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A análise de um sistema administrativo é levada a efeito a partir do levantamento de dados e consiste numa investigação na qual são formuladas perguntas para constatar debilidades que devam ser sanadas. O tipo de análise do processo operacional que estuda a distribuição das operações entre os participantes, da autoridade para decisões e dos documentos emitidos é a análise:
do processador
das saídas
das entradas
do ambiente
dos controles
Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.
Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:
O Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT) apresenta as características abaixo, À EXCEÇÃO DE:
descrever as atividades executadas pelos funcionários
estabelecer o fluxo da atividade principal.
identificar as atividades executadas pelos funcionários
definir quem faz o quê.
quantificar as atividades executadas pelos funcionários
Um gerente de sessão de determinado órgão público declarou que sua principal preocupação é que as atividades da nossa sessão sejam realizadas e que os nossos objetivos sejam atingidos não importa quanto esforço a equipe tenha que fazer.
A principal preocupação do gerente é com a:
O funcionário de um órgão público de fomento à pesquisa tem como atribuição o atendimento a solicitantes de pedidos de bolsas de estudo no exterior. O funcionário é responsável pelo atendimento dos solicitantes, registro e recebimento dos documentos que dão início ao processo de solicitação das bolsas, devendo ser iniciados apenas os processos que se enquadrem nos critérios do órgão para concedê-las. Dessa etapa inicial os processos seguem para as etapas de avaliação e decisão. Em 2015, o funcionário atendeu 150 solicitantes, dando início a 150 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 10 foram recusados na etapa de avaliação por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e outros 36 tiveram o pedido negado por falta de verba. Em 2016, o funcionário atendeu 80 solicitantes, dando início a 80 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 8 foram recusados na etapa de avaliação das bolsas por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e 36 foram recusados por falta de verbas.
Comparando-se os resultados dos anos de 2015 e de 2016, é correto afirmar que o funcionário:
Existem vários métodos para definir uma das atividades de Recursos Humanos (RH). Estes métodos são: do escalonamento; das categorias predeterminadas; de comparação de fatores; de mensuração por pontos; flexível (aplicação de dois ou mais métodos voltados às organizações estruturadas em torno de processos). Assim sendo, assinale com qual atividade de RH estes métodos estão relacionados.
Seleção de Pessoal
Lotação de Pessoal
Recrutamento de Pessoal
Avaliação de Pessoal
Treinamento de Pessoal
Uma das formas de visualizar as organizações é através da teoria de sistemas, cuja aplicação se estende à administração de recursos humanos. Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) A cultura, o clima da organização e a motivação são fatores externos que afetam as políticas do sistema de administração de recursos humanos.
( ) Um dos produtos buscados pela administração de recursos humanos é a otimização das competências e do desempenho dos colaboradores, de modo a atingir a efetividade organizacional.
( ) O banco de dados e os sistemas de informações de recursos humanos são elementos do subsistema de suprimento, responsável pela gerência do desempenho da organização.
( ) O subsistema de manutenção de recursos humanos visa atrair os melhores profissionais do mercado para o processo de seleção da organização.
( ) O crescimento da economia, o sistema educacional e o mercado de trabalho são fatores externos que afetam as políticas do sistema de recursos humanos de uma organização.
V, V, V, F, F
F, V, F, F, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, F
V, V, V, F, V
A avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber,
nível organizacional, dos recursos humanos e das tarefas e operações
redução de absenteísmo, elevação de conhecimento das pessoas e mudanças de atitudes das pessoas.
aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e serviços e aumento de habilidades das pessoas.
aumento da eficácia organizacional, melhoria da imagem da empresa e aumento da eficiência.
facilidade nas mudanças e na inovação, melhor relacionamento entre empresa e empregados e melhoria de qualidade e serviços.
Para aquisição de um bem no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), num caso de calamidade pública, a licitação é:
obrigatória
dispensada
dispensável
inexigível
exigível
O presidente de uma ONG de atuação internacional quer adotar o Scorecard de RH como ferramenta para gerenciar os recursos humanos como ativos estratégicos, evidenciando sua contribuição para o sucesso na realização da missão da organização. O presidente quer selecionar indicadores relativos à dimensão eficiência de RH, do Scorecard de RH.
Entre os indicadores dessa dimensão estão:
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