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Segundo Druker, eficácia é "fazer as coisas certas" enquanto eficiência é "fazer certo as coisas". Da conjugação de determinados graus de eficácia e eficiência, qual é a denominação dada ao conceito que propicia a satisfação do cliente e, conseqüentemente, a garantia de permanência no mercado?
Efabulação
Efetividade
Efetuação
Efluxão
Efluência
"Muitos autores consideram a Teoria de Sistemas demasiada abstrata e conceitual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais práticas. Muito embora venha predominando fortemente na teoria administrativa, e tendo "uma aplicabilidade geral ao comportamento de diferentes tipos e indivíduos em diferentes meios culturais", a abordagem sistêmica é basicamente uma teoria geral compreensiva, cobrindo amplamente todos os fenômenos organizacionais. Ela é uma teoria geral das organizações e da administração, uma síntese integrativa dos conceitos clássicos, neoclássicos, estruturalistas, neo-estruturalistas e behavioristas."
(Trecho extraído do livro "Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas" de Idalberto Chiavenato (3 ed. Vol. 2. São Paulo. McGraw-Hill, 1987). Pg. 379)
Na Teoria de Sistemas as organizações são abordadas como:
sistemas abertos, pois o seu comportamento é não-probabilístico
sistemas fechados, pois o seu comportamento é não-determinístico
sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico
sistemas fechados, pois o seu comportamento é probabilístico
sistemas abertos, pois o seu comportamento é determinístico
"As matérias de natureza fiscal da Constituição estão consolidadas no título "Da Tributação e do Orçamento", que se desdobra em dois capítulos, sendo um referente ao Sistema Tributário Nacional e outro às Finanças Públicas. Neste último explicitam-se as linhas gerais do processo orçamentário; cabe, como na Constituição de 1969, à iniciativa do Poder Executivo estabelecer os orçamentos anuais, o plano plurianual de investimentos, e agora, também, as chamadas diretrizes orçamentárias (LDO).
Dispõe a Constituição que a LDO serve para "orientar" a elaboração da lei orçamentária anual, e "dispor" sobre as modificações na legislação oficiais de fomento (art. 165, § 2o). Assim, a LDO antecipa o orçamento anual, com todas as suas implicações alocativas e tributárias, e, ainda, fixa o programa das instituições financeiras da União."(Trecho extraído do livro "A Reengenharia do estado brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995) P.138/9)
Indique, entre as opções abaixo, aquela que não representa um dos conteúdos programáticos das LDOs.
Estabelecem a regra de rolagem das dívidas externas das empresas estatais e do setor público estadual e municipal.
Sinalizam a necessidade de elevação de receitas e de cortes nos subsídios e, para tanto, contemplam mudanças.
Vedam a fixação de despesas que não tiverem definida a fonte de recursos, sendo que as operações de crédito se devem limitar à rolagem da dívida e aos investimentos "prioritários" da administração direta.
Estabelecem a possibilidade de remanejamento de gastos sobre os principais grupos de despesa de transferências, pessoal e serviço da dívida.
Definem que as despesas de pessoal, em termos reais, não poderão superar as autorizadas no ano anterior.
"Mears define TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) como um sistema permanente e de longo prazo, voltado para alcançar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua da qua-lidade dos serviços e produtos."
(Trecho extraído do livro "Mudança organizacional" de Thomaz Wood Jr. (org.) (2 ed. São Paulo. Atlas, 2000) P. 153)
Qual das opções abaixo não reflete elementos básicos do TQM ?
Visão organizacional e melhoria contínua.
Eliminação de barreiras e relacionamento cliente / fornecedor.
Mudanças radicais e estruturas paralelas.
Avaliação contínua e treinamento.
Comunicação e empowerment do trabalhador.
"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."
(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)
Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.
Esgotamento do modelo do Estado-condutor do processo econômico e social.
Inflação crescente e desequilíbrio orçamentário crônico erodindo paulatinamente a capacidade do Estado de prestar serviços.
A simplificação radical dos mecanismos fiscais e regulatórios do Poder Público.
Políticas equivocadas de combate à inflação, baseadas sistematicamente na recessão e nos juros elevados, impondo um regime de verdadeira penúria ao setor público.
Clientelismo, corporativismo, populismo e corrupção.
Ao executar o processo de identificar os riscos, um gerente de projeto redigiu uma lista completa dos riscos identificados por todas as partes interessadas, utilizando-se de diversos métodos. Desse modo, ele verificou se todos os riscos haviam sido entendidos e se os gatilhos haviam sido devidamente identificados. Posteriormente, no processo de planejar as respostas aos riscos, esse gerente considerou todos os riscos identificados pelas partes interessadas e determinou formas de mitigá-los.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção em que é apresentado um erro cometido pelo gerente do projeto.
As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicarem ao trabalho, às metas e aos objetivos da organização desde que isto lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e pela sua dedicação. Em outros termos, o comprometimento das pessoas no trabalho organizacional depende do grau de reciprocidade percebido por elas: na medida em que o trabalho produz resultados esperados, tanto maior será esse comprometimento. Daí a importância em implementar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios da organização.
Em relação aos sistemas de recompensas, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A primeira etapa para a escolha do melhor tipo de remuneração é a análise da estrutura organizacional, dos objetivos estratégicos, da missão, da visão e dos valores.
( ) A remuneração funcional é mais usada em empresa com estrutura burocrática sem perspectiva de mudança.
( ) Na remuneração funcional, necessita-se de avaliação de desempenho frequente.
( ) Salário direto é uma forma de valorização do colaborador, não com dinheiro, mas com benefícios que, muitas vezes, valem mais que o salário em espécie.
( ) Remuneração variável é um sistema baseado no alcance de metas corporativas. Requer estratégias que alinhem objetivos individuais aos globais da empresa.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo Oliveira, Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é definido como o processo de:
Cada empresa define o seu plano de benefícios para atender às necessidades dos seus funcionários. Geralmente, o plano de benefícios é composto de um pacote de benefícios adequado ao perfil dos funcionários e de suas atividades. Os planos de benefícios podem ser classificados em monetários ou não monetários. Assinale a opção que indica os benefícios não monetários.
Uma indústria precisa implantar um sistema de controle ambiental. A empresa nunca teve esse tipo de controle e precisa contratar um engenheiro ambiental para dar início à implantação do sistema. A gerente de RH precisa selecionar candidatos para o novo cargo da empresa.
A obtenção de informação sobre o cargo a preencher, que servirá de base para a seleção de pessoas, deve vir, nesse caso, de:
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