerado um fenômeno passageiro a ser removido pela ação gerencial. O poder é exercido de forma soberana com base na autoridade.
Assinale a opção correta.
O "guru" da Administração da Qualidade Total que preconizou 14 pontos para a melhoria da qualidade foi:
Feigenbaum;
Taguchi;
Ishikawa;
Juran;
Deming.
A Teoria Contingencial da administração mostra as organizações como um todo complexo, constituído por um conjunto de pessoas e de recursos que buscam alcançar um objetivo que atenda às expectativas da sociedade, estando sujeito a inúmeras variáveis. Assinale a seguir a opção que expressa corretamente as premissas da teoria contingencial.
A palavra contingência significa certeza, portanto a eficiência não poderá ser atingida utilizando-se um único modelo organizacional. Este modelo está sujeito aos impactos causados pela organização formal e pela tecnologia.
A palavra contingência significa incerteza, portanto a eficiência não poderá ser atingida utilizando-se um único modelo organizacional. Este modelo está sujeito aos impactos da estrutura formal da organização e da motivação dos seus membros.
A palavra contingência significa incerteza, portanto a eficácia poderá ser atingida utilizando-se um único modelo organizacional. Este modelo está sujeito aos impactos causados pela estrutura informal e pela tecnologia.
A palavra contingência significa incerteza, portanto a eficácia não poderá ser atingida utilizando-se um único modelo organizacional. Este modelo está sujeito aos impactos causados pelo ambiente e pela tecnologia.
A palavra contingência significa incerteza, portanto a eficiência poderá ser atingida utilizando-se um único modelo organizacional. Este modelo está sujeito aos impactos causados pelo ambiente e pela tecnologia.
A partir da teoria contingencial busca-se a eficácia estrutural de modo que haja uma coerência inter- na entre os parâmetros de concepção das estru- turas da organização (tratados como variáveis dependentes) e os fatores situacionais ou de con- tingência (tratados como variáveis independen- tes). Tomando-se o ambiente como fator de con- tingência, indique qual a frase que não descreve corretamente a relação entre este fator e a con- cepção da estrutura organizacional.
Quanto maior a disparidade do ambiente onde atua a organização, mais burocrática tenderá a ser a estrutura.
Quanto mais dinâmico for o ambiente onde atua a organização, mais orgânica tenderá a ser a estrutura.
Quanto mais complexo for o ambiente, mais descentralizada se tornará a estrutura.
Quanto mais diversificado for o mercado da organização, maior sua propensão para se organizar com base nos mercados.
Quanto maior for a hostilidade do ambiente onde a organização atua, maior sua propen- são para sua centralização.
Um excelente gestor precisa desenvolver bem as habilidades conceituais, técnicas e humanas para conduzir as organizações para seus objetivos. Neste sentido, as habilidades humanas dizem respeito a:
I. Exercer o papel de chefe e dominar grupos e equipes de pessoas e os seus comportamentos.
II. Persuadir as pessoas e exercer sobre elas um controle efetivo.
III. Utilizar as pessoas para atender e satisfazer objetivos próprios, independentemente do que elas desejam alcançar.
Podemos afirmar corretamente que:
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