Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O responsável pela área de recrutamento e seleção de determinada empresa está revendo os testes aplicados aos candidatos e sabe que cada teste tem uma finalidade. Considere as informações a seguir.

A correta correlação entre os teste e suas finalidades é:

  • A. 1-IV − 2-III − 3-I − 4-II.
  • B. 1-II − 2-I − 3-IV − 4-III.
  • C. 1-IV − 2-III − 3-II − 4-I.
  • D. 1-I − 2-IV − 3-II − 4-III.
  • E. 1-II − 2-IV − 3-III − 4-I.

Existem três critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações: eficiência, eficácia e competitividade. Eficiência e eficácia, particularmente, são os principais critérios para medir e avaliar o desempenho das organizações e de seus administradores, pois todas as organizações são sistemas de recursos perseguindo objetivos, sendo que os administradores são responsáveis pela realização dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados. Considera-se que a:

  • A. qualidade é o critério mais simples para avaliar a eficácia de um sistema, sendo definida como a razão entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para obtê-los.
  • B. eficácia de um sistema ou processo possui várias formas específicas para ser analisada, que se baseiam na avaliação de como os recursos se transformam em resultados, sendo que dois desses critérios de avaliação são produtividade e qualidade.
  • C. eficiência é o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados, com o grau de coincidência entre resultados e objetivos, com a capacidade de um produto ou serviço resolver um problema, trata de fazer a coisa acertada.
  • D. produtividade, no contexto do estudo da eficácia, representa o nível de conformidade entre o produto e seu projeto ou planejamento, podendo ser definida como a razão entre a quantidade de itens que atendem às especificações e quantidade total de itens produzidos.
  • E. eficiência significa realizar atividades ou tarefas da maneira certa, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos, tem como princípio geral a relação entre esforço e resultado, quanto menor o esforço necessário para produzir um resultado, mais eficiente é o processo, sua antítese é o desperdício.

A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

A esse respeito, analise o fragmento a seguir.

“Toda cultura tem três diferentes níveis de apresentação: _____, _____ compartilhados e _____ básicas.”

Assinale a opção que completa corretamente o fragmento acima.

  • A. estrutura – objetivos – pressuposições.
  • B. artefatos – critérios – tecnologias.
  • C. estrutura – valores – pressuposições.
  • D. artefatos – valores – pressuposições.
  • E. artefatos – objetivos – tecnologias.

  • A. 2,3,4,5,1.
  • B. 3,4,5,1,2.
  • C. 4,5,1,2,3.
  • D. 1,2,3,4,5.
  • E. 5,4,3,2,1.

Analise o seguinte esquema de armazenagem:

Dentre as razões para uma organização utilizar espaço físico de armazenagem, é CORRETO destacar que

  • A. os depósitos não servem apenas para guardar o produto durante a fase de manufatura, mas, no caso de produtos taxados, a armazenagem pode ser usada para segurar a mercadoria até sua venda.
  • B. pela estocagem agrega-se valor ao produto e evitam-se riscos com entrega imediata para os clientes.
  • C. os preços das commodities influenciam sobremaneira o custo de inventários, mas seu custo pode ser majorado pelos melhores preços obtidos na compra dessas commodities.
  • D. os custos totais de fornecimento e distribuição dos produtos são aumentados devido à compensação nos custos de produção e estocagem.

As barreiras ocorrem nas comunicações empresariais porque as pessoas podem, por diversos fatores, ver a mesma mensagem de maneiras diferentes. Entre as barreiras que afetam o processo de codificação estão as seguintes:

  • A. tendência avaliativa e quadro de referência
  • B. escuta seletiva e ideias preconcebidas
  • C. ausência de feedback e suposições sobre o emissor
  • D. quadro de referência e sensibilidade interpessoal

Conforme diagrama a seguir, pode-se afirmar que os números identificam as seguintes dimensões de desempenho:

  • A. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • B. 1. Economicidade 2. Efetividade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • C. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficácia 4. Eficiência
  • D. 1 Eficácia 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Economicidade
  • E. 1. Efetividade 2. Eficiência 3. Economicidade 4. Eficácia

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. As ferramentas empregadas na gestão da qualidade fundamentam-se em abordagem qualitativa, razão pela qual não existem modelos estatísticos para auxiliar no controle da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão de materiais, julgue os itens de 111 a 116. A movimentação de materiais deve ser analisada juntamente com o leiaute; para isso, devem-se analisar as dimensões do produto, suas características mecânicas e a quantidade a ser transportada, bem como a edificação, a sequência das operações e o custo da movimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes acerca de gestão patrimonial. As recomendações contidas no Manual de contabilidade aplicada ao setor público são de obediência facultativa na alienação, alteração e baixa de bens no ICMBio.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...