Questões de Administração

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A análise de um sistema administrativo é levada a efeito a partir do levantamento de dados e consiste numa investigação na qual são formuladas perguntas para constatar debilidades que devam ser sanadas. O tipo de análise do processo operacional que estuda a distribuição das operações entre os participantes, da autoridade para decisões e dos documentos emitidos é a análise:

  • A.

    do processador

  • B.

    das saídas

  • C.

    das entradas

  • D.

    do ambiente

  • E.

    dos controles

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

  • A. menos eficiente;
  • B. mais eficiente;
  • C. menos eficaz;
  • D. mais eficaz;
  • E. mais produtiva.

O Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT) apresenta as características abaixo, À EXCEÇÃO DE:

  • A.

    descrever as atividades executadas pelos funcionários

  • B.

    estabelecer o fluxo da atividade principal.

  • C.

    identificar as atividades executadas pelos funcionários

  • D.

    definir quem faz o quê.

  • E.

    quantificar as atividades executadas pelos funcionários

Um gerente de sessão de determinado órgão público declarou que sua principal preocupação é que “as atividades da nossa sessão sejam realizadas e que os nossos objetivos sejam atingidos – não importa quanto esforço a equipe tenha que fazer”.

A principal preocupação do gerente é com a:

  • A. produtividade;
  • B. eficácia;
  • C. eficiência;
  • D. estratégia;
  • E. missão organizacional.

O funcionário de um órgão público de fomento à pesquisa tem como atribuição o atendimento a solicitantes de pedidos de bolsas de estudo no exterior. O funcionário é responsável pelo atendimento dos solicitantes, registro e recebimento dos documentos que dão início ao processo de solicitação das bolsas, devendo ser iniciados apenas os processos que se enquadrem nos critérios do órgão para concedê-las. Dessa etapa inicial os processos seguem para as etapas de avaliação e decisão. Em 2015, o funcionário atendeu 150 solicitantes, dando início a 150 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 10 foram recusados na etapa de avaliação por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e outros 36 tiveram o pedido negado por falta de verba. Em 2016, o funcionário atendeu 80 solicitantes, dando início a 80 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 8 foram recusados na etapa de avaliação das bolsas por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e 36 foram recusados por falta de verbas.

Comparando-se os resultados dos anos de 2015 e de 2016, é correto afirmar que o funcionário:

  • A. foi mais eficiente em 2016;
  • B. foi mais eficaz em 2016;
  • C. foi mais eficaz em 2015;
  • D. manteve a mesma eficiência nos dois anos;
  • E. manteve a mesma eficácia nos dois anos.

Existem vários métodos para definir uma das atividades de Recursos Humanos (RH). Estes métodos são: do escalonamento; das categorias predeterminadas; de comparação de fatores; de mensuração por pontos; flexível (aplicação de dois ou mais métodos voltados às organizações estruturadas em torno de processos). Assim sendo, assinale com qual atividade de RH estes métodos estão relacionados.

  • A.

    Seleção de Pessoal

  • B.

    Lotação de Pessoal

  • C.

    Recrutamento de Pessoal

  • D.

    Avaliação de Pessoal

  • E.

    Treinamento de Pessoal

Uma das formas de visualizar as organizações é através da teoria de sistemas, cuja aplicação se estende à administração de recursos humanos. Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) A cultura, o clima da organização e a motivação são fatores externos que afetam as políticas do sistema de administração de recursos humanos.

 ( ) Um dos produtos buscados pela administração de recursos humanos é a otimização das competências e do desempenho dos colaboradores, de modo a atingir a efetividade organizacional.

( ) O banco de dados e os sistemas de informações de recursos humanos são elementos do subsistema de suprimento, responsável pela gerência do desempenho da organização.

( ) O subsistema de manutenção de recursos humanos visa atrair os melhores profissionais do mercado para o processo de seleção da organização.

 ( ) O crescimento da economia, o sistema educacional e o mercado de trabalho são fatores externos que afetam as políticas do sistema de recursos humanos de uma organização.

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    F, V, F, F, V

  • C.

    V, F, F, V, V

  • D.

    F, F, F, V, F

  • E.

    V, V, V, F, V

A avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber,

  • A.

    nível organizacional, dos recursos humanos e das tarefas e operações

  • B.

    redução de absenteísmo, elevação de conhecimento das pessoas e mudanças de atitudes das pessoas.

  • C.

    aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e serviços e aumento de habilidades das pessoas.

  • D.

    aumento da eficácia organizacional, melhoria da imagem da empresa e aumento da eficiência.

  • E.

    facilidade nas mudanças e na inovação, melhor relacionamento entre empresa e empregados e melhoria de qualidade e serviços.

Para aquisição de um bem no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), num caso de calamidade pública, a licitação é:

  • A.

    obrigatória

  • B.

    dispensada

  • C.

    dispensável

  • D.

    inexigível

  • E.

    exigível

O presidente de uma ONG de atuação internacional quer adotar o Scorecard de RH como ferramenta para gerenciar os recursos humanos como ativos estratégicos, evidenciando sua contribuição para o sucesso na realização da missão da organização. O presidente quer selecionar indicadores relativos à dimensão eficiência de RH, do Scorecard de RH.

Entre os indicadores dessa dimensão estão:

  • A. quantidade de equipes multifuncionais;
  • B. número de sugestões geradas;
  • C. amplitude das classificações por avaliação de desempenho;
  • D. porcentagem de empregados participando de treinamento;
  • E. qualidade das equipes multifuncionais.
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