Questões de Administração

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Segundo Druker, eficácia é "fazer as coisas certas" enquanto eficiência é "fazer certo as coisas". Da conjugação de determinados graus de eficácia e eficiência, qual é a denominação dada ao conceito que propicia a satisfação do cliente e, conseqüentemente, a garantia de permanência no mercado?

  • A.

    Efabulação

  • B.

    Efetividade

  • C.

    Efetuação

  • D.

    Efluxão

  • E.

    Efluência

"Muitos autores consideram a Teoria de Sistemas demasiada abstrata e conceitual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais práticas. Muito embora venha predominando fortemente na teoria administrativa, e tendo "uma aplicabilidade geral ao comportamento de diferentes tipos e indivíduos em diferentes meios culturais", a abordagem sistêmica é basicamente uma teoria geral compreensiva, cobrindo amplamente todos os fenômenos organizacionais. Ela é uma teoria geral das organizações e da administração, uma síntese integrativa dos conceitos clássicos, neoclássicos, estruturalistas, neo-estruturalistas e behavioristas."

(Trecho extraído do livro "Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas" de Idalberto Chiavenato (3 ed. Vol. 2. São Paulo. McGraw-Hill, 1987). Pg. 379)

Na Teoria de Sistemas as organizações são abordadas como:

  • A.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é não-probabilístico

  • B.

    sistemas fechados, pois o seu comportamento é não-determinístico

  • C.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico

  • D.

    sistemas fechados, pois o seu comportamento é probabilístico

  • E.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é determinístico

"As matérias de natureza fiscal da Constituição estão consolidadas no título "Da Tributação e do Orçamento", que se desdobra em dois capítulos, sendo um referente ao Sistema Tributário Nacional e outro às Finanças Públicas. Neste último explicitam-se as linhas gerais do processo orçamentário; cabe, como na Constituição de 1969, à iniciativa do Poder Executivo estabelecer os orçamentos anuais, o plano plurianual de investimentos, e agora, também, as chamadas diretrizes orçamentárias (LDO).

Dispõe a Constituição que a LDO serve para "orientar" a elaboração da lei orçamentária anual, e "dispor" sobre as modificações na legislação oficiais de fomento (art. 165, § 2o). Assim, a LDO antecipa o orçamento anual, com todas as suas implicações alocativas e tributárias, e, ainda, fixa o programa das instituições financeiras da União."

(Trecho extraído do livro "A Reengenharia do estado brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995) P.138/9)

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não representa um dos conteúdos programáticos das LDOs.

  • A.

    Estabelecem a regra de rolagem das dívidas externas das empresas estatais e do setor público estadual e municipal.

  • B.

    Sinalizam a necessidade de elevação de receitas e de cortes nos subsídios e, para tanto, contemplam mudanças.

  • C.

    Vedam a fixação de despesas que não tiverem definida a fonte de recursos, sendo que as operações de crédito se devem limitar à rolagem da dívida e aos investimentos "prioritários" da administração direta.

  • D.

    Estabelecem a possibilidade de remanejamento de gastos sobre os principais grupos de despesa de transferências, pessoal e serviço da dívida.

  • E.

    Definem que as despesas de pessoal, em termos reais, não poderão superar as autorizadas no ano anterior.

"Mears define TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) como um sistema permanente e de longo prazo, voltado para alcançar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua da qua-lidade dos serviços e produtos."

(Trecho extraído  do  livro "Mudança organizacional" de Thomaz Wood Jr. (org.) (2 ed. São Paulo. Atlas, 2000) P. 153)

Qual das opções abaixo não reflete elementos básicos do TQM ?

  • A.

    Visão organizacional e melhoria contínua.

  • B.

    Eliminação de barreiras e relacionamento cliente / fornecedor.

  • C.

    Mudanças radicais e estruturas paralelas.

  • D.

    Avaliação contínua e treinamento.

  • E.

    Comunicação e empowerment do trabalhador.

"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."

(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)

Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.

  • A.

    Esgotamento do modelo do Estado-condutor do processo econômico e social.

  • B.

    Inflação crescente e desequilíbrio orçamentário crônico erodindo paulatinamente a capacidade do Estado de prestar serviços.

  • C.

