Questões de Administração

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Qual o autor cujo nome é associado à produção em massa, a que se utiliza de peças padronizadas e trabalhador especializado?

  • A. Frederick Winslow Taylor.
  • B. Henry Gantt.
  • C. Hugo Munsterberg.
  • D. Henry Ford.
  • E. Henry Fayol.

“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Os conceitos dessa prática, desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.”

Dentre os conceitos básicos de TQM, é CORRETO destacar:

  • A. enfoque no cliente, melhoria contínua de processos e mensurações de desempenho.
  • B. parceria com compradores, envolvimento da equipe de vendas e administração envolvida e compromissada.
  • C. mensurações de desempenho, melhoria contínua de processos e enfoque no custo de pessoal.
  • D. administração envolvida e compromissada, treinamento de todo o pessoal técnico para melhoria de produtos e processos e competição com fornecedores.

Considere a hipótese de que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro possui uma indústria de componentes de concreto e que o gestor deseja, através de uma mudança radical nas práticas tradicionais, diminuir o estoque desnecessário, eliminar tarefas que não agregam valor, minimizar custos, retrabalho e otimizar processos, produzindo os componentes somente no exato momento em que são necessários. Essas práticas referem-se à seguinte metodologia:

  • A. Just-in-time
  • B. Capacity Resource Planning
  • C. Material Requeriment Planning
  • D. Enterprice Resource Planning

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), por meio do modelo de excelência da gestão (MEG), ressalta a importância do pensamento sistêmico e do aprendizado organizacional como caminhos para a obtenção de resultados qualitativos nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão de materiais, julgue os itens de 111 a 116. Os principais problemas relativos à administração de materiais são: a má localização dos estoques, o armazenamento inadequado, os erros de cálculo nos relatórios de entrada e saída de materiais, os erros gerados no recebimento, o esquecimento e atraso na emissão de documentos relativos à entrada e saída de material e a inadequação nos procedimentos de contagem física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a distribuição de materiais está ligada à movimentação e ao transporte de cargas, julgue os itens a seguir. A diferença entre o preço do produto na origem e no local de consumo é fator que deve ser considerado na escolha da modalidade de transporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função da área de Gestão de Pessoas engloba:

1. Dimensionar e planejar as necessidades de pessoal, no curto, médio e longo prazos, de forma a atender às exigências do negócio e aos objetivos da empresa.

2. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

3. Assegurar o bom relacionamento da empresa com os shareholders, que fazem parte do ambiente interno da organização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Observe os seguintes passos iniciais para criar o Balanced Scorecard:

1. Descrever os objetivos estratégicos

2. Criar a declaração de visão

3. Identificar os indicadores relevantes

4. Criar os objetivos estratégicos

A ordem correta desses passos iniciais é:

  • A. 1 – 4 – 2 – 3
  • B. 2 – 4 – 1 – 3
  • C. 2 – 4 – 3 – 1
  • D. 3 – 2 – 1 – 4
  • E. 4 – 2 – 1 – 3

A respeito da estruturação de cargos e remuneração considere as afirmações a seguir. I

. O corte de extremos é uma técnica utilizada para evitar distorções na amostragem de informações a serem processadas.

II. Pode-se adotar como verdadeiros os dados de pesquisas salariais, mesmo sem conhecimento da metodologia aplicada nelas.

III. Para implementar uma estrutura salarial numa organização não é necessária a criação, com antecedência, da sua política salarial.

IV. O número de faixas que compõe uma estrutura de salários é variável e depende da metodologia a ser aplicada e da política de remuneração desejada.

Está correto o que consta em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II, apenas.

Geralmente a análise da distribuição do trabalho é efetuada com base em quatro blocos: tempo, capacidade profissional, equilíbrio no volume de trabalho e possibilidades preliminares de mudança. No que se refere ao tempo, a questão:

  • A. “A eliminação ou criação de um serviço ou atividade pode ser considerada como racionalizadora da distribuição do trabalho?” considera o fato de que, muitas vezes, é possível juntar dois serviços num só ou criar dois serviços onde havia apenas um.
  • B. “É possível subdividir ou mesmo agrupar serviços ou atividades?” leva o gerente ou a equipe a considerar se o tempo despendido é compatível ou não com o funcionamento global da unidade, naturalmente tendo maior cuidado de análise dos tempos extremos.
  • C. “São essas atividades ou serviços as que devem tomar mais tempo?” se refere a questionar se o tempo justifica o resultado final da atividade ou serviço, devendo-se salientar que “tomar mais tempo” não significa ser mais importante, pois não há relação entre tempo e importância de uma atividade ou serviço.
  • D. “Que atividades ou serviços absorvem mais tempo?” é importante, pois a análise não deve cingir-se apenas a aspectos internos da unidade, apesar de ser grande a probabilidade de que as deficiências existam no interior da unidade, as frações organizacionais atuam de forma sistêmica, interagindo umas com as outras.
  • E. “O tempo despendido pelas várias atividades ou serviços depende integralmente do esforço interno ou há interferência de outras unidades fora da análise?” leva o gerente ou a equipe a considerar se o tempo despendido é compatível ou não com o funcionamento global da unidade, naturalmente tendo maior cuidado de análise dos tempos extremos.
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