    A simplificação radical dos mecanismos fiscais e regulatórios do Poder Público.

  • D.

    Políticas equivocadas de combate à inflação, baseadas sistematicamente na recessão e nos juros elevados, impondo um regime de verdadeira penúria ao setor público.

  • E.

    Clientelismo, corporativismo, populismo e corrupção.

Ao executar o processo de identificar os riscos, um gerente de projeto redigiu uma lista completa dos riscos identificados por todas as partes interessadas, utilizando-se de diversos métodos. Desse modo, ele verificou se todos os riscos haviam sido entendidos e se os gatilhos haviam sido devidamente identificados. Posteriormente, no processo de planejar as respostas aos riscos, esse gerente considerou todos os riscos identificados pelas partes interessadas e determinou formas de mitigá-los.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção em que é apresentado um erro cometido pelo gerente do projeto.

  • A. Outras pessoas responsáveis pelas respostas a riscos deveriam estar envolvidas nesse processo de planejamento e não apenas o gerente.
  • B. Os gatilhos não foram identificados anteriormente ao processo de identificar os riscos.
  • C. O gerente do projeto não aguardou até o processo de realizar a análise qualitativa dos riscos para envolver as partes interessadas.
  • D. A lista priorizada de riscos é uma saída do processo de planejar o gerenciamento dos riscos e não do processo de identificar os riscos.
  • E. O gerente do projeto não desenvolveu soluções de contorno.

As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicarem ao trabalho, às metas e aos objetivos da organização desde que isto lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e pela sua dedicação. Em outros termos, o comprometimento das pessoas no trabalho organizacional depende do grau de reciprocidade percebido por elas: na medida em que o trabalho produz resultados esperados, tanto maior será esse comprometimento. Daí a importância em implementar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios da organização.

Em relação aos sistemas de recompensas, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A primeira etapa para a escolha do melhor tipo de remuneração é a análise da estrutura organizacional, dos objetivos estratégicos, da missão, da visão e dos valores.

( ) A remuneração funcional é mais usada em empresa com estrutura burocrática sem perspectiva de mudança.

( ) Na remuneração funcional, necessita-se de avaliação de desempenho frequente.

( ) Salário direto é uma forma de valorização do colaborador, não com dinheiro, mas com benefícios que, muitas vezes, valem mais que o salário em espécie.

( ) Remuneração variável é um sistema baseado no alcance de metas corporativas. Requer estratégias que alinhem objetivos individuais aos globais da empresa.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – V – F.
  • B. V– V – F – V – F.
  • C. F – V – F – F – V.
  • D. V – V – F – F – V.
  • E. V – F – V – V –V.

Segundo Oliveira, Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é definido como o processo de:

  • A. mediação entre os funcionários responsáveis pela comunicação com os clientes impactados pelos resultados.
  • B. linguagem coerente com a visão de futuro e a missão do negócio desde 2005.
  • C. transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.
  • D. intermediação de mídia de comunicação para propiciar o ensino/aprendizagem de acordo com a teoria cibernética.
  • E. otimização de redes sociais corporativas para promover melhores interações interpessoais no núcleo de cada departamento.

Cada empresa define o seu plano de benefícios para atender às necessidades dos seus funcionários. Geralmente, o plano de benefícios é composto de um pacote de benefícios adequado ao perfil dos funcionários e de suas atividades. Os planos de benefícios podem ser classificados em monetários ou não monetários. Assinale a opção que indica os benefícios não monetários.

  • A. Férias.
  • B. Gratificações.
  • C. Complementação do salário nos afastamentos prolongados por doença.
  • D. Reembolso de remédios.
  • E. Assistência médico-hospitalar.

Uma indústria precisa implantar um sistema de controle ambiental. A empresa nunca teve esse tipo de controle e precisa contratar um engenheiro ambiental para dar início à implantação do sistema. A gerente de RH precisa selecionar candidatos para o novo cargo da empresa.

A obtenção de informação sobre o cargo a preencher, que servirá de base para a seleção de pessoas, deve vir, nesse caso, de:

  • A. técnica dos incidentes críticos;
  • B. avaliação de desempenho;
  • C. entrevistas de seleção;
  • D. identificação das características pessoais dos candidatos;
  • E. análise do cargo no mercado.
